Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A AMD fez alguns avanços fantásticos com seus processadores nos últimos anos, ganhando espaço na luta contra a Intel com suas séries Ryzen e Threadripper. Mas pode ser difícil saber qual série de processadores é adequada para cada tarefa, pois há séries diferentes para escolher.

Veja também as melhores placas de vídeo da AMD!

Portanto, pensando nisso, hoje vamos dividi-los para que você saiba qual processador atende às suas necessidades. Além disso, daremos foco para os processadores voltados para os consumidores. Portanto, deixaremos de fora a Arquitetura EPYC da AMD, visto que ela é voltada para soluções comerciais de nível de servidor.

Além disso, no fim do artigo, também separamos os 5 melhores processadores da AMD. Confira:

CPU vs APU

Processadores AMD: entenda as diferenças e veja os melhores! - Foto: GS
Processadores AMD: entenda as diferenças e veja os melhores! – Foto: GS

Na tentativa de diferenciar seus processadores da concorrência, a AMD acabou criando dois tipos diferentes de chips. Dessa forma, há as chamadas CPUs, que nada mais são do que chips convencionais, e há as chamadas APUs, ou “Accelerated Processing Units”. Apesar do termo sofisticado, estamos falando aqui de chips processadores que vêm com gráficos integrados – algo que a Intel faz sem nenhum alarde com o HD Graphics, Iris e Iris Pro na linha Core i.

Outra diferença é que as CPUs geralmente têm mais “poder de fogo” que as APUs e todas vêm desbloqueadas, sendo possível fazer um overclock. Apesar disso, todas elas exigem a instalação à parte de uma placa gráfica nem que ela seja das mais básicas. Por outro lado, as APUs não exigirão que o usuário instale uma GPU separada, já que toda a tarefa de processamento gráfico será executada pelo SoC. Em relação ao overclocking, modelos desbloqueados vêm com isso explícito em sua nomenclatura.

Essas são informações bem importantes que não estão postas de maneira clara, o que pode acabar rendendo uma boa dor de cabeça aos mais desavisados. Portanto, esteja ciente dessas diferenças na hora da compra.

AMD Threadripper series

Processadores AMD: entenda as diferenças e veja os melhores! - Foto: TA
Processadores AMD: entenda as diferenças e veja os melhores! – Foto: TA

A série de processadores Threadripper fica entre o espaço comercial e o do consumidor. Dessa forma, eles representam parte do poder de processamento mais excessivo que você pode instalar em um sistema de PC de mesa.

O Threadripper fica sobre o enorme soquete 4049 TR4, então como você esperaria com um processador tão especializado, você precisará de uma placa-mãe específica para abrigar este chip. Não será um trabalho de atualização fácil de uma CPU anterior.

Apresentado pela primeira vez em agosto de 2017, a primeira geração apresentava o Threadripper 1900X e o Threadripper 1950X. Essas versões tinham 8 núcleos / 16 threads e 16 núcleos / 32 threads, respectivamente, e se destacaram em lidar com tarefas que fariam os processadores de PCs comuns quererem se enrolar em uma bola e chorar.

A segunda geração do Threadripper foi anunciada em abril de 2018 e representa um grande passo de desempenho em relação à primeira. Isso foi previsto na Computex daquele ano, onde a AMD revelou um produto carro-chefe de 32 núcleos. São 32 núcleos em um único chip.

A maioria dos usuários comuns não precisaria da quantidade de energia que esses processadores fornecem, já que eles são usados ??de maneira ideal para renderizar projetos de vídeo e outras cargas de trabalho extremas e excessivas

A primeira geração de Threadrippers ainda é vendida por um preço “salgado” para os modelos 1950X. Dessa forma, a menos que você esteja produzindo imagens “perfeitas”, criando grandes quantidades de conteúdo ou apenas queira ter a máquina mais rápida do mercado, isso vai ser uma compra excessiva.

AMD Ryzen series

Processadores AMD: entenda as diferenças e veja os melhores! – Foto: TA

Indo para a extremidade mais razoável do mercado, mas ainda muito na extremidade superior, você encontrará a série de processadores Ryzen. Dessa forma, esses processadores também assentam no soquete AM4, que será relevante por muitos anos, graças ao compromisso da AMD de usar o soquete AM4 por várias gerações.

Categorias:

A série Ryzen pode ser dividida nas categorias Ryzen 7, Rzyen 5 e Ryzen 3 especificamente.

A seleção Ryzen 7 é a seleção mais poderosa, apresentando até 8 núcleos e 16 threads com um cache de 20 MB, esses processadores são reconhecidos como a solução premium para entusiastas. Além disso, o Ryzen 2700X é o favorito atual da série, sendo vendido por um preço relativamente alto.

