Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O avanço da tecnologia fez com que muita coisa fosse alterada. Dessa forma, uma das alterações mais recentes é a forma como realizamos pagamentos em lojas, bares, lanchonetes e etc. Portanto, com a chegada do pagamento por aproximação, podemos dizer que a forma como realizamos pagamentos está cada vez mais simples.

Veja também como funciona o Paypal!

Além disso, com o pagamento por aproximação não precisamos mais levar dinheiro na nossa carteira e nem inserir o nosso cartão na “maquininha” para poder realizar o pagamento.

O que é pagamento por aproximação?

Pagamento por aproximação: entenda o que é essa tecnologia e como funciona! - Foto: Reprodução/US Witch
Pagamento por aproximação: entenda o que é essa tecnologia e como funciona! – Foto: Reprodução/Foregon

O pagamento por aproximação (também conhecido como pagamento sem contato) é uma maneira rápida de usar seu cartão de crédito, débito ou celular até “pulseira” para conseguir realizar pagamentos. Dessa forma, ele foi projetado para ser um método de pagamento mais rápido do que pagamentos com chip ou senhas.

Para pagar é muito simples. Basta aproximar o seu cartão/celular/pulseira do leitor de pagamento de uma loja, sem precisar digitar sua senha padrão. 

Além disso, vale mencionar que existem limites de valores para poder pagar por meio desse método. Por exemplo, nos cartões Nubank Débito, o limite é de R$ 50,00. Portanto, para pagar qualquer valor acima disso, será necessário utilizar a sua senha padrão.

Início dessa tecnologia

Pagamento por aproximação: entenda o que é essa tecnologia e como funciona! – Foto: Reprodução/Seu crédito digital

Os cartões sem contato existem desde 1997, mas apareceram pela primeira vez no ano de 2008. A maioria dos cartões de débito e crédito agora oferecem pagamentos sem contato como padrão. Além disso, agora é possível fazer pagamentos sem contato com um smartphone ou pulseira.

Como funcionam os pagamentos por aproximação?

Pagamento por aproximação: entenda o que é essa tecnologia e como funciona! - Foto: Reprodução/Code Money
Pagamento por aproximação: entenda o que é essa tecnologia e como funciona! – Foto: Reprodução/Code Money

De forma resumida, podemos dizer que o pagamento por aproximação funciona por meio de uma tecnologia chamada NFC (Near Field Communication), que em português quer dizer “comunicação por campo de proximidade”. Dessa forma, somente é possível fazer uma transação caso dois “dispositivos” estiverem muito próximos um dos outro.

Os cartões de pagamento por aproximação funcionam como qualquer outro cartão de pagamento plástico em princípio, transmitindo informações de e para o seu banco quando você gasta com eles. Esse cartões possuem uma antena embutida no plástico que, quando o cartão é colocado em um leitor de pagamento sem contato, transmite com segurança informações sobre as informações de compra de e para o leitor por aproximação.

Com essa tecnologia é possível realizar pagamentos através do seu cartão, pulseira e até do celular, apenas se aproximando da maquininha. Além disso, também não é preciso digitar nenhuma senha, exceto em alguns casos em que o valor da transação é muito alto que, por questão de segurança, é pedido a senha.

Como usar o pagamento por aproximação?

Pagamento por aproximação: entenda o que é essa tecnologia e como funciona! – Foto: Reprodução/Foregon

O pagamento por aproximação destina-se a ser usado para transações rápidas e de pequeno valor, como a compra em cafés, lojas e bares.

Na primeira vez em que você usar seu cartão de pagamento sem contato, será solicitado que você digite sua senha padrão. Após isso, você só precisará digitá-lo novamente ocasionalmente para verificar sua identidade ou se tentar gastar mais do que o valor limite para pagamentos por aproximação.

Depois de tocar no seu cartão no terminal de pagamento, você concluirá a transação em questão de segundos.

