Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A próxima grande atualização de recursos do Windows 10 da Microsoft está aqui e traz várias mudanças e aprimoramentos notáveis. Esta versão é conhecida como atualização do Windows 10 de outubro de 2020, versão 20H2, e é a segunda grande atualização do Windows 10 em 2020, após a versão de 2004, lançada em maio no início deste ano. Além disso, este lançamento é uma continuação da versão 2004, adicionando alguns toques finais e ajustes sutis de design, limpando a IU.

A Atualização de Outubro Chegou!! Confira todas as novidades do Windows 10

O 20H2 será entregue como uma atualização cumulativa gratuita que acompanha a versão 2004, o que significa que a atualização terá apenas algumas centenas de megabytes e não demorará muito para ser instalada. Além disso, se você estiver na versão 1909 ou inferior, a versão 20H2 será entregue como uma atualização completa gratuita do sistema operacional. Neste artigo, veremos todas as novas mudanças e melhorias notáveis, boas ou ruins.

20H2 vídeo passo a passo

Prefere seu conteúdo em formato de vídeo? Confira o guia de vídeo de 10 minutos apresentando todas as mudanças notáveis ??nesta versão do Windows 10.

Menu Iniciar do Windows 10 e notificações

Revisão da atualização do Windows 10 de outubro de 2020: sutil, mas necessário
Opinião sobre a atualização do Windows 10 de outubro de 2020: sutil, mas necessário – Foto: Reprodução/WindowsCentral

O menu Iniciar do Windows 10 é a área que sofreu as maiores mudanças, mesmo que bastante sutis. Na verdade, você pode não notar que nada mudou, a menos que seja indicado. Além disso, com a versão 20H2, a Microsoft começou a arrumar a IU do Windows 10, e o menu Iniciar é nossa primeira parada.

A interface do bloco dinâmico agora reconhece o tema do sistema, com os blocos que não seguem mais a cor de destaque escolhida. Isso introduz uma pequena alteração projetada para manter a interface do menu Iniciar com uma aparência minