Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

No dia 22 de novembro de 2005 era apresentado ao mundo aquele que nos anos seguintes iria se tornar um marco na historia dos consoles. O Xbox 360 era o primeiro da chamada sétima geração, vendo o Playstation 3 e o Nintendo Wii virem as prateleiras apenas um ano depois.

Algumas das várias versões do Xbox 360

Algumas das várias versões do Xbox 360

Listamos aqui algumas das principais conquistas e peculiaridades destes 1o anos de console, que para alguns ainda é o principal aparelho de entretenimento de casa.

1 – Luzes Vermelhas da Morte!!!

Nem tudo foi sucesso nesses 10 anos de 360. Em especial um problema técnico atormentou a vida dos primeiros proprietários: as malditas três luzes vermelhas da Morte. As 3RL, como ficaram conhecidas, sinalizavam um superaquecimento nos circuitos do X360 e a inevitável “morte” do console. O problema resultou em um custo de mais de US$ 1 bilhão para a Microsoft. Um custo que poderia ter custado a morte em definitivo da marca, mas pra nossa sorte a Microsoft resolveu continuar apostando nesse mercado.

Luzes Vermelhas a Morte Xbox 360

2 – Kinect

Foi a Nintendo a primeira a inovar com Wii e seus controles sensíveis ao movimento, mas foi o Xbox 360 que apresentou um dos acessório mais futuristas daqueles tempos: O Kinect. Seu conjunto de câmeras, microfones e sensores permite jogar sem usar nada nas mãos. O Kinect fez e faz sucesso com o público “casual” e seus jogos de dança e brincadeiras para toda a família.

kinect29707_3

3 – Conquistas

As Conquistas, algo hoje muito comum em qualquer jogo, independente da plataforma, nasceram no Xbox 360 e se tornaram muito populares. O jogador ganha uma ao completar algum feito específico no game, com algumas bem difíceis de desbloquear. O sistema se tornou tão popular que levou a concorrente Sony a implementar algo similar (os Troféus) no PlayStation 3.

4 – GamerScore

Juntamente com o sistema de Conquistas o 360 trouxe de volta uma certa “competividade” que havia ficado persa nos tempos de fliperama. Com o Gamerscore, um sistema de pontuação que engloba todos os games jogados no console e exibido junto ao perfil do jogador no Xbox Live, o gamer não se contentava mais apenas em terminar o jogo, o importante mesmo era estar no topo do placar.

 5 – Live (Xbox Live)

Jogar online não foi algo que nasceu com o 360, mas foi lá que esse conceito realmente foi pra frente com o amadurecimento da carinhosamente chamada “Live”, de Xbox Live. Com games multiplayer de peso como “Call of Duty”, “Halo” e “Gears of War”, jogar online se tornou um motivo importante para evitar a pirataria. Mais do que só fornecer a infraestrutura para a jogatina online, o Xbox 360 trouxe o sistema de ‘matchmaking’, permitindo aos games colocarem jogadores de níveis similares para competir uns com os outros.

xbox-live-one

6 – Microsoft Points

Os Microsoft Points já foram abandonados, contudo, por algum tempo serviram como base para a venda de conteúdo diretamente pela Xbox Live. Também dava para usar os Points entre outras plataformas da Microsoft como o Zune e o Games for Windows, dando inicio as plataformas conectadas que temos hoje.

 7 – Vendas Online

Com uma rede online robusta e popular, o Xbox 360 lançou a tendência da distribuição digital nos consoles. Primeiro foram os jogos da linha Live Arcade, títulos menores em tamanho, mas com diversão de sobra, como Castle Crashers, Hard Corps: Uprising e Dust.

Xbox Live Arcade

A Live também possibilitou um  nascimento dos Jogos indie, com produtores independentes tendo o 360 uma porta de entrada simples, rápida e barata de distribuir seus games. Minicraft esta ai para provar isto.

8- Made in Brasil

Até 2011 todos os consoles vencidos no Brasil vinham da China, porém, a Microsoft resolveu apostar no nosso mercado e fabricar o Xbox 360  no Brasil. Isso resultou na redução do preço do console e até mesmo na queda dos preços dos jogos exclusivos. A fabricação nacional foi um fator estratégico para o sucesso do X360 no mercado brasileiro.

Michel Levy e Luiz Elias no anúncio do início da produção nacional do Xbox em 2011

Michel Levy e Luiz Elias no anúncio do início da produção nacional do Xbox em 2011

A Sony teve que correr atrás e fabricar o PlayStation 3 por aqui também para poder competir com seu rival. O mesmo aconteceu na geração atual, com o Xbox One sendo fabricado por aqui desde o lançamento e o PS4 somente no segundo semestre deste ano.

Com a fábrica no Brasil e com nosso mercado cada vez mais representativo para o universo gamer, também tivemos o beneficio de começar a ter grandes jogos totalmente adaptados a nosso idioma. Jogos como Halo, Forza e Gears of War foram alguns dos títulos que foram dubados para nosso idioma, algo que andava parado desde o começo dos anos 2000 – e influenciou tanto publishers como Warner e Ubisoft quanto a concorrente Sony a fazerem o mesmo.


Enfim, o Xbox 360 teve seus altos e baixos, mas certamente ficou marcado na indústria dos games e até hoje faz parte da vida de milhões de pessoas. Meus sinceros parabéns a este ícone dos Consoles e que seu irmão mais novo, o Xbox one, tenha o mesmo sucesso, ainda mais sabendo que ele roda o Windows 10.

Essa é a mais atual versão do Xbox 360 Slim

Essa é a mais atual versão do Xbox 360 Slim