Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A Microsoft patenteou um método para garantir uma conexão segura utilizando NFC. Denominada Secure NFC ou S-NFC, esta tecnologia irá excluir os espiões e mal-intencionados e a Microsoft quer codificar uma chave escondida criptografada.

NFC é uma tecnologia de comunicação de campo próximo padrão, que permite que dois dispositivos possam transmitir dados dentro de um intervalo pequeno sem fio, tipo o Bluetooth, Wi-Fi e outras tecnologias de rede de comunicação de rádio. A diferença é que o NFC só funciona quando os dois dispositivos estão próximos um do outro. Também opera em velocidades mais lentas. Além disso, o NFC pode ler chips RFID e pode ser usado para pagamentos móveis.

Secure NFC

Microsoft Technology Licensing solicitou uma patente em 27 de janeiro de 2017. A patente foi publicada em 30 de janeiro de 2018 e é intitulada: Secure near field communications ou comunicação de campo por proximidade segura. A patente descreve a solução e a situação seguinte:

NFC historicamente dependeu da proximidade como um recurso de segurança, mas como mal-intencionados e curiosos ganham maior sofisticação em seu hardware receptor, disfarçando dispositivos para implementar ataques man-in-the-middle no ponto de troca de dados, recursos de segurança adicionais são necessários para manter a confiança na privacidade das transações utilizando a tecnologia NFC.

Um dos benefícios da NFC é que o seu processo de aprovação entre dois dispositivos de comunicação é rápido, para que os dois dispositivos possam trocar dados rapidamente. Infelizmente, uma parte desta velocidade é realizada por preceder uma autenticação (por exemplo, um par de nome de usuário/senha) dos dispositivos de comunicação, e em vez disso, confiar no curto alcance das comunicações para excluir as partes maliciosas ou espiões.

S-NFC pela codificação de uma chave escondida

A S-NFC (comunicação de campo por proximidade segura) contra espiões é melhorada pela codificação de uma chave escondida, privado para um dispositivo inicial, na onda transportadora quando um dispositivo de destino comunica seus dados através do operador. O dispositivo inicial, na posse da chave escondida, está habilitado para desfazer os efeitos da codificação da chave escondida para, assim, interpretar de forma privada, os dados codificados na onda transportadora do dispositivo de destino. Em vários aspectos, a chave oculta é uma chave de uso único que é gerada aleatoriamente, usada e depois descartada, impedindo que partes mal-intencionadas ou espiões obtenham a chave escondida para posteriormente interpretar os sinais de dados interceptados.

Segundo rumores, é provável que os novos dispositivos dobrável com Windows 10 da Microsoft irão incluir esta tecnologia S-NFC.

A patente da Microsoft pode ser vista aqui.

Fique ligado!

Fonte: Letsgodigital