O Ryzen série 5 é um passo abaixo em preço e desempenho do 7, mas ainda mais do que se mantém quando se trata de potência bruta. Variando de 4 a 6 núcleos e até 12 threads com 19 MB de cache, esta linha da série é mais do que capaz para uma máquina de jogos ou criação de conteúdo e entra no mercado pelo preço mais razoável.

O Ryzen série 3 é o irmão mais novo dos outros dois e oferece desempenho de computação poderoso para as tarefas do dia a dia. Capaz de jogos leves e tudo o mais que um usuário casual de PC estaria fazendo, o Ryzen série 3 oferece um valor muito sólido em torno da marca.

Todos os processadores da série Ryzen vêm com um cooler de ar muito sólido e também possuem gráficos embutidos respeitáveis ??se você estiver comprando um Raven Ridge 2400G ou 2200G. Além disso, você precisará de uma placa de vídeo discreta se estiver planejando comprar um processador Ryzen sem placa de vídeo embutida.

Há realmente uma opção para todos na série Ryzen, e eles se comparam muito bem com as linhas i3, i5 e I7 da Intel em termos de preço / desempenho.

AMD FX Series

Processadores AMD: entenda as diferenças e veja os melhores! - Foto: TA
Processadores AMD: entenda as diferenças e veja os melhores! – Foto: TA

Chegando abaixo do nível de desempenho da série Ryzen, temos os processadores FX da AMD. Embora esses processadores não sejam tão poderosos quanto a série Ryzen mais recente, eles ainda oferecem excelente desempenho por seu preço.

Esses processadores rodam na geração anterior de microarquitetura e, portanto, fazem uso do soquete AM3 que é, sem surpresa, a geração que precedeu o AM4.

A linha AMD FX é liderada pelo FX-9590, que é um chip de 8 núcleos que roda a até 4,7 Ghz. No entanto, como está no soquete AM3 e só suporta memória RAM DDR3, você não conseguirá o desempenho de um Ryzen apesar da impressionante velocidade de clock. Este é um chip não muito barato, mas certamente dá um grande impulso se você ainda estiver executando um sistema baseado em AM3.

A parte inferior da faixa é o FX-4100, que possui 4 núcleos a 3,8 / 4,0 GHz. Este pequeno processador é considerado extremamente bom e por um preço baixo. Dessa forma, é um equipamento muito sólido nesta faixa de preço. Embora não seja muito bom para seus irmãos maiores da série Ryzen, se você planeja apenas usar sua máquina para navegar e processar texto, é uma ótima escolha.

AMD Athlon series

Processadores AMD: entenda as diferenças e veja os melhores! – Foto: TA

A série AMD Athlon já existe há algum tempo e, embora tenha sido sólida em seus dias e ainda possa ser uma boa alternativa agora, seria difícil recomendá-la em vez da série Ryzen. A maioria dos chips Athlon também funcionam no soquete AM4, mas como você pode comprar um processador Rzyen 3 da geração atual por um valor mais baixo, se estiver montando um novo equipamento, o valor que você receberia de uma geração atual processador ultrapassaria em muito o que você economizaria comprando um chip de geração mais antiga.

Melhores processadores da AMD

1. AMD Ryzen 9 5900X

Processadores AMD: veja os melhores! - Foto: Forbes
Processadores AMD: veja os melhores – Foto: Forbes
ESPECIFICAÇÕES
  • Núcleos: 12;
  • Nº de Threads: 24;
  • Relógio base: 3,7 GHz;
  • Relógio de impulso: 4,8 GHz;
  • Cache L3: 64 MB;
  • TDP: 105W.
RAZÕES PARA COMPRAR
  • Incrível performance;
  • Um novo campeão single-core;
  • Bom consumo de energia.
RAZÕES PARA EVITAR
  • O preço subiu;
  • Sem cooler incluso.

O AMD Ryzen 9 5900X traz o maior salto de geração em geração em um único desempenho em anos, tornando-o uma atualização incrível. Portanto, este último lançamento da AMD não é apenas um processador mais forte em todas as áreas. Dessa forma, é também um processador incrivelmente poderoso para jogos e trabalho criativo. Por fim, o fato de você não precisar de uma nova placa-mãe é apenas uma boa vantagem.

2. AMD Ryzen 5 3600X

Processadores AMD: veja os melhores - Foto: OFF
Processadores AMD: veja os melhores – Foto: OFF
ESPECIFICAÇÕES
  • Núcleos: 6;
  • Nº de Threads: 12;
  • Relógio base: 3,8 GHz;
  • Relógio de impulso: 4,4 GHz;
  • Cache L3: 32 MB;
  • TDP: 95W.
RAZÕES PARA COMPRAR
  • Excelente desempenho;
  • Acessível;
  • Inclui um refrigerador.
RAZÕES PARA EVITAR
  • Ainda possui 6 núcleos.

