Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Pikmin 3 Deluxe é a tentativa da Nintendo de uma versão definitiva de um jogo que merece muito mais amor do que recebeu na primeira vez. Pikmin 3 vendeu pouco mais de um milhão de cópias, o que é ótimo para os padrões de muitos jogos, mas não para um da Nintendo original. Dessa forma, a Nintendo espera que desta vez o sucesso do Switch dê ao jogo um novo público.

Veja também o review completo de West of Dead!

As aventuras de de Alph, Brittany e Charlie

Pikmin 3 Deluxe: veja o review do game! - Foto: Nintendo
Pikmin 3 Deluxe: veja o review do game! – Foto: Nintendo

Se você não jogou da primeira vez, Pikmin 3 segue as aventuras de três exploradores chamados Alph, Brittany e Charlie. Eles aterrissaram no planeta PNF-404 enquanto procuravam comida para levar para sua casa / planeta.  Dessa forma, o trio tem que vasculhar o planeta em busca de sustento – usando a população Pikmin local para ajudá-los. Enquanto isso, também tenta localizar a chave Cosmic Drive que eles precisam para deixar o PNF-404 e voltar para casa.

O primeiro Pikmin tinha um limite de tempo, o que frustrou alguns jogadores que queriam um pouco mais de liberdade para explorar sem o medo constante de que tudo iria para o lixo no final, quando o 30º e último dia terminasse e eles terminassem o jogo. Mas Pikmin 2 seguiu a direção oposta, e talvez tenha dado um pouco de liberdade demais como resultado: com dias ilimitados e grandes cavernas onde o tempo não passava, qualquer sensação de tensão foi embora completamente.

Pikmin 3 é o compromisso perfeito no estilo “Goldilocks”. Você tem um limite, mas depende de “frutas”. Cada vez que você coleta alguma fruta e a envia de volta para seu navio, você fará um pouco de suco. Dessa forma, cada pote de suco permite que você sobreviva mais um dia e há cerca de 100 potes no jogo. Isso significa que ainda há um ponto final definitivo onde você precisa terminar o jogo, mas é bem mais tolerante do que o primeiro jogo.

O início do jogo

Pikmin 3 Deluxe: veja o review do game! - Foto: GR
Pikmin 3 Deluxe: veja o review do game! – Foto: GR

No início, os três protagonistas seguem caminhos diferentes, mas logo eles estarão juntos e podem ir em outros grupos. Embora existam quebra-cabeças que fazem uso dessa mecânica, eles são bastante diretos. Inclusive, na maioria das vezes, você provavelmente prefere manter todos juntos em um grande grupo quando puder. Em teoria, você poderia economizar tempo dividindo os grupos e enviando-os para fazer coisas diferentes. Mas geralmente ocorrem mais problemas do que vale a pena, pois um grupo pode sofrer um ataque enquanto você está se concentrando em outro. Há uma exceção importante a isso e é o modo cooperativo, mas chegaremos lá em breve.

Mudanças no controle

Pikmin 3 Deluxe: veja o review do game! - Foto: IGN
Pikmin 3 Deluxe: veja o review do game! – Foto: IGN

Aqueles que jogaram Pikmin 3 no Wii U notarão que houve uma série de mudanças nos controles. Dessa forma, as mudanças chegaram para tornar as coisas um pouco menos complicadas. Antes, você travava em inimigos e objetos passando o cursor sobre eles e segurando “ZL” por meio segundo. Em seguida, você pode então cancelá-lo pressionando “ZL” novamente. Isso ajudava na maior parte do game. No entanto, nos locais onde havia muita coisa acontecendo, às vezes poderia ser difícil travar no alvo exato que você tinha em mente.

Desta vez, você bloqueia simplesmente tocando em “ZR” e tocando novamente permite alternar entre outros alvos próximos. Isso significa que se você quiser atacar um inimigo, mas acabar travando na fruta que está ao lado, você pode simplesmente tocar em “ZR” para mudar seu foco para o inimigo. Além disso, a ação “carregar” não está mais associada ao travamento. Agora você pode apenas segurar “X”, apontar na direção em que deseja que eles carreguem e soltar.

Há também um novo menu que você pode abrir pressionando o botão “Y”. Isso permite que você alterne entre os líderes ou dispense os seus Pikmin e os divida em grupos. Todas essas mudanças tornam o sistema de controle melhor do que antes, mas melhor não significa perfeito. Dessa forma, ainda pode ser um pouco difícil de se acostumar no início, especialmente para aqueles que não estão acostumados com o gênero de estratégia de tempo.

Trazendo dicas

Pikmin 3 Deluxe: veja o review do game! - Foto: PT
Pikmin 3 Deluxe: veja o review do game! – Foto: PT

Há também uma grande adição que irrita alguns jogadores hardcore, mas não foi projetada para eles: a capacidade de trazer dicas pressionando o direcional.  Se você não tem ideia de para onde deve ir em seguida, um simples toque abrirá uma caixa de texto informando qual deve ser sua próxima etapa, junto com setas no chão para indicar o caminho e ajudá-lo a encontrar seu rumo.  Não, não é essencial, e a maioria dos jogadores será capaz de se sair bem sem ela. Mas para as pessoas que estão menos interessadas em explorar e mais interessadas em fazer progresso (ou aquelas que estão travadas), é um recurso útil.

