Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A partir do momento em que você decide que seu atual processador Intel está ultrapassado e começa a investigar uma atualização para seu PC atual, você passa a ser bombardeado com jargões técnicos. Quad-cores. Hyper-Threading. Turbo-Boosting. Tamanho da memória cache.

Mesmo para os tecnicamente versados, há um risco muito real de que você se prenda aos detalhes aqui. Infelizmente, quando se trata de escolher o processador Intel certo, esses detalhes importam muito. Muitas vezes, sobreviver sem um conhecimento básico deles não é realmente uma opção viável.

Veja também o que é uma GPU!

Então, qual é a diferença entre um Intel Core i3, i5, i7 e i9? O que os fornecedores querem dizer quando falam sobre gerações de conjuntos de chips? O que é hyper-threading e como saber se a velocidade do clock é boa? Além disso, também confira uma lista com os 5 melhores processadores da Intel!

Comprendendo o seu processador Intel atual

Antes de começar a comprar novos processadores, vale a pena dar uma olhada rápida em seu processador Intel atual para obter uma imagem melhor de onde está o nível de potência e desempenho do seu PC. Dessa forma, a maneira mais rápida de fazer isso geralmente é abrir o Painel de Controle, ir ao subtítulo “Sistema e Segurança” e selecionar “Sistema”.

Processadores Intel: veja os melhores! - Foto: Rafael Vieira
Processadores Intel: entenda as diferenças e veja os melhores! – Foto: Rafael Vieira

Aqui você terá uma visão geral rápida do seu PC, RAM e SO atualmente instalado em seu PC. Em processador, você deve receber o título completo de sua CPU Intel atual. Por exemplo, o Intel Core i7-4790 ou Intel Core i7-8500U. Além disso, você também receberá um indicador aproximado da velocidade do clock da CPU, medida em Ghz. Mas voltaremos a isso e entraremos em mais detalhes posteriormente neste artigo.

Por enquanto, concentre-se na longa sequência de números anexada ao nome de sua CPU. Este detalhe pode inicialmente parecer um pouco intimidante e / ou confuso. No entanto, entender o que esses números significam não é tão difícil de analisar.

Analisando o processador

Processadores Intel: entenda as diferenças e veja os melhores! - Foto: Intel
Processadores Intel: entenda as diferenças e veja os melhores! – Foto: Intel
Série do processador

A primeira parte do nome – neste caso, “ Intel Core ” – informa que este CPU é feito pela Intel e faz parte de sua série de processadores Core.

O Core é a maior e mais popular linha de produtos da Intel, então você provavelmente encontrará esse prefixo na maioria dos PCs e notebooks para consumidores.

A Intel oferece outras gamas de processadores como Celeron, Pentium e Xeon. No entanto, este artigo se concentra em entender os processadores Core da Intel, então vamos fingir que eles não existem por enquanto.

Microarquitetura

Então, “i7” se refere ao estilo ou design da microarquitetura dentro da CPU.

Se ajudar, pense nisso como algo semelhante ao modo como carros diferentes apresentam classes ou tipos de motores diferentes. Dentro do contexto geral, todos esses mecanismos têm a mesma função. No entanto, a maneira exata como desempenham essa função pode variar entre as marcas de automóveis e os tipos de motor.

No caso da Intel, as diferentes classes (i3, i5, i7 ou i9) de CPUs da marca Core variam de acordo com suas especificações: o número de núcleos, velocidade do clock, tamanho do cache, bem como suporte para recursos técnicos mais avançados, como Turbo Boost 2.0 e Hyper-Threading.

Como regra geral, os processadores Core i5 e i7 para desktops são geralmente quad-core (e além), enquanto os processadores Core i3 para PCs mais simples são dual core.

SKU e os marcadores de geração

Em seguida, você tem o SKU e os marcadores de geração. Em nosso exemplo anterior, seria “4790”.

O primeiro dígito aqui – “4” – refere-se à geração da CPU, enquanto o resto – “790” – é o SKU, que é uma espécie de número de série ou ID. Isso significa que, em nosso exemplo, nosso Intel Core i7 é de quarta geração.