Apresentando um desempenho multi-threading impressionante, bem como desempenho competitivo mesmo nos aplicativos de thread único mais intensos, este chip intermediário não pode deixar de assumir o trono como o melhor processador AMD para jogos. Mas o AMD Ryzen 5 3600X não para por aí: leva esse estágio de desempenho com orçamento limitado a um novo nível, com desempenho IPC (instruções por clock) aumentado, junto com uma velocidade de clock mais alta. Enquanto mantém o mesmo preço.

3. AMD Ryzen 7 5800X

Processadores AMD: veja os melhores - Foto: TC
Processadores AMD: veja os melhores – Foto: TC
ESPECIFICAÇÕES
  • Núcleos: 8;
  • Nº de Threads: 16;
  • Relógio base: 3,8 GHz;
  • Relógio de impulso: 4,7 GHz;
  • Cache L3: 32 MB;
  • TDP: 105W.
RAZÕES PARA COMPRAR
  • Excelente desempenho de núcleo único;
  • Forte para jogos;
  • Baixa potência.
RAZÕES PARA EVITAR
  • Salto de preços de Ryzen 3000;
  • Sem cooler incluso.

A Intel não tem mais o monopólio das CPUs para jogos. Portanto, com 8 núcleos e 16 threads, junto com um desempenho de núcleo único muito mais forte, o AMD Ryzen 7 5800X está entre os melhores CPUs para jogos. Além disso, é ótimo para o trabalho criativo menos exigente. Por fim, vale lembrar que ele vem com um preço muito mais acessível em comparação com a maioria das ofertas da Intel. Assim, ele se torna um valor muito melhor.

4. AMD Ryzen 9 3950X

Processadores AMD: veja os melhores - Foto: FM
Processadores AMD: veja os melhores – Foto: FM
ESPECIFICAÇÕES
  • Núcleos: 16;
  • Nº de Threads: 32;
  • Relógio base: 3,5 GHz;
  • Relógio de impulso: 4,7 GHz;
  • Cache L3: 64 MB;
  • TDP: 105W.
RAZÕES PARA COMPRAR
  • Mais barato que HEDT;
  • PCIe 4.0;
  • Se encaixa no soquete AM4.
RAZÕES PARA EVITAR
  • Precisa de resfriamento extra;
  • Vantagem de jogo limitada.

O AMD Ryzen 9 3950X é tão bom que recebeu ótimas avaliações quando se trata de processadores que não chegam à categoria de processadores HEDT (desktops top de linha). Portanto, construído na arquitetura Zen 2 de 7nm da AMD, ele tem 16 núcleos e 32 threads, o que o torna excelente para trabalhos de computador com muitos threads. Dessa forma, se você está procurando um dos melhores processadores AMD que podem lidar com tarefas de processamento e jogos de última geração, o AMD Ryzen 9 3950X é um forte candidato.

5. AMD Ryzen Threadripper 3960X

Processadores AMD: veja os melhores – Foto: PC Mag
ESPECIFICAÇÕES
  • Cores: 24;
  • Nº de Threads: 48;
  • Relógio base: 3,8 GHz;
  • Relógio de impulso: 4,5 GHz;
  • Cache L3: 128 MB;
  • TDP: 280W.
RAZÕES PARA COMPRAR
  • Excelente desempenho único e multithread;
  • Preço competitivo.
RAZÕES PARA EVITAR
  • Não compatível com versões anteriores.

Lançado junto com o ainda mais potente Ryzen Threadripper 3970X, o AMD Ryzen Threadripper 3960X pode ter a mesma contagem de núcleos de seu predecessor. No entanto, ele vem com uma arquitetura totalmente nova que oferece ganhos de desempenho tão bem quanto PCIe 4.0, tornando-o um dos melhores processadores na arena Threadripper. Dessa forma, o 3960X oferece desempenho de thread único dramaticamente aprimorado e reduziu com sucesso as idiossincrasias de seus predecessores que afetam seu próprio desempenho. Além disso, ele pode vir com um preço mais alto e exigir a placa-mãe TRX40 – sem falar de um cooler potente. No entanto, certamente vale a pena se preocupar se você puder maximizar suas habilidades a seu favor.

Perguntas Frequentes

Qual a melhor linha de processadores da AMD?

Atualmente, a linha de processadores mais potentes da AMD é a série AMD Ryzen Threadripper.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!