Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Uma nova patente da Microsoft para seu navegador padrão do Windows 10, o Microsoft Edge, está causando bastante polêmica na web… a ideia por trás da patente é ocultar ou não registrar no histórico do browser quando o usuário acessar sites com conteúdo adulto.

Ai você pode perguntar: mas, isso já não existe ao se usar a “Navegação Privativa”? As famosas janelas privadas… sim! porém, para fazer isso é necessário uma ação proativa do usuário, isto é, ele precisa abrir uma Nova Janela InPrivate para que o navegador entenda que aquilo que está sendo acesso pelas abas privadas não devem ser registradas em seu perfil ou histórico. Com a nova patente, o Edge identificará de forma automática qualquer site com conteúdo adulto e não irá registra-lo no histórico nem no perfil do usuário, sem a necessidade da abertura de uma aba de navegação privada.

Veja a discrição da patente abaixo:

Alguns sites incluem conteúdo que um usuário pode não querer que seja associado à identidade do usuário ou ao dispositivo. Assim, muitos navegadores da Web incluem um “modo privado” que permite que um usuário visualize um site enquanto minimiza os dados que são mantidos que podem ser usados ??para indicar que o usuário visitou o site. As implementações típicas do modo privado, no entanto, exigem que um usuário inicie proativamente o modo privado em um navegador antes de visitar um site que deve ser lavado de um dispositivo.

De acordo com as implementações para a automação da mudança de modo de navegação descrita aqui, técnicas são descritas para alternar automaticamente entre diferentes modos de navegação, como alternar entre um modo de navegação normal e um modo de navegação particular.

A polêmica está no fato de que até redes sociais poderem entrar nesse filtro. Além disso, não se sabe até onde o browser irá interferir no registro de uso do usuário ou o quanto ele precisará coletar de dados dos usuários para gerir com autonomia esse registro.

O que você achou da novidade?

Fonte: MSPoweruser