Se você tiver mais de um cartão sem contato na carteira, certifique-se de não colocar a carteira no leitor, pois isso pode causar “choque de cartão” (onde o cartão errado é cobrado ou o pagamento é recusado). Portanto, para evitar isso, coloque o cartão sem contato individualmente no leitor.

Onde posso usar o pagamento por aproximação?

Você pode usar seu cartão de pagamento sem contato em qualquer leitor que exiba o símbolo de pagamento por aproximação. Caso você não tiver certeza se pode pagar, pergunte ao comerciante. Dessa forma, se não puder usar pagamentos por aproximação, ainda poderá pagar pelo método de chip e senha.

Pagamento por aproximação: entenda o que é essa tecnologia e como funciona! – Foto: Reprodução/US Witch

Além disso, em alguns países, o pagamento por aproximação já é aceito para pagar viagens em transportes públicos. Isso é muito útil para evitar filas e aglomerações na hora de realizar compras dos “bilhetes” e recargas.

Nesses países, se você fizer várias viagens de metrô ou ônibus em um dia, o valor que será pago costuma ser limitado ao custo de um cartão de viagem diário. Portanto, podemos dizer que o usuário é beneficiado com uma espécie de “integração”.

Como realizar pagamento por aproximação com cartão?

Pagamento por aproximação: entenda o que é essa tecnologia e como funciona! - Foto: Reprodução/Konduto
Pagamento por aproximação: entenda o que é essa tecnologia e como funciona! – Foto: Reprodução/Konduto

Como já dito, cartões tem aderindo à essa tecnologia de pagamento por aproximação. O Nubank, por exemplo, já tem cartões com NFC. Portanto, não é preciso inserir o cartão na maquininha ou digitar a senha. Dessa forma, basta aproximá-lo da máquina que também tenha NFC.

Além disso, acreditamos que em pouco tempo, a grande maioria dos cartões presentes em território brasileiro deverão apresentar compatibilidade com essa tecnologia. Inclusive, no ano passado, a Mastercard providenciou que todos os seus cartões tivessem NFC.

Como realizar pagamento por aproximação com celular?

Pagamento por aproximação: entenda o que é essa tecnologia e como funciona! – Foto: Reprodução/New Trade

A maioria dos celulares vendidos atualmente já conta com a tecnologia NFC. Entretanto, se você não sabe se o seu tem essa tecnologia, confira no manual dele ou acesse o site da marca do celular e olhe as especificações técnicas. Além disso, uma rápida busca no Google também deve responder sua dúvida.

Para quem tem essa tecnologia disponível é preciso cadastrar o seu usuário e o cartão de débito ou crédito na plataforma de pagamento do seu celular. Vale mencionar que cada marca conta com uma plataforma diferente, sendo elas: Apple Pay, Samsung Pay e Android Pay. Além disso, confira também se o seu cartão é aceito nessas plataformas.

Após ter feito o cadastro do usuário e cartão, você já pode começar a utilizar o NFC para pagamentos. Para isso, quando for pagar algo, informe a pessoa do caixa que irá fazer o pagamento por aproximação. Dessa forma, a pessoa irá liberar a maquininha e você aproxima o celular dela para efetuar o pagamento.

Como realizar pagamento por aproximação com pulseira?

Pagamento por aproximação: entenda o que é essa tecnologia e como funciona! - Foto: Reprodução/Foregon
Pagamento por aproximação: entenda o que é essa tecnologia e como funciona! – Foto: Reprodução/Foregon

A pulseira com NFC funciona como o celular e o cartão. Dessa forma, ao aproximá-la de uma máquina de cartão é realizado o pagamento.

Alguns emissores de cartão de crédito já disponibilizam modelos de pulseira para seus clientes. Portanto, entre as pulseiras mais conhecidas, temos: Santander Pass, Bpp Tag, Visa Bradesco e Pulseira Ourocard.

É muito comum que a fabricante cobre uma taxa a mais pela pulseira, portanto, verifique os valores antes de pedir uma. Além disso, na hora do pagamento, dependendo do valor, será necessário digitar a senha para confirmar a transação.

