Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A Nokia publicou recentemente uma matéria bem interessante explicando porque é tão importante usar o tamanho correto do SIM-Card em seu Lumia ou qualquer outro Smartphone. Usar aqueles adaptadores ou mesmo cortar o chip nunca é recomendado. Vamos dar uma olhada nas dicas da Nokia com relação a isso, e entender porque adaptações podem ser prejudiciais para o seu smartphone…

SIM significa Subscriber Identity Module, ou em tradução literal, Módulo de Identidade do assinante. Legal, né? Duvidamos de que você sabia dessa.

O primeiro SIM card ou chip, como você preferir chamar, foi produzido em 1991 e, embora seu formato tenha mudado um pouco ao longo dos anos, sua função continua sendo mais ou menos a mesma. Talvez essa seja a razão pela qual as pessoas às vezes subestimam os problemas que se podem criar usando adaptadores ou cortando seus chips para caber nos smartphones novos.

Sim Card Nokia Lumia windows phone

Felizmente, temos sempre à mão a ajuda dos nossos profissionais para você não cair nessa armadilha. Um dos especialistas de Care, Wayne Spillet, conversou com a gente e nos contou diversos problemas que um chip mal cortado ou um adaptador ruim podem causar no seu aparelho. Como somos muito preocupados com o seu bem-estar e com o seu telefone, vamos dividir essas valiosas informações com vocês. 😉

Em primeiro lugar, é necessário saber que atualmente existem três tipos diferentes de SIM card e, às vezes, pode ser confuso saber qual deles é o certo para o nosso aparelho.

SIM: não temos foto desse. Ele foi o maior chip utilizado em telefones celulares por mais de uma década, mas já não é tão fácil encontrar ele por aí.

Mini SIM: Este é o principal tipo de chip que temos atualmente e se encaixa na maioria dos aparelhos utilizados em todo o mundo. Ele é o primeiro da foto acima.

Micro SIM: Esta versão chegou para substituir o Mini SIM e está sendo adotada em nossos novos aparelhos atualmente, incluindo a família Nokia Lumia, Nokia Asha e Nokia X.

Nano SIM: O menor de todos ainda não é usado em muitos celulares, mas já está foi adotado no Lumia 1520. Muito em breve, mais aparelhos da família também vão utilizar esse padrão.

SIM-Form-Factors

Há muitas pessoas que quando vão trocar de aparelho, optam por cortar o chip no tamanho desejado para fazê-lo caber no smartphone novo, enquanto que outras estão usando adaptadores para fazer SIMs menores se encaixarem em espaços maiores. Sempre recomendamos que você use o tipo correto de chip, fazendo a troca do cartão na operadora. E nós vamos explicar o porquê.

Por muitos anos, os cartões SIM estiveram encaixados em uma placa de metal atrás do compartimento da bateria. Estão lembrados? Hoje, no entanto, temos aparelhos cada vez menores, mais finos e mais leves. Então, muitos modelos têm apenas pequenas fendas onde encaixamos o chip, da mesma forma como nós inserimos nossos cartões de memória Micro SD.

Os tradicionais Mini SIM são um pouquinho mais espessos do que os modernos Micro e Nano SIMs e, por isso, às vezes há o risco de que o corte possa danificar os contatos do leitor de chip. Existe também um risco secundário de danificar a parte de metal do chip e assim torná-lo inutilizável.

Se um adaptador é utilizado para inserir um nano SIM no lugar de um micro SIM há o risco de o chip se soltar com as vibrações do aparelho e danificar os contatos ou, em alguns casos, que o próprio adaptador é mais grosso do que chip, ele pode danificar o compartimento durante a inserção.

Se você tem um Asha ou um Lumia, agradecemos que você tenha escolhido um de nossos telefones. Sabemos que é um investimento valioso e nós odiaríamos saber que o uso inadequado de um chip poderia causar danos ao seu telefone e deixá-lo fora de contato com sua família, amigos e o pessoal do trabalho.

Por isso, depois de todas essas explicações e justificativas, ao comprar um novo aparelho, nossa dica é ir até a operadora e também trocar o chip para o tamanho correto. Assim, seu smartphone vai funcionar bem e durar mais. 🙂

Fonte/reprodução: Blog Nokia