Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Peyton Reed é um diretor cujo nome pode não ser conhecido do público em geral, mas com certeza eles conhecem seus filmes. Ele trabalha há mais de 20 anos criando uma filmografia única que inclui uma franquia de super-heróis, um filme icônico de líderes de torcida e várias comédias românticas que acompanham o namoro até o fim de um relacionamento. Depois de ter dirigido dois episódios da 2ª temporada de ‘The Mandalorian’, incluindo o agora famoso episódio de Luke Skywalker, o diretor agora está trabalhando duro em seu terceiro filme da Marvel Studios, ‘Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania’. Assim, o filme tem lançamento previsto para 17 de fevereiro 2023. Além disso, será a grande introdução ao vilão Kang, o Conquistador, que foi provocado no final da 1ª temporada de ‘Loki’.

Veja também 15 curiosidades sobre o Homem-Formiga!

Embora não seja convencionalmente reconhecível como alguns diretores, um filme de Peyton Reed tende a ter suas marcas. Ele é um cineasta que gosta particularmente de trabalhar em comédias. Assim, elas tendem a ter uma paleta de cores vivas, com muitas das cenas ocorrendo durante o dia. Desse modo, os seus filmes possuem uma vibração agradável e descontraída de céu azul. No entanto, Reed também gosta de fazer comédias examinando dinâmicas de relacionamentos complexos, seja romântico como ‘Abaixo o Amor’ e ‘Separados pelo Casamento’, família como nos filmes do ‘Homem-Formiga’, ou mesmo para a comunidade como ‘Sim Senhor’ e ‘As Apimentadas’. Portanto, estes são os melhores filmes de Peyton Reed, classificados.

6. Sim Senhor

Peyton Reed: confira todos os filmes do diretor de 'Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania'! - Foto: TA MAS
Peyton Reed: confira todos os filmes do diretor de ‘Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania’! – Foto: TA MAS

Lançado em dezembro de 2008, ‘Sim Senhor’ é uma comédia com uma premissa simples: Jim Carrey interpreta Carl, um gerente de empréstimos bancários que muitas vezes ignora seus amigos e diz não à vida, mas um dia depois de participar de um seminário que o incentivou a dizer ‘Sim’ a tudo, a vida de Carl começa a se abrir de maneiras que melhoram sua vida, seu relacionamento com seus amigos e colegas de trabalho, e até mesmo encontrar o amor com uma mulher de espírito livre chamada Alison interpretada por Zooey Deschanel.

Enquanto no papel parece que Carrey está apenas refazendo ‘O Mentiroso’, ‘Sim Senhor’ é uma comédia leve e alegre com atores adoráveis. Isso inclui uma aparição importante da estrela de ‘Nossa Bandeira é a Morte’, Rhys Darby. Embora esteja no final da lista na filmografia de Reed, a mensagem geral e o espírito despreocupado do filme o tornam um relógio divertido e as habilidades cômicas do diretor ajudam a elevar uma comédia normalmente convencional.

5. Homem Formiga

Peyton Reed: confira todos os filmes do diretor de 'Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania'! - Foto: OV MAS
Peyton Reed: confira todos os filmes do diretor de ‘Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania’! – Foto: OV MAS

Reed tinha uma longa história de ser considerado para dirigir uma adaptação de um super-herói da Marvel Comics. Ele havia lançado uma versão do ‘Quarteto Fantástico’ dos anos 1960 para a 20th Century Fox antes do filme de 2005. Além disso, a Marvel Studios o considerou para dirigir ‘Guardiões da Galáxia’. No entanto, quando o diretor do ‘Homem-Formiga’, Edgar Wright, deixou o projeto devido a diferenças criativas com a Marvel Studios, Reed entrou como substituto.