O modo cooperativo

Pikmin 3 Deluxe: veja o review do game! - Foto: App Triger
Pikmin 3 Deluxe: veja o review do game! – Foto: App Triger

Finalmente, há o co-op, que chegou ao modo de história principal pela primeira vez e é uma adição muito boa ao pacote. Você tem três capitães para controlar ao mesmo tempo e apenas um par de mãos para fazer isso. Então por que não dividir a carga com um amigo ou membro da família? A implementação não é 100% perfeita – há momentos em que vocês dois são o mesmo personagem e parecem um para o outro como fantasmas – mas é bom e de forma alguma um quebra-negócio. Quando você não é todo fantasmagórico, no entanto, é uma alegria absoluta. O impulso inicial é dar a volta em grupo, mas na realidade, você precisará se separar para aproveitar ao máximo o tempo limitado que você tem a cada dia.

Funciona exatamente da mesma maneira que no Modo Mission no Wii U, mas agora é para toda a história. Às vezes você pode se encontrar em uma situação em que apenas uma pessoa tem coisas para fazer, mas esses casos são poucos e distantes entre si, e o jogador dois pode até mesmo se comportar como um personagem de suporte, construindo os números de Pikmin e pegando frutas enquanto o jogador um tenta continuar com a história. Vocês precisarão se reunir às vezes, é claro, mas isso torna a luta ainda mais doce.

O modo história

Pikmin 3 Deluxe: veja o review do game! – Foto: IGN

Acompanhando o modo história estão as missões – isso inclui todas as missões DLC pagas que foram lançadas para a versão Wii U – e uma nova opção chamada “Side Stories”. Capitão Olimar e Louie aparecem no jogo principal, e as histórias paralelas são divididas em duas seções: um prólogo mostrando o que aconteceu com eles antes dos eventos de Pikmin 3, e um epílogo mostrando o que aconteceu após os créditos finais.

Não podemos “estragar” o epílogo, mas o prólogo consiste em uma série de missões que em sua maioria se enquadram em uma rotina semelhante: você tem um limite de tempo para trazer o máximo de frutas possível para o seu navio, a fim de marcar o suficiente de pontos para ganhar uma medalha.  Consiga pelo menos uma medalha de bronze e desbloqueará a próxima missão, mas a diversão está em repetir as missões e tentar concluí-las o mais rápido possível para melhorar sua classificação nas tabelas de classificação online.

Então, isso é mais ou menos Pikmin 3 Deluxe: o modo história melhorou os controles e pode ser mais fácil ou mais difícil dependendo de seus gostos, as missões incluem todos os DLC anteriores e as histórias paralelas adicionam um pouco mais de longevidade, mesmo que não sejam necessariamente inovador.  Seria negligência da nossa parte não mencionar outra coisa, porém, que é o desempenho do jogo: nem que seja para evitar comentários negativos nos locais habituais.

O desempenho do game

Pikmin 3 Deluxe: veja o review do game! – Foto: 9 To 5 Toys

Parece que o jogo ainda roda a 720p e 30 quadros por segundo, como no Wii U. Agora, isso obviamente levará a comentários instantâneos de “Nintendo preguiçosa”, mas vale a pena ter em mente algumas coisas: em primeiro lugar, há muita coisa acontecendo neste jogo, com muitos personagens na tela ao mesmo tempo e uma série de efeitos de transparência e reflexão às vezes.  Embora seja fácil exigir melhorias em relação à versão Wii U, sem saber exatamente como o jogo foi montado, é impossível saber o quão realista essa demanda seria.

O mais importante a se ter em mente, no entanto, é que o jogo realmente não sofre com isso, a não ser por ter uma aparência levemente suave. Este é um jogo lento que não precisa rodar a 60 quadros por segundo, e ainda há detalhes suficientes para poder ver o que está acontecendo perfeitamente bem. Existem muitos jogos que sofreriam com uma apresentação de 720p e 30fps, mas este não é um deles: era um ótimo jogo no Wii U com essas especificações, e ainda é um ótimo jogo no Switch.

Teria sido bom ver um aumento na resolução ou na taxa de quadros? Claro que sim – também estamos um pouco desapontados. A forma como algumas pessoas têm agido online é como se a Nintendo mandasse um exército de Pikmin para sua casa e os obrigasse a carregar seu gato para fora e jogá-lo em uma lixeira. Melhorias visuais teriam sido ótimas, mas ocorreram aprimoramentos em outras áreas e permanecem perfeitamente divertidas.

Conclusão

Pikmin 3 Deluxe: veja o review do game! – Foto: FB

Visualmente, Pikmin 3 Deluxe não empurra o barco muito mais longe do que a versão Wii U original. Suas mudanças estão no sistema de controle renovado e na adição de um novo modo Side Stories. Nenhum deles é necessariamente transformador o suficiente para justificar a dupla imersão se você estiver perfeitamente satisfeito com sua cópia do Wii U, mas se você for um da vasta maioria que não tem uma cópia do Wii U, esta atualização do Switch é, sem dúvida, a melhor maneira de jogar o game.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!