Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A Microsoft fez algo bem interessante… ela liberou o código fonte da Calculador do Windows no GitHub. A liberação ocorre sob uma licença MIT, também chamada de licença X ou de licença X11, que é uma licença de programas de computadores, criada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Ela é uma licença permissiva utilizada tanto em software livre quanto em software proprietário.

Mas, por que razão a Microsoft faria isso?

Sobre o assunto a empresa disse apenas que a principal ideia do projeto é “criar uma experiência de usuário ainda melhor em parceria com a comunidade”, mas, especulamos que a iniciativa vá muito além dessa simples ideia.

Além da primeira história eles ainda disseram que outro propósito é “saber como as diferentes partes do app funcionam, integrar facilmente a lógica ou a interface de usuário da Calculadora aos seus próprios aplicativos, ou contribuir diretamente em algo fornecido no Windows”. Me parece que é aqui onde eles deram o pulo do gato… como a Calculador do Windows foi desenvolvida em XAML, Azure Pipelines e Universal Windows Platform (UWP), ao explorar o código fonte da aplicação, desenvolvedores terão contato com essas plataformas de desenvolvimento tão utilizadas pela própria Microsoft. Desenvolvedores terão contato direto com ferramentas que a Microsoft anseia por popularizar.

Ou seja, cremos que eles pegaram um dos mais icônicos aplicativos do Windows e quiseram demonstrar a todos como eles próprios fazem uso das ferramentas de desenvolvimento tão comentadas em eventos como a Microsoft Build. Dessa forma, quem sabe, poderia despertar o interesse da comunidade pelo potencial de plataformas como a UWP, por exemplo.

Sendo assim, nós acreditamos que o que está por trás dessa liberação é um tipo de “isca” para atrair um público desenvolvedor para dentro da suíte de ferramentas para desenvolvimento de softwares diversos da própria Microsoft.

Quem usa o Visual Studio sabe como o pacote é bem completo. E ele não serve apenas para desenvolver para Windows. Na verdade, existem diversas ferramentas para criar aplicações para Android, iOS e Web. O Xamarim é um bom exemplo delas.

De qualquer forma, tome isso apenas como algo especulativo, tendo em vista que chegamos nessa conclusão por conta própria. O fato concreto é apenas que o código fonte foi liberado para fins de contribuições diversas da comunidade DEV com a Microsoft e vice-versa.

Como obter o código fonte da Calculador do Windows?

Antes de chegar no link, temos aqui outra vantagem dessa liberação: aqueles que tiverem interesse poderão acompanhar o cronograma de desenvolvimento do produto e até discutir o futuro do aplicativo.

Sem mais delongas, eis o link para o código fonte da Calculador do Windows no GitHub.

Mais informações sobre o Projeto

Características da Calculadora do Windows

  • Funcionalidade padrão da Calculadora que oferece operações básicas e avalia os comandos imediatamente à medida que são inseridos.
  • Funcionalidade da Calculadora Científica, que oferece operações expandidas e avalia os comandos usando a ordem das operações.
  • Funcionalidade Programmer Calculator que oferece operações matemáticas comuns para desenvolvedores, incluindo conversão entre bases comuns.
  • Histórico de cálculos e capacidades de memória.
  • Conversão entre muitas unidades de medida.
  • Conversão de moeda com base nos dados recuperados do Bing

Pré-requisitos:

Seu computador deve estar executando o Windows 10, versão 1803 ou mais recente. Instale a versão mais recente do Visual Studio (a edição da comunidade gratuita é suficiente).

    • Instalar a carga de trabalho “Universal Windows Platform Development”
    • Instalar o componente opcional “Ferramentas C ++ Universal Windows Platform”
    • Instale o SDK mais recente do Windows 10

    Captura de tela de instalação do Visual Studio

  • Instale a extensão XAML Styler Visual Studio
  • Obtenha o código:
    git clone https://github.com/Microsoft/calculator.git
    
  • Abra src \ Calculator.sln no Visual Studio para criar e executar o aplicativo Calculadora.
  • Para obter uma descrição geral da arquitetura do projeto da Calculadora, consulte ApplicationArchitecture.md .

IMPORTANTE – Dados / Telemetria

Este projeto coleta dados de uso e os envia para a Microsoft para ajudar a melhorar nossos produtos e serviços. Leia nossa declaração de privacidade para saber mais. A telemetria é desabilitada em construções de desenvolvimento por padrão e pode ser habilitada com o SEND_TELEMETRY sinalizador de compilação.