Reed se juntou ao projeto em junho de 2014, apenas dois meses antes do início das filmagens em agosto de 2014. Assim, ele começou a retrabalhar o roteiro com o futuro vencedor do Oscar Adam McKay e a estrela Paul Rudd. Com tão pouco tempo antes do início da produção, Reed teve que trabalhar com grande parte da estrutura encontrada no roteiro original de Wright. Mas ainda conseguiu adicionar alguns de seus floreios, incluindo as histórias do monólogo de Luis, que se destacaram entre o público, e a introdução de algo que desempenhou um papel importante em ‘Vingadores: Ultimato’, o Reino Quântico.

De muitas maneiras, a questão dos bastidores aparece um pouco nos cantos do ‘Homem-Formiga’, já que o roteiro do filme tem dificuldade em decidir se Scott é um criminoso de carreira qualificado ou alguém que cometeu um crime não violento. No entanto, as sensibilidades cômicas de Reed ajudam muito, já que parece um filme de escala muito menor e foi um limpador de paletes muito necessário após as apostas massivas de ‘Vingadores: Era de Ultron’, que também apresentou vários favoritos dos fãs ao MCU.

4. Separados pelo Casamento

Peyton Reed: confira todos os filmes do diretor de 'Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania'! - Foto: PC MAS
Peyton Reed: confira todos os filmes do diretor de ‘Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania’! – Foto: PC MAS

Lançado no verão de 2006, ‘Separados pelo Casamento’ é um argumento que se vende sozinho: Vince Vaughn e Jennifer Aniston interpretam um casal que está se separando, e a comédia surge das consequências. No entanto, embora o filme tenha sido um sucesso de bilheteria, recebeu reações mistas do público, que lhe deu um C+ no CinemaScore. Ou seja, apesar dos trailers enganosos que vendem uma comédia, o filme captura as emoções desconfortáveis ??e muitas vezes tristes associadas a estar no meio de um rompimento.

Ele cumpre seu título: o casal se separa e, em vez do final convencional em que eles voltam, esses dois não. Eles percebem que cresceram o máximo que podiam um com o outro e seguiram caminhos diferentes. Assim, o filme termina com uma nota agridoce com os dois ainda cuidando um do outro, mas também reconhecendo que não há mais futuro juntos. Ambos precisam passar para novos capítulos em suas vidas, mas ainda podem olhar para trás com carinho. É um filme muito mais profundo e emocionalmente maduro do que os trailers o venderam e não a comédia convencional de verão.

3. Homem-Formiga e a Vespa

Peyton Reed: confira todos os filmes do diretor de 'Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania'! - Foto: PC MAS
Peyton Reed: confira todos os filmes do diretor de ‘Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania’! – Foto: PC MAS

Como Reed participou de ‘Homem-Formiga e a Vespa’ desde o início, o diretor tem muito mais controle criativo sobre o filme. Assim, ele pode imbuir muito mais de sua voz no filme, semelhante ao diretor James Gunn em ‘Guardiões da Galáxia Vol. 2’. Pode-se dizer o amor de Reed pelos quadrinhos da Marvel dos anos 60, particularmente as primeiras histórias do ‘Quarteto Fantástico’ de Stan Lee e Jack Kirby, já que o principal esconderijo do laboratório no filme se baseia fortemente nesses quadrinhos, incluindo uma jornada para outra dimensão.

O que torna o ‘Homem-Formiga e a Vespa’ uma entrada tão refrescante não apenas no MCU, mas também no gênero mais amplo de super-heróis é o tom bastante descontraído do filme. Isso é algo que se deve a uma ótima performance de Paul Rudd. Ele mistura o tom de uma comédia de amigos, onde o clímax apresenta três partes diferentes atrás do mesmo objetivo em uma perseguição cômica no estilo de ‘Essa Pequena é uma Parada. É também uma comédia romântica que apresenta A Vespa ao MCU, permitindo que Scott e Hope sejam parceiros iguais. 

