Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Play Store… alguém bebeu no Windows Team…? falando de Android sem motivo algum… calma… vamos chegar lá. O fato é: aplicativos que que só suportam instruções em 32bits estão caindo em desuso e a Google, Microsoft, Apple e outros empresas, já estão dando um pé na bumba de aplicações desse tipo.

A Apple já promoveu uma drástica mudança no iOS, que já não roda mais aplicações de 32bits desde o iOS 11. A Microsoft segue no mesmo caminho, com investimento pesado na versão de 64bits do seu sistema operacional e, consequentemente, das aplicações e jogos disponíveis na Microsoft, mas o golpe final e oficial em aplicações desse tipo está sendo dado pela Google, que anunciou que a partir de 2019 a Play Store, loja de aplicativos e jogos para Android, deixará de suportar aplicativos de 32bits.

“Hoje, mais de 40% dos dispositivos Android têm suporte de 64bits, enquanto ainda mantêm a compatibilidade de 32bits. Para aplicativos que usam bibliotecas nativas, o código de 64bits geralmente oferece um desempenho significativamente melhor, com registros adicionais e novas instruções”, afirmou a empresa em seu blog para desenvolvedores.

Caso o aplicativo tenha uma biblioteca de 32bits, os desenvolvedores também precisarão adicionar uma alternativa de 64bits dentro do mesmo APK ou como um dos vários APKs que são enviados para publicação. Todos terão que se adaptar, não tem outra opção.

É um caminho sem volta e necessário, afinal, já passou da hora dessa evolução tomar conta dos aplicativos de uma forma geral, sobretudo em sistemas operacionais tão populares, como o Android e o Windows, daí o entendimento do porquê o Windows 10 Mobile ARM32 que conhecemos estar sendo colocado de lado.

Fonte: Olhar Digital