Sufixo

Por último, mas não menos importante, existe o sufixo. Em nosso exemplo, não existe um. No entanto, outros processadores – como o “Intel Core i7-8650U” – incluem uma letra no final, com o “U” representando “Ultra Low Power”.

Os vários sufixos que a Intel usa – e seus significados – muitas vezes podem mudar entre as gerações. As definições exatas de um processador da série U de 5ª geração e de processadores da série U de 10ª geração são ligeiramente diferentes, mas seu propósito geral e posicionamento de mercado são mais ou menos consistentes.

Quanto importa a geração do meu processador?

Processadores Intel: entenda as diferenças e veja os melhores! – Foto: Intel

Muito. A versão resumida quando se trata de “gens” é que quanto maior geralmente é melhor. No entanto, a extensão exata dessas melhorias irá variar um pouco.

Por exemplo, de acordo com a Intel, os processadores Intel Core da oitava geração oferece melhorias significativas de velocidade em comparação com suas contrapartes de sétima geração de até 40%. Obviamente, esse número vai variar muito com base em quais dois processadores você compara, uma vez que os SKUs exatos que a Intel usa podem variar consideravelmente entre as gerações.

Só porque há um Intel Core i7-8850U não significa que haja um Intel Core i7-7850U ??correspondente.

Independentemente disso, como regra prática, ter uma CPU de alta geração significa que o processador é mais recente – o que significa que você se beneficiará dos avanços técnicos e de design mais recentes – o que significa que provavelmente você acabará obtendo melhor desempenho do seu PC.

Mais núcleos no processador é algo bom?

Processadores Intel: entenda as diferenças e veja os melhores! - Foto: Intel
Processadores Intel: entenda as diferenças e veja os melhores! – Foto: Intel

A resposta mais simples é que, por mais óbvio que pareça, mais núcleos geralmente são melhores do que menos núcleos.

Um processador com um núcleo só pode lidar com um único thread de cada vez. Já um processador com dois pode lidar com o dobro disso. Um processador quad-core pode lidar com quatro. E assim por diante.

Mas o que é um thread? Bem, a explicação mais simples é que um thread é um fluxo contínuo de dados que é executado de um programa por meio de seu processador. Quase tudo o que acontece no seu PC se resume a esses threads que passam pelo seu processador.

Logicamente, mais núcleos significa que você pode processar mais threads de uma vez. Por sua vez, isso significa que seu PC pode processar dados e executar comandos com mais rapidez e eficiência. No entanto, se sua busca por um novo processador leva você a se concentrar apenas no número de núcleos, você corre o risco de ignorar algo que importa quase tanto: a velocidade do clock.

Cada um dos núcleos da CPU tem uma velocidade de clock, medida em gigahertz. Esta é uma medida da velocidade em que sua CPU funciona. Quanto mais rápida a velocidade do clock, mais instruções a CPU pode processar e executar em um único ciclo.

Para recapitular: uma CPU com mais núcleos pode vencer uma CPU com menos em algumas situações, mas pode não se sair tão bem contra uma CPU com uma velocidade de clock mais rápida em outras.

Como posso saber se a velocidade do clock do meu processador está boa?

Processadores Intel: entenda as diferenças e veja os melhores! – Foto: Dream Word

Boa pergunta. Novamente, a versão das notas precipitadas é que números mais altos geralmente são melhores. No entanto, devido a restrições térmicas, os processadores com mais núcleos tendem a operar em uma velocidade de clock menor. É por isso que ter um PC com mais núcleos nem sempre oferece o melhor nível de desempenho.

Então, como é uma boa velocidade de clock?

Bem, isso vai depender do que você está fazendo com o seu PC. Alguns apps executam threads simples, outros são projetados para utilizar vários. Para usos em que o último é o caso, como renderização de vídeo e algumas experiências de jogo, ter mais núcleos vai oferecer uma melhoria enorme em relação a ter núcleos mais rápidos.

Dito isso, para coisas mais cotidianas como navegação na web, um processador i5 com uma velocidade de clock mais alta provavelmente oferecerá mais retorno para seus investimentos do que um i7 mais robusto.

