Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Você pode não saber, mas a Microsoft ganha muito mais dinheiro com a venda de smartphones com Android do que com seus próprios telefones com Windows. O porquê disso é que eles ganham de 5 a 15 dólares por cada aparelho com Android vendido no mundo, e seu lucro anual com esse ganho pode ultrapassar a casa dos 2 bilhões de dólares.

Tudo gira em torno de royalties de patentes. Basicamente toda empresa que faz uso do Android precisa de várias patentes da Microsoft para fazer com que o telefone funcione como deveria, e ao invés de iniciar uma briga judicial com a gigante de Redmond, elas preferem entrar em um acordo comercial com o pagamento do licenciamento de patentes.

A Microsoft nunca chegou a revelar o conjunto de patentes pelas quais as várias OEMs do Android lhe pagam, porém, em 2011 um comunicado oficial sobre isso dizia:

“Em meio a um continuado clamor quanto as incertezas e litígios relativos às patentes de smartphones, estamos colocando no lugar disso tudo uma série de acordos que são razoavelmente justos para ambas as partes. Nossos acordos visam garantir o respeito e uma compensação razoável pelo uso de nossas invenções que fazem parte do portfólio de patentes da Microsoft. Igualmente importante, eles permitem que os licenciados façam uso de nossas inovações patenteadas numa base estável e a longo prazo.”

De uma forma geral, nem a Microsoft deseja ir até os tribunais brigar com alguém pelo uso indevido de suas patentes, nem as fabricantes desejam o contrário, sendo assim, geralmente ela oferece um acordo com termos razoáveis que permitir que o negócio continue sendo viável para a fabricante.

O gráfico acima é de 2012 e é o último dado oficial que temos sobre quais OEMs do Android tem algum acordo com a Microsoft quanto ao licenciamento de suas patentes. Na ocasião isso remetia a 70% de todas as fabricantes de aparelhos com Android. É muita coisa.

A maioria dos acordos gera para a Microsoft entre 5 a 10 dólares de lucro por cada aparelho com Android vendido no mundo. Ao que parece, a HTC, por exemplo, é uma das quais paga U$ 5 a MS, enquanto a Samsung vem tentando pagar menos por isso. Especula-se que a MS deseja receber U$ 15 por cada Galaxy vendido, enquanto a Samsung quer pagar U$ 10. Não sabemos onde isso vai dar.

Mas, que patentes são essas? Porque todo mundo paga? Simples, porque precisam. Uma das mais conhecidas é a uma que tem relação com o sistema de arquivos da tabela de alocação de arquivos (FAT) da Microsoft, que remonta ao MS-DOS. Sem ele fica inviável trabalhar com cartões SD e gerenciamento de memória. Até a TomTom já enfrentou um processo judicial contra a Microsoft envolvendo essa patente e no final também passou a pagar pelo licenciamento por meio de um acordo.

Enfim, quer fabricar um telefone com Android? Não esqueça que em algum momento você possivelmente vai precisar pagar alguma coisa a Microsoft.

Fonte: howtogeek obg ao AndreHbuss pela dica 😉