Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Uma patente da Apple para “Ativação de serviço interativo para jogos em nuvem em sistemas 5G” foi publicada recentemente na Europa. Embora a patente tenha sido originalmente depositada na Organização Mundial de Propriedade Intelectual em fevereiro no início deste ano, sua apresentação se mostra curiosamente cronometrada e atual. A Apple confirmou recentemente que os serviços de jogos em nuvem como Google Stadia e Xbox xCloud estão bloqueados na App Store por violarem as diretrizes da loja.

Streaming de jogos no iOS? Nem pensar, segundo a Apple

Não há nada particularmente revelador sobre a patente da Apple, além de ser notavelmente focada em redes 5G. Caso contrário, ele descreve um sistema típico de jogos em nuvem como seus concorrentes já fornecem. Diz que os jogos em nuvem permitem “streaming de vídeo direto e sob demanda de jogos em diferentes dispositivos de computação através do uso de um cliente fino”. A patente continua explicando detalhes como a criação de uma assinatura para o serviço. Além de mais ideias técnicas sobre a disseminação dos requisitos de energia e recursos em uma rede.

É preciso reconhecer que a Apple não tem atualmente um serviço de jogos em nuvem, nem anunciou um. O fato de ter registrado uma patente para um serviço de jogos em nuvem 5G não implica necessariamente que a Apple esteja desenvolvendo tal serviço, mas, se quisesse, certamente poderia. A maioria dos usuários da Apple, assim como a maioria dos jogadores, provavelmente ficaria surpresa se a Apple não estivesse fazendo exatamente isso.

Patente da Apple para jogos em nuvem 5G é confirmada
Patente da Apple para jogos em nuvem 5G é confirmada – Foto: Reprodução/GameRant

Apple bane outros serviços de jogos em nuvem

A polêmica vem do fato de a Apple banir o Stadia e o xCloud da App Store. Ou talvez seja mais correto que isso decorra do recente processo da Epic Games contra a Apple em relação às práticas de monopólio acusadas de sua App Store. Enquanto o processo da Epic está mais focado na vitrine do “jardim murado” da Apple e nas taxas de 30% em todas as compras feitas por meio de seus dispositivos, a questão dos jogos em nuvem está certamente relacionada. A Apple banindo os serviços em nuvem enquanto desenvolve seus próprios pode certamente ser uma evidência que apóia as afirmações da Epic.

Fonte: GameRant

O que você achou da patente da Apple para jogos em nuvem 5G? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar no botão “Canal do Telegram” no topo direito da página.