Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Nokia 150 anos

A Nokia representa um marco na história não só do Windows Phone, como também na história da telefonia móvel. Foi com seu apoio que a Microsoft levou o Windows Phone ao patamar de terceiro sistema operacional móvel mais usado no mundo, mas isso é até pouco perto da contribuição que essa empresa deu esse mercado em seus 150 anos de existência.

A Nokia tem sede em Keilaniemi, Espoo, cidade vizinha a Helsinki, capital da Finlândia. No começo seu foco passava longe de celulares e telecomunicação, já que na época isso ainda não existia. Quando Fredrik Idestam fundou a empresa em 1865 ele queria trabalhar com papel, e assim o fez. Anos depois a empresa também trabalhou com borracha, botas e armários de madeira. Foi só em entre os anos de 1910 e 1970 que a Nokia Corporation foi criada e passou a atuar no ramo de telecomunicação na fabricação de cabos, que depois evoluiu e ganhou um departamento de eletrônica, esse por sua vez abriu caminho para a era mais moderna das telecomunicações.

Primeiro logo da Nokia

Primeiro logo da Nokia

Um marco na história da Nokia Corporation foi no ano de 1963, quando a empresa apresentava ao mundo um radiotelefone. Dois anos depois foi a vez deles mostrarem ao mundo seu primeiro modem para transmissão de dados.

Nokia Mobira Cityman

Nokia Mobira Cityman

Na década de 80 eles também construíram computadores, monitores e até televisores, mas, só em 1981 foi criada a primeira rede internacional dedicada a telefonia móvel, e advinha de quem foi o primeiro aparelho construído para suportar essa nova tecnologia… da Nokia. O lançamento da Nokia chama-se, ironicamente, Nokia Mobira Cityman, e ele foi o primeiro celular do mundo por assim dizer, já que era completamente portátil. Dizemos ironicamente por que o próximo grande lançamento da Microsoft com Windows 10 tem o codinome Cityman. Coincidência? Veremos…

TV Nokia de 15 polegadas

TV Nokia de 15 polegadas

Depois disso, a Nokia só cresceu e cresceu, tanto que se tornou a maior fabricante de celulares do mundo e manteve esse posto por muitos anos. Diversos modelos da empresa marcaram a vida de muitos usuários, como o indestrutível Nokia 3310, o também resistente Nokia 1100, e depois tivemos os poderosos Nokia N95, N97, todos com Symbian ou S40. Teve também o N900 fabricado em 2010 com uma proposta touch renovada, e posteriormente o Nokia N9, que trouxe um novo sistema operacional para o cenário, mas, nem com todos os seus esforços eles conseguiram se manter no topo. Em 2012 a Samsung tomou a dianteira depois de abraçar o Android da Google com todas as suas forças. Enquanto isso a Apple ganhava terreno com seu inovador iPhone.

Alguns clássicos da Nokia

Alguns clássicos da Nokia

Então, em 2011 a Nokia se aliou a Microsoft e lançou o seu primeiro smartphone da seria Lumia com Windows Phone 7, o Lumia 800. Um smartphone muito bonito, bem acabado, colorido e com uma câmera poderosa. A estratégia foi arriscada e nem tudo saiu como o esperado. O WP não decolou como sistema operacional na velocidade que todos esperavam e a divisão mobile da empresa sucumbiu em meio a diversos períodos de prejuízo, ao ponto que foi completamente vendida para a Microsoft em 2014. Antes disso foram diversos os lançamentos, como o Nokia Lumia 900, 710, 520 e o magnânimo Lumia 920.

nokia_lumia_windows_phones_800_710

Lumia 800 e 710 – Primeiros modelos da Nokia com Windows Phone

O mais inacreditável foi que em apenas 2 ou 3 anos a Nokia saiu do posto de maior fabricante de telefones do mundo para o fim de sua carreira nesse seguimento. Alguns podem atribuir seu fim ao Windows Phone, porém, o vilão dessa história é o Android da Google, que expandiu de uma forma espantosa e até hoje domina o mercado mobile. Tanto que outras empresas, como a Blackberry, também perderam basicamente toda a sua cota de mercado.

Hoje toda a infraestrutura para fabricação de celulares, antes pertencentes a Nokia Mobile, agora são propriedade da Microsoft. Eles também não fabricam mais botas, borracha ou armários de madeiras. Eles produzem tecnologia de ponta para o seguimento de telecomunicações, especialmente com relação a redes de transmissão de dados.

Microsoft compra a divisão Mobile da Nokia em 2014

Microsoft compra a divisão Mobile da Nokia em 2014

A Nokia como nós brasileiros a conhecemos já não existe mais, pois, nós a conhecemos como a fabricante dos melhores e mais resistentes telefones celulares do mundo. Então, aqui vai um conselho: se você tem qualquer Nokia guardado em casa, guarde-o com muito cuidado, pois, quem sabe um dia esse seu telefone valerá ouro, tendo em vista que ele será uma relíquia pertencente a uma era de mudanças.

Pra fechar com chave de ouro abaixo tem um vídeo publicado pela própria Nokia onde é possível viajar pelo passado olhando para o futuro.

httpss://www.youtube.com/watch?v=RlsO-gLKOng

Fontes: Wikipedia