Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Rumores sugerem que a Apple tem planos para lançar o iPhone 8 com um leitor de impressões digitais direto na tela do seu novo smartphone. O Apple ID deixaria de estar contido num scanner no botão home para ir direto para a tela, mas, o engraçado dessa história, caso seja realmente verdade, é que tal tecnologia é patenteada e ao que parece tal patente pertence a Microsoft.

A patente desse sistema de reconhecimento biométrico data de junho de 2016, então, não é possível afirmar se a Apple ou qualquer empresa também tem uma patente semelhante ou se a Microsoft tem todos os direito sobre a “invenção”. O que sabemos é que a patente requerida pela Microsoft descreve vários métodos e formas de escaneamento.

A ideia geral passa pelo uso de sensores fotorreceptores na tela do dispositivo que seriam capazes de reconhecer a imagem da impressão digital de seu dono, tal como acontece com os atuais sistemas de biometria. A diferença é que o reconhecimento seria feito direto no display.

Alguém pode pensar que tal tecnologia iria consumir muita bateria, pois, a tela poderia ter que ficar em um tipo de modo de stand-by constantemente para que o display estivesse sempre pronto para fazer o reconhecimento biométrico, mas a patente prevê que a tela só seria ativada para esse fim depois de “perceber” a “presença” do dedo do usuário. As possibilidades para tal ativação são diversas: o tradicional sensor capacitivo, poderia ser um sensor sônico ou de pressão.

É uma patente extremamente detalhada e por isso desconfiamos que qualquer empresa que tenha interesse em usar o reconhecimento biométrico em telas sensíveis ao toque vão ter que apelar para Redmond. Mas, ainda não é possível afirmar isso com 100% de certeza.

Fonte: Twitter