O pagamento por aproximação é seguro?

Pagamento por aproximação: entenda o que é essa tecnologia e como funciona! - Foto: Reprodução/Nubank
Pagamento por aproximação: entenda o que é essa tecnologia e como funciona! – Foto: Reprodução/Nubank

De forma resumida, podemos dizer que o pagamento por aproximação tende a ser mais seguro do que quando pagamos com dinheiro ou com cartão (utilizando a senha). Isso porque, você está evitando que furtem seu dinheiro e que seu cartão seja clonado.

Além disso, com cada transação realizada com NFC é gerado um tipo de criptografia, que protege os seus dados e os do cartão. Essa tecnologia é protegida contra qualquer duplicidade de pagamento.

Sendo assim, o pagamento por aproximação, além de ser mais prático, também é mais seguro. Isso pode facilitar o dia a dia das pessoas, fazendo com que seja preciso levar apenas o celular ou uma pulseira para realizar todas as suas compras.

NOTA: Uma observação importante é que as empresas de maquininhas de cartão precisam se adaptar e melhorar a segurança de pagamentos por aproximação, principalmente com cartões, já que é possível concluir transações sem a necessidade de senhas.

É claro que as compras somente são aprovadas em transações menores e abaixo do valor limite. Entretanto, caso você perca o seu cartão, é muito fácil para outra pessoa gastar poucas quantias no cartão, já que ele não precisa de uma senha. Dessa forma, de “compra em compra”, você pode ter um grande prejuízo.

Esse “problema” acaba causando um grande receio por parte dos usuários, o que acaba prejudicando na adoção à tecnologia.

Se o seu cartão for perdido ou roubado, você deverá entrar em contato com o banco imediatamente e “congelá-lo”, independentemente de o cartão não ter contato ou não. A maioria dos bancos e fornecedores de cartões tem um número de emergência para telefonar

Outro problemas (menos improváveis) com esse tipo de pagamento

Um equívoco muito comum é que você poderia pagar acidentalmente por algo que não desejava passando perto de um leitor de pagamento, mas isso é altamente improvável.

Além disso, também é igualmente improvável que os fraudadores possam receber pagamentos de cartões em bolsas, bolsos e carteiras com um leitor de cartão ilegal secreto.

Perguntas Frequentes

O que é pagamento por aproximação?

O pagamento por aproximação (também conhecido como pagamento sem contato) é uma maneira rápida de usar seu cartão de crédito, débito ou celular até “pulseira” para conseguir realizar pagamentos. Dessa forma, ele foi projetado para ser um método de pagamento mais rápido do que pagamentos com chip ou senhas.

Com funcionam os pagamentos por aproximação?

De forma resumida, podemos dizer que o pagamento por aproximação funciona por meio de uma tecnologia chamada NFC (Near Field Communication), que em português quer dizer “comunicação por campo de proximidade”. Dessa forma, somente é possível fazer uma transação caso dois “dispositivos” estiverem muito próximos um dos outro.

Como usar os pagamentos por aproximação?

Na primeira vez em que você usar seu cartão de pagamento sem contato, será solicitado que você digite sua senha padrão. Após isso, você só precisará digitá-lo novamente ocasionalmente para verificar sua identidade ou se tentar gastar mais do que o valor limite para pagamentos por aproximação.
Depois de tocar no seu cartão no terminal de pagamento, você concluirá a transação em questão de segundos

Como realizar o pagamento por aproximação com uma pulseira?

A pulseira com NFC funciona como o celular e o cartão. Dessa forma, ao aproximá-la de uma máquina de cartão é realizado o pagamento.

O pagamento por aproximação é seguro?

De forma resumida, podemos dizer que o pagamento por aproximação tende a ser mais seguro do que quando pagamos com dinheiro ou com cartão (utilizando a senha). Isso porque, você está evitando que furtem seu dinheiro e que seu cartão seja clonado.

Gostou?

Gostou? O que achou? Entendeu como funciona o pagamento por aproximação? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!