Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Os navegadores Microsoft Edge e Internet Explorer continuam a perder usuários, de acordo com os dados mais recentes da empresa de web analytics Net Applications (via Computerworld). No mês passado, a quota de usuários levando em conta a soma dos dois navegadores, Edge e Internet Explorer 11 caíram para 21% (0,9 pontos percentuais, a maior queda desde Janeiro). Os navegadores web da Microsoft estão muito atrás do Google Chrome, que está na liderança com aproximadamente 60% dos usuários.

“Enquanto a perda de quota nos oito meses de 2017 tem sido pouco mais de metade do mesmo período de 2016 — ilustrando uma desaceleração, IE + Edge já abriram quase um ponto percentual total por ano neste ano”, explicou a Computerworld . “Se essa taxa de redução continuar, os navegadores da Microsoft poderão ter sérios problemas no futuro”

Este é obviamente o pior cenário, mas, a Microsoft ainda deve se preocupar com os usuários da Internet que negligenciam os navegadores da empresa, principalmente o Edge. Ao deixar o Internet Explorer 11 de lado, os dois principais problemas com o Microsoft Edge hoje são: ele só recebe novos recursos duas vezes por ano, quando ocorrem as grandes atualizações do sistema, e ainda é exclusivo para dispositivos Windows 10.

Como o Android agora é o sistema operacional mais usado para navegar na internet, realmente faz sentido que a Microsoft libere o Edge da atualização pregada ao sistema e que disponibilize o navegador nas plataformas móvel concorrentes. Quanto aos PCs com Windows 10, o Edge é um navegador competente, mas, ainda não possui a enorme coleção de extensões que os usuários do Chrome e do Firefox desfrutam há anos.

Será interessante ver se o lançamento dos PCs com Windows 10 S (onde o Edge é o navegador padrão e único) pode eventualmente retardar o crescimento do Chrome, embora duvidemos disso, já que as pessoas gostam muito do Chrome.

Agora estamos vivendo em um mundo pós-PC, onde o Microsoft Edge, infelizmente, ainda não alcançou o seu lugar, embora, no meu caso em particular, gosto muito deste navegador e utilizo-o todos os dias.

Fonte: OnMsft e obrigado ao Gui Verdi pela dica 😉