Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Há cerca de 1 ano, a liderança da rede social Pinterest resolveu apostar alto nos “Progressive Web App” (PWA), tanto que o eles criaram o PWA do Pinterest e ele tem sido um sucesso. Agora, eles estão comemorando 1 ano de experiência com essa novidade e tem muito o que contar sobre a experiência adquirida com tal investimento.

“Agora é possível criar ótimas experiências em um navegador para dispositivos móveis. Ser um dos primeiros a adotar pode ser assustador, por isso gostaríamos de compartilhar uma breve visão geral de nossa experiência na criação de um dos maiores PWA do mundo.” Disse Zack Argyle | Gerente de engenharia, Core Experience do Pinterest.

Segundo uma postagem oficial no site da rede social feita por Argyle, há três anos, eles analisaram o estado do site em navegadores móveis e muitos reclamavam de deficiências óbvias. Uma empresa chamada Metrics, contrata por eles, apontou para uma taxa de engajamento 80% maior nos aplicativos nativos, então, eles decidiram ir all-in nos aplicativos para iOS e Android. Apesar de aumentar substancialmente os downloads de aplicativos, houve algumas desvantagens óbvias.

Há um ano (julho de 2017), reunimos uma equipe para reescrever o destino do nosso site para dispositivos móveis e criamos um PWA a partir do zero. Essa foi a culminação de vários anos de conversa, meses de investigação de métricas e uma grande hipótese: a web para dispositivos móveis pode ser tão boa quanto um aplicativo nativo. Os resultados são bastante … interessantes. Completou Argyle em outro trecho da postagem.

Eles apontaram vários motivos para fazer tal migração. Vamos listar dois deles:

O PWA do Pinterest suporta tudo, inclusive tema claro e escuro. Ele funciona no Windows 10

Usuários – Problemas com usuários com acesso a redes móveis com velocidades limitadas era um problema, e os PWA podiam ajudar a gerenciar melhor isso, já que eles oferecem o melhor da experiência web, mas com boa parte dos dados sendo acessíveis off-line. Além disso, eles comprovaram que mais da metade dos seus usuários já estavam fora dos EUA, onde as redes podem não ser tão boas.

Dados – Muitos usuários usavam o Pinterest sem fazer login, pois consideravam a experiência de fazer login ou criar uma conta nos site mobile ruim. Mesmo não sendo um número gigantesco de acessos, a mudança ajudou e muitos novos usuários surgiram. Muito provavelmente pela facilidade de fazer login em um PWA;

Eis a lina do tempo da implementação completa do projeto de PWA do Pinterest:

  • Julho de 2017: iniciar o “Projeto Duplo”
  • Agosto de 2017: lançamento de novo site para celular para porcentagem de usuários logados
  • Setembro de 2017: envio de novo site para dispositivos móveis para usuários logados
  • Jan. 2018: lançamento de novo site para celular com porcentagem de logout usuários
  • Fev. 2018: enviar novo site para dispositivos móveis para usuários desconectados

Hoje, eles tem orgulho de todo trabalho que foi realizado e apresentam resultados incríveis como os descritos abaixo:

Como sabemos, SEO é muito importante, assim como acessibilidade. Vejam que a performance ainda tem pontos de otimizações, porém, como eles falaram, por ser algo novo, existe uma curva de aprendizagem, até porque estamos falando de uma aplicação multiplataforma. O trabalho é contínuo até a excelência.

Resultados finais da migração para um PWA no caso Pinterest

Segundo um relatório do próprio Pinterest, o número de usuários ativos semanais na web móvel aumentaram 103% ano a ano, com um aumento de 156% no Brasil e um aumento de 312% na Índia. A duração da sessão aumentou em 296%, o número de Pins vistos aumentou em 401% e as pessoas tiveram 295% mais chances de salvar um Pin em um fórum. Os logins aumentaram 370% e as novas inscrições aumentaram 843% ano a ano. Desde que eles lançaram a nova experiência, a Web para dispositivos móveis se tornou a principal plataforma para novas inscrições. E por diversão, em menos de 6 meses desde o envio completo, eles já computaram 800 mil usuários semanais usando o PWA como um aplicativo nativo (fixado em sua tela inicial).

Então.. alguém ai ainda quer afirmar que os PWA não tem futuro ou que são um quebra galho? Acesse aqui o PWA do Pinterest. 

Fonte: Pinterest