Em um mundo hipotético onde todos poderiam pagar, talvez todos nós tivéssemos PCs com o melhor CPU Intel Core disponível. No entanto, no mundo em que realmente vivemos, nem todos precisam desse desempenho de ponta e nem todos podem pagá-lo. Para a maioria das pessoas, optar por uma velocidade de clock mais alta em vez de uma contagem de núcleos mais alta será uma alternativa (geralmente mais barata).

O que é hyper-threading?

Processadores Intel: entenda as diferenças e veja os melhores! – Foto: Intel

Como mencionamos antes, em circunstâncias normais, apenas um thread pode ser atendido por um núcleo de seu processador por vez. Portanto, se uma CPU for dual-core, então, supostamente, apenas dois threads podem ser atendidos simultaneamente.

No entanto, a Intel introduziu uma tecnologia nos últimos anos chamada Hyper-Threading. Isso muda esse status quo, permitindo que um único núcleo atenda a vários threads ao mesmo tempo, praticamente dobrando os núcleos que seu sistema operacional percebe.

Isso significa que, embora um i5 possa ter 4 núcleos físicos, o hyper-threading efetivamente duplica isso – permitindo melhorias de desempenho potencialmente enormes quando se trata de aplicativos que suportam vários threads.  

Atualmente, o hyper-threading está disponível em quase todos os processadores Intel Core de 10ª geração.

O que é Turbo Boost? Por que isso Importa?

Processadores Intel: entenda as diferenças e veja os melhores! – Foto: Intel

A tecnologia Turbo Boost da Intel permite que um processador aumente dinamicamente sua velocidade de clock conforme a necessidade. A quantidade máxima que o Turbo Boost pode aumentar a velocidade do clock a qualquer momento depende do número de núcleos ativos, do consumo de corrente estimado, do consumo de energia estimado e da temperatura do processador.

Para traduzir: o Turbo Boost da Intel monitora como você usa seu processador para determinar o quão próximo o processador está da potência máxima de design térmico e, em seguida, aumenta a velocidade do clock de acordo.  Basicamente, ele permite que você obtenha o melhor dos dois mundos quando se trata de velocidade de clock e contagem de núcleos.

A maioria das CPUs Core i5 e Core i7 Intel modernas suportam Turbo Boost 2.0. Além do mais, alguns oferecem o Turbo Boost 3.0.

Isso não substitui o Turbo Boost 2.0, mas o aumenta. A Intel afirma que esse aprimoramento representa um aumento de cerca de 15% no desempenho dos processadores da série X (i9).

Portanto, além das velocidades de clock e contagens de núcleos, há outras diferenças importantes que você deseja observar antes de escolher entre um processador i3, i5, i7 e i9.

Qual é a importância do tamanho do cache?

Processadores Intel: entenda as diferenças e veja os melhores! - Foto: Intel
Processadores Intel: entenda as diferenças e veja os melhores! – Foto: Intel

Sempre que sua CPU descobre que continua usando os mesmos dados continuamente, ela geralmente armazena esses dados em uma parte do processador chamada cache. O cache é uma espécie de RAM, mas mais rápido, já que está embutido na própria CPU em vez de conectado à placa-mãe.

Com um cache maior, mais dados podem ser acessados ??rapidamente. Ao contrário da velocidade do clock e da contagem de núcleos, o tamanho do cache é, sem reservas, um caso em que maior é melhor. Quanto mais memória você tem, mais sua CPU tem para trabalhar.

Os processadores mais recentes da Intel também contam com um recurso chamado Smart Cache, que aloca dinamicamente o cache compartilhado para cada núcleo do processador, com base na carga de trabalho, reduzindo a latência e melhorando o desempenho.

Os processadores Core i3 de 10ª geração tendem a limitar cerca de 8 MB de cache inteligente. Em comparação, o Core i5 da Intel oferece até 12 MB, enquanto a safra atual do pacote do Core i7 chega a 16 MB. Esta é claramente uma área em que um i7 supera um processador Core i5 ou Core i3.

Então – Core i3, Core i5, Core i7, Core i9 – qual é a diferença?

