Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Se você possui algum smartphone, sabe que a bateria é algo que preocupa, pois a pior coisa é quando você precisa do celular e ele já está com o indicador de energia no vermelho. Então, fiz esse tutorial para que você possa esclarecer e tirar suas dúvidas de uma vez por todas, e definir se o seu aparelho está funcionando corretamente ou se é algo incorreto nas configurações.

Será que a minha bateria está com defeito?

Essa, sem dúvida, é a primeira pergunta que surge quando a bateria do celular não está durando muito tempo. Um erro muito comum é a pessoa não observar todas as especificações que são fornecidas no site do fabricante na hora da compra. Então para compreender melhor esse assunto, vamos pegar dois exemplos de aparelhos. Acompanhe o primeiro a seguir:

Figura 1 – Visualizando o tempo de bateria do celular.

Utilizarei como primeiro exemplo o Lumia 530. Esse aparelho é um Low-End (celular de baixo custo), ou seja, direcionado para um público que não requer tanto desempenho. Como você pode perceber na imagem, o celular possui uma autonomia de 10 horas de utilização (uso moderado) com o 3G ligado. Então se você gosta de jogar e ficar acessando internet ou conversando no Whatsapp, esse celular irá lhe decepcionar no quesito bateria.

Portanto, se você é um usuário que quer utilizar o celular para fazer/receber ligações ou responder algumas mensagens e ficar poucas horas na internet, esse celular é perfeito para você. Agora se você utiliza o celular um dia inteiro (como eu), você já tem que procurar celulares com uma autonomia bem maior. Vamos para o segundo exemplo:

Agora a bateria do Lumia 1520 possui a duração de 25,1 horas, portanto, perfeito para que você possa utilizar o dia inteiro, respondendo e-mails, acessando remotamente dispositivos entre outras coisas.

Mas meu celular não está durando a quantidade que informa no site, o que deve fazer?

Agora se o seu celular não está durando a quantidade de tempo informado pelo site, aconselho que siga os seguintes procedimentos nas configurações do seu aparelho:

  1. Tela inicial + Temas – Nessa opção, sempre escolha a Tela de fundo do tipo escura. Isso garante que o celular não gaste muito luz para mostrar o conteúdo principal do seu celular;
  2. E-mail + Contas – Aqui você pode configurar para que o seu celular não fique verificando se existe novos e-mails a todo momento. Sendo assim, clique sobre todas as suas contas e escolha na opção Baixa Novo Conteúdo a opção a cada hora.
  3. Tela de bloqueio – Defina que a opção Apagar tela em fique configurada para 30 segundos. Isso garante que o seu celular não vai ficar vários minutos com a tela acessa sem você utilizar.
  4. Notificações + Ações – Nessa área eu recomendo a seguinte configuração:
    1. Opções Rápidas: Wifi, Bluetooth, Brilho, Rotação; Com essa disposição é possível desabilitar e habilitar o Wifi e o Bluetooth de uma maneira rápida, então quando você estiver saindo de um local ou quando não estiver transferindo arquivos, desabilite! Já o brilho sempre utilize no Baixo, caso você vá para um local que possui sol ou existe uma variação muito grande de luz, deixe em Automático.
    2. Notificações: Todas as notificações consomem bateria, então sempre deixe habilitado apenas o que é realmente importante para você.
  5. Rede celular + SIM – Infelizmente ainda não podemos definir essa opção para que fique nas Opções Rápidas da central de notificação, então praticamente fique inviável você ficar vindo nesse local apenas para desabilitar a internet móvel. Minha recomendação que sempre utilize uma internet limitada pela velocidade 3G. Porque a conexão 4G (para os celulares que suportam) consomem uma quantidade muito grande de bateria.
  6. Economia de bateria – O modo de economia define que os aplicativos não possam trabalhar em segundo plano ou que façam solicitações. Então se você está querendo economizar bateria, a opção Sempre (limita e funcionalidade) do grupo Preservar vida útil da bateria será uma boa opção. Lembro a vocês que esse recurso não é recomendado a não ser que seja realmente a sua intenção.Arrastando o dedo da direita para esquerda, você terá uma lista de todas as aplicações que funcionam em seu celular. Algumas aplicações possui a permissão de funcionar em seu celular mesmo que ele esteja bloqueado. Essa é uma opção muito importante, pois várias pessoas costumam deixar as aplicações abertas e por elas terem permissão de funcionar em segundo plano, mesmo com o celular bloqueado, o aplicativo fica sugando a sua bateria. Recomendo deixar apenas os aplicativos de comunicação como Whatsapp e Messenger, mas isso vai de acordo com cada um.
  7. Localizar meu telefone: Essas opções permitem você localizar o celular mesmo quando ele está distante ou foi roubado, então essa parte fica a seu critério. Mas aviso que esse recurso habilitado também consome energia.
  8. Localização: Deixe desabilitado se você não quiser que alguns aplicativos como mapas identifiquem a sua localização. Lembro a você que cada vez que o aplicativo solicita sua localização uma parte de sua bateria também é consumida.
  9. Tela de espera: Esse recurso permite que você mostre a hora e notificações em seu celular, mesmo sem ter que apertar o botão de bloqueio e desbloqueio. Recomendo que esse recurso seja desabilitado porque ele drena muito de sua bateria.
  10. Toque: Nessa opção defina a Sensibilidade do Toque para Normal. Desabilite também a Reativação e a Barra de Navegação.

Se mesmo assim com todos os procedimentos sua bateria não funcionar, faça o backup de seus arquivos e realize uma reinstalação completa do sistema com a ferramenta da Nokia que pode ser obtida nesse link.

Ao terminar o processo de restauração, tente utilizar o celular sem nenhum aplicativo e veja se o aparelho possui um melhor desempenho. Se sim, vá instalando aplicativo por aplicativo para saber qual deles está consumindo a bateria do seu aparelho. Se mesmo com o aparelho sem nenhum aplicativo, o celular não tiver conforme foi mostrado no site. Infelizmente você terá que entrar em contato com o suporte Nokia através do Live Chat ou do Twitter do @NokiaSuporte.

Espero que esse texto possa ajudar várias pessoas com dificuldades. Até mais!