Mesmo os vilões do filme não são os supervilões tradicionais. Assim, os heróis vencem o dia não por espancar o bandido, mas por oferecer uma ajuda não violenta. ‘Homem-Formiga e a Vespa’ encontra uma sensação de admiração ao olhar para itens do cotidiano em novos tamanhos. Além disso, é um dos filmes de super-heróis mais familiares dos últimos anos, tudo graças às escolhas de direção de Reed.

2. Teenagers – As Apimentadas

Peyton Reed: confira todos os filmes do diretor de ‘Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania’! – Foto: EP MAS

O primeiro filme de um diretor geralmente define sua carreira e, com ‘Teenagers – As Apimentadas’, Reed criou um filme icônico dos anos 2000. Quando ‘Teenagers – As Apimentadas’ foi lançado em agosto de 2000, foi um sucesso de bilheteria. Assim, o filme arrecou $ 90 milhões contra seu orçamento de $ 11 milhões e lançando uma franquia de filmes de longa duração. ‘Teenagers – As Apimentadas’ original solidificou Kirsten Dunst como um empate nas bilheterias, além de apresentar um elenco de estrelas que inclui Eliza Dushku, Gabrielle Union, Natina Reed, Linsday Sloane e muito mais. É um filme que foi popular em seu lançamento. Mas também se tornou um clássico cult devido à reação mista da crítica e muitos escritores do filme.

Apesar do marketing vender o que na superfície parece ser um simples filme competitivo de líderes de torcida, ‘Teenagers – As Apimentadas’ tem muito mais coisas acontecendo em sua história. Ele aborda temas de apropriação cultural e privilégio branco quando os personagens principais descobrem que as rotinas de cinco vitórias de seu time foram roubadas das líderes de torcida negras. Este foi um tópico bastante subversivo para um filme mainstream em 2000. E isso definiria um modelo para a carreira de Reed sobre pegar o que parecem ser premissas amplas e atraentes e imbuí-las de maturidade temática.

1. Abaixo o Amor

Peyton Reed: confira todos os filmes do diretor de ‘Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania’! – Foto: PC MAS

O segundo filme de Reed, ‘Abaixo o Amor’, é um retrocesso às velhas “comédias sem sexo” dos anos 1960. O filme centra-se na relação entre a autora Barbara Novak ( Renée Zellwegger ), cujo novo livro de auto-ajuda que ajuda as mulheres a recuperar a sua sexualidade coloca-a em conflito com o repórter feminino Catcher Block ( Ewan McGregor ), que finge ser um astronauta para cortejar Barbara e revelar que sua posição de esperar pelo casamento é apenas uma mentira, no entanto, os dois eventualmente começam a se apaixonar. O filme foi uma bomba de bilheteria. Além disso, embora a reação da crítica tenha sido mista na época, ele cresceu em apreciação ao longo dos anos. Se o filme tivesse sido um sucesso, teria uma chance de que a 20th Century Fox ( que produziu e distribuiu ‘Abaixo o Amor’ ) tivesse mantido Reed a bordo para seu filme do ‘Quarteto Fantástico’.

‘Abaixo o Amor’ captura perfeitamente o tom e o ritmo das clássicas comédias românticas de Hollywood dos anos 60, como ‘Confidências à Meia-Noite’. Assim, temos McGregor e Zellwegger apresentando performances perfeitas e são apoiados por um grande elenco de apoio que inclui Sarah Polley e David Hyde Pierce. ‘Abaixo o Amor’ estava em contraste com o estilo de filme que Hollywood estava fazendo na época com a ascensão do feminismo e o movimento de liberação sexual. O filme também funciona como uma comédia direta. Assim, ele mostra como um diretor com verdadeiro amor e compreensão pode transformar um gênero e estilo de comédia que parece irrelevante ainda incrivelmente engraçado para o público moderno. Muitos não conseguiram, mas Reed o fez de maneira tão eficaz naquele que é seu melhor filme em uma filmografia incrivelmente sólida.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!