Processadores Intel: entenda as diferenças e veja os melhores! – Foto: TB

De modo geral, os Core i7s são melhores do que os Core i5s, que por sua vez são melhores do que os Core i3s. O Core i7 não tem sete núcleos nem o Core i3 tem três núcleos. Os números são mais uma forma arbitrária de distinguir entre seus poderes de processamento relativos do que uma designação específica baseada na contagem de núcleos ou velocidade do clock ou qualquer coisa técnica assim.

Mas então você tem o novo Core i9.

Lançada em 2017, a série Core i9 é uma linha de processadores super-high-end que apresenta contagens de threads e núcleos incrivelmente altas.

O Core i9-10980XE de ponta apresenta 16 núcleos (com clock de 2,4 GHz) e pode lidar com 32 threads de uma vez. Enquanto isso, a opção mais barata na linha atual – o i9-10900 – possui 10 núcleos (capaz de atender a 20 threads) e uma velocidade de clock base de 2,8 GHz.

Infelizmente, por mais assustadores (e atraentes) que esses números possam parecer, a maioria dos softwares modernos não está realmente pronta para fazer uso desses recursos – especialmente no espaço de jogos. Além disso, os processadores Core i9 da Intel também são muito caros. 

Portanto, embora os i7s e i9s ofereçam melhor desempenho do que os i3s ou i5s, se eles serão ou não melhores para você realmente depende de para que você está usando seu PC e de quanto dinheiro deseja gastar.

U, Y, T, Q, H e K

Antes de mostrarmos os melhores processadores da Intel, veja um dicionário simples para cada sufixo:

  • K – “Unlocked”, significa que o processador pode ir além de sua velocidade pré-determinada através de um overclock;
  • G – Inclui placa de vídeo integrada (apenas para notebooks);
  • U – “Ultra Low Power”, ou baixo consumo de energia (apenas para notebooks);
  • T – “Power-optimized”, economiza energia, mas não tanto quanto o modelo U;
  • H – “High performance graphics”, inclui placa de vídeo integrada um pouco melhor que o modelo G;
  • Y – “Extremely low power”, economiza ainda mais energia do que o modelo U;
  • Q – “Quad-core”, ou simplesmente “quatro núcleos”;
  • M – “Mobile”, modelo exclusivo para laptops;
  • C – Possui opção de overclock, soquete LGA 1150, placa de vídeo integrada básica;
  • R – Processor de desktop baseado no soquete BGA 1364 com placa de vídeo integrada avançada;
  • S – Otimizado para performance;
  • X – “Extreme Edition”, performance melhorada.

Os melhores processadores da Intel

1. Intel Core i5-10600K

Processadores Intel: veja os melhores! - Foto: TS
Processadores Intel: veja os melhores – Foto: TS
ESPECIFICAÇÕES
  • Núcleos: 6;
  • Nº de threads: 12;
  • Relógio base: 3,5 GHz;
  • Relógio de impulso: 4,7 GHz;
  • Cache L3: 64 MB;
  • TDP: 105W.
RAZÕES PARA COMPRAR
  • Excelente desempenho multi-core;
  • Acessível;
  • Bom desempenho térmico.
RAZÕES PARA EVITAR
  • Sem PCIe 4.0;
  • Maior consumo de energia.

Os compradores de médio porte apreciarão o fato de que não precisam desembolsar muito dinheiro pela tecnologia de hyper-threading da Intel.  Portanto, com a oferta do Intel Core i5-10600K, é possível comprá-lo por menos de US$ 500. Este chip pode não ter suporte para o PCIe 4.0 e tem um consumo de energia maior, mas compensa o restante em excesso. Além de hyper-threading, este processador também oferece desempenho multi-core excelente, bem como desempenho single-core aprimorado. Por fim, ele tem ótimas térmicas para manter o calor bem baixo.

