Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Recentemente vimos no Twitter a festa que o Terry Myerson da Microsoft fez com relação ao lançamento da build 10586.29 para os Lumias 550, 950 e 950 XL. Sim! Esta é a mesma compilação liberada para os participantes do programa insider do Windows 10 Mobile e do Windows 10 para Desktop.

Ele disse:


Grande dia, a primeira atualização mundial (com mais por vir) para todos os telefones executando #windows10. É a mesma build usada nos PCs.

Além de alinhar a numeração das compilações dos PCs e smartphones com Windows 10, a referida compilação traz como novidade algo que há muito tempo os usuários da plataforma aguardam… que é a liberdade dos grilhões das operadoras.

build 10586_29 Windows 10 MObile

Isso mesmo, a Microsoft liberou o update que levou os novos dispositivos com Windows 10 Mobile da compilação 10586.0 para a 10586.29 sem passar por uma aprovação prévia das operadoras. Quem tem um Windows Phone desde o lançamento do S.O. sabe que a Nokia e a Microsoft sempre liberaram uma pequena tabela em seu site que mostra o status da liberação do updates para cada país, modelo e operadora.

Com essa novidade é como se a Microsoft tivesse tomado a dianteira da liberação dos updates, transformando todo e qualquer Windows 10 Mobile em um modelo Country Variant, ou sem vínculos com operadoras, ao menos com relação a liberação de novos updates.

Isso se alinha a promessa da Microsoft em liberar novas atualizações de forma constante e contínua para o Windows 10. Sem essa “liberdade” essa nova forma de liberação de updates constantes poderia ser extremamente prejudicada se cada nova compilação precisasse entrar na fila para ser testada por cada operadora.

windows 10 mobile build

Isso também se alinha a um recente comunicado emitido por eles mesmo acerca do assunto em que eles afirmar que estariam trabalhando bem próximo das operadoras para acelerar todo o processo de liberação de novos updates para o sistema. Quem sabe eles tenham feito um acordo semelhante com o que a Apple tem com as operadoras, que funciona de uma forma parecida, em que a Apple tem a liberdade de liberar novas atualizações sem a necessidade de uma aprovação prévia das mesmas, e é por isso que os usuários do iOS recebem updates ao mesmo tempo.

Então, quando o Windows 10 Mobile for liberado todos o receberão de uma só vez? Não! Na migração do Windows Phone 8.1 para o Windows 10 Mobile o processo ainda continuará o mesmo de sempre, com uma fila que leva em conta a região e a operadora do modelo. Só depois de instalado o Windows 10 Mobile é que a regra passará a vigorar. Por isso os três novos Lumias são os únicos contemplados com ela no momento.

Outra coisa que ainda precisa ser confirmada é se tal medida será globalizada e aplicada em todos os mercados onde o software estará presente.

Fontes: WMPU via: Tecmundo