Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Problemas com o Samsung Galaxy Fold validam a cautela da Microsoft? Porque dizemos isso? Antes de responder essa pergunta, vamos relembrar a saga que tem sido esperar pelo ainda mítico Surface Phone…

Surface Phone

O Surface Phone, ou dispositivo Andrômeda, ou Surface Note, ou seja lá o que for, seria um dispositivo de tela dupla que é portátil o suficiente para caber no bolso da sua calça, mas ao tempo pode funcionar como um pequeno laptop ou mesmo um tablet. Ele seria dotado de dois displays separados ou mesmo um único display flexível. Enfim, ele seria um tipo de híbrido.

Surface phone

Dispositivo conceitual que rodaria a build Andrômeda, ou seja, este seria o Surface Phone conceitual

Desde o primeiro rumor sobre este dispositivo anos atrás, que vimos dezenas, não! pera, quase centenas de patentes que remetem a ele, mas até hoje, não ouvimos nenhuma menção oficial da Microsoft a este aplicativo.

surface phone

Algumas patentes sobre o tal Surface Phone

Para não dizer que não ouvimos nada sobre ele saindo da boca de alguém de dentro da empresa, já vimos Panos Panay, chefe da divisão Surface, chegar a comentar duranre uma entrevista que tinha um grande desejo de desenvolver um dispositivo portátil com Windows 10, mas não especificou do que ele estava falando. Desde então, nada foi comentado sobre ele.

Os problemas com o Samsung Galaxy Fold…

O Galaxy Fold é o primeiro smartphone com tela flexível da coreana e custa US $ 2000. Não tem muito tempo que ele foi lançado, no entanto, os primeiros reviews de jornalistas e especialistas da área não tem sido muito bons.

Até este momento, há três grandes apontamentos de problemas graves encontrados no aparelho:

  • Revisores como Marques Brownlee e Mark Gurman removeram ou começaram a remover o filme plástico fino que interpretaram como sendo o protetor de tela removível encontrado em muitos dispositivos eletrônicos com telas. Este filme é, na verdade, uma parte necessária da tecnologia Galaxy Fold, cuja remoção faz com que o dispositivo funcione mal. A Samsung afirma ter alertado seus usuários sobre este filme, mas eles ou não viram ou não leram o comunicado, então, o resultado você confere a seguir:

  • Em outro review, desta vez feito pelo Dieter Bohn, ele percebeu que pequenos objetivos estranhos parecem entrar com facilidade no mecanismo de dobradiça do aparelho causado deformações no display. Veja a seguir:

https://twitter.com/backlon/status/1118573836226658304

  • Finalmente, o editor de tecnologia da CNET, Steve Kovach, observou mal funcionamento da tela que ficava piscando após um único dia de uso.

https://twitter.com/stevekovach/status/1118571414934753280

Respondendo a pergunta inicial do post…

Diante dos problemas que a coreana Samsung está passando com seu aparelho, que teoricamente já está em sua versão comercial, podemos dizer que sim, tudo isso que tem acontecido com a Samsung valida a cautela da Microsoft no que se refere ao lançamento de um dispositivo como o Surface Phone.

A primeira coisa que precisa ficar claro neste ponto é que o hardware é o de menos. Para uma empresa como a Microsoft criar um dispositivo qualquer é mole. O grande “porém” está no software, neste caso, no Windows CoreOS, que aparentemente não está completamente pronto, tanto que nem o Surface Hub 2S lançado há alguns dias não veio com ele, quem dirá um dispositivo que ainda sequer existe.

windows coreOS

Surface Hub 2 foi o primeiro dispositivo da Microsoft executando o Windows Core OS, mas foi apenas durante uma demonstração controlada

A loja é outro problema, pois, mesmo com muito esforço por parte da Microsoft, a adesão a Microsoft Store e o formato UWP e PWA tem sido abaixo do esperado.

Sendo assim, pra que lançar um hardware sem um software completo e realmente útil? De nada adiantaria e veríamos apenas um produto incrível fracasssar por conta de detlhes que precisam de mais tempo para ficar pronto, afinal de contas, não é da noite para o dia que se criar um S.O universal com apps à vontade. Além disso, quem sabe os mecanismos necessários para produzir um bom portátil com telas flexíveis ainda careça de refinos diversos…

O fato é que um dia veremos o Surface Phone brilhar num lançamento incrível, mas antes a Microsoft e nós veremos também alguns fracassos pelo mercado a fora. Ainda não sabemos como será a durabilidade de modelos como o Huawei Mate X e o modelo flexível da Xiaomi, por que se depender do da Samsung, ainda tem muito o que melhorar…