Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A nova Plataforma de Atualizações Unificadas, do original Unified Update Platform, ou apenas UUP, é a mais nova tecnologia da Microsoft para “entregar” atualizações de forma mais rápida, consolidada e usando menos recursos do que o atual método usado.

Essa nova plataforma funcionará em PCs, Tablets, IoT (internet das coisas), HoloLens e nos Smartphones com Windows 10. Infelizmente o Xbox One ficará de fora por questões técnicas. Quem sabe no futuro…

A ideia é fazer com que as atualizações do sistema cheguem em pequenos pacotes que completem, ou alterem, apenas a parte do código que estava instalada desde a última compilação ao invés de instalar uma compilação inteira por cima da antiga, como é feito hoje. Com isso, eles esperam reduzir o tempo que sua máquina leva para baixar e instalar uma atualização, justamente porque o tamanho dos arquivos do update deverá ser até 35% menor do que os de hoje.

Windows-10-Devices1

Além dessa novidades, eles modificaram a forma com que os dispositivos com Windows 10 busquem por novas atualizações, tornando-os mais eficientes. Como eles fizeram isso? Eles estão reduzindo os dados de atualizações que são enviados para os dispositivos, bem como a quantidade de processamento exigido dos dispositivos. Essa última características é especialmente importantes para quem usa a versão Mobile do S.O.

Funcionará assim: Usando a UUP, quando seus dispositivos verificam se há atualizações, o Windows Update irá avaliar quais atualizações são necessárias para um determinado dispositivo. Então, em seguida, o Windows Update retornará quais atualizações estão disponíveis para o dispositivo baixar e instalar. Qualquer semelhança com o atual processo não é mera coincidência, até porque tudo isso acontecerá nos “bastidores” do sistema, e o usuário não perceberá qualquer diferença aparente no uso do Windows Update ou de qualquer parcela que envolva o processo de atualização, exceto a velocidade e desempenho.

atualização do telefone windows 10 mobile img1

Outra novidade que chegou junto com a UUP é que a versão Mobile do sistema se alinhou completamente a versão Desktop no quesito atualizações, e não será mais necessário que o telefone seja atualizado em várias etapas como é hoje, mas sim, de uma só vez (ou em uma só etapa), tal como acontece nos PCs. Na prática, todas as atualizações disponíveis serão baixadas e instaladas juntas.

A UUP está sendo primeiramente implementada no Windows 10 Mobile. A promessa é que até o final deste ano ela chegue no Windows 10 Desktop, em seguida em dispositivos IoT e por fim no HoloLens. Quem está no Windows 10 Mobile versão Insider Preview já deverá começar a receber novas compilações por meio dessa nova tecnologia. Os demais usuários padrão terão que esperar até a liberação da atualização conhecida como Creators Update no ano que vem.

Fonte: Microsoft