2. Intel Core i9-10900K

Processadores Intel: veja os melhores! - Foto: CT
Processadores Intel: veja os melhores – Foto: CT
ESPECIFICAÇÕES
  • Núcleos: 10;
  • Nº de threads: 20;
  • Relógio base: 3,7 GHz;
  • Relógio de impulso: 5,3 GHz;
  • Cache L3: 20 MB;
  • TDP: 125W.
RAZÕES PARA COMPRAR
  • Bom desempenho single-core;
  • Bom desempenho térmico.
RAZÕES PARA EVITAR
  • Alto consumo de energia;
  • Sem PCIe 4.0.

Embora um dos chips de 10ª geração mais poderosos da Intel tenha ficado para trás em desempenho multi-threaded, não há dúvida de que o Intel Core i9-10900K é um chip incrivelmente capaz, especialmente quando se trata de seu desempenho de núcleo único. Além disso, é também uma grande melhoria em relação ao seu antecessor, com dois núcleos extras, elevando o total para espantosos 10 núcleos e 20. Dessa forma, se você é um fã da Intel e precisa de um processador impressionante para alimentar seu equipamento, isso deve mais do que satisfazer suas necessidades.

3. Intel Core i7-10700K

Processadores Intel: veja os melhores – Foto: TC
ESPECIFICAÇÕES
  • Núcleos: 8;
  • Nº de threads: 16;
  • Relógio base: 3,8 GHz;
  • Relógio de impulso: 5,1 GHz;
  • Cache L3: 16 MB;
  • TDP: 125W.
RAZÕES PARA COMPRAR
  • Muito melhorado em relação ao seu antecessor;
  • Hyper-threading.
RAZÕES PARA EVITAR
  • Não há melhorias suficientes se estiver atualizando da geração anterior.

Considerado um dos melhores CPUs para jogos no mercado atualmente, o Intel Core i7-10700K não só oferece hyperthreading, com overclock de 5.1 GHz em todos os seus 8 núcleos, mas também leva as grandes coisas sobre o i9-9900K e melhora seu falhas com taxas de clock mais altas, melhor desempenho térmico e um preço mais acessível. Pode exigir uma solução de resfriamento mais robusta, mas ainda é o chip a bater se você estiver procurando fazer um upgrade para a 10ª geração e ter dinheiro de sobra.

4. Intel Pentium Gold G5400

Processadores Intel: veja os melhores! - Foto: BS
Processadores Intel: veja os melhores – Foto: BS
ESPECIFICAÇÕES
  • Núcleos: 2;
  • Nº de threads: 4;
  • Relógio base: 3,7 GHz;
  • Relógio de impulso: N / A;
  • Cache L3: 4 MB;
  • TDP: 58W.
RAZÕES PARA COMPRAR
  • Ótimo em cargas de trabalho encadeadas;
  • Pacote de cooler.
RAZÕES PARA EVITAR
  • Sem overclock.

Esteja você montando um home theater que não requer um chip com muita potência ou um PC com um orçamento apertado, o Pentium Gold G5400 é um bom processador Intel a se considerar. Portanto, com sua nova etiqueta de preço acessível e um excelente desempenho multifuncional leve, este é a melhor escolha em seu nível de preço. Assim, emparelhe-o com uma placa gráfica poderosa e você estará pronto para continuar.

5. Intel Core i9-10980XE

Processadores Intel: veja os melhores – Foto: NC
ESPECIFICAÇÕES
  • Núcleos: 18;
  • Nº de threads: 36;
  • Relógio base: 3,0 GHz;
  • Relógio de impulso: 4,6 GHz;
  • Cache L3: 24,8 MB;
  • TDP: 165W.
RAZÕES PARA COMPRAR
  • Toneladas de poder;
  • Térmicas sob controle.
RAZÕES PARA EVITAR
  • Extremamente caro.

Com uma queda brusca de preços, um clock de impulso maior e algumas melhorias de desempenho em relação ao i9-9980XE, o Intel Core i9-10980XE é um sucessor verdadeiramente digno da linha Extreme Edition. Esse processo refinado de 14 nm não só proporciona melhor desempenho, mas também menor consumo de energia. Além disso, melhor ainda, tem capacidades de overclocking como nenhum outro. Por fim, ainda é bastante próximo aos chips rivais da AMD. No entanto, se overclock for um fator importante para você, este vale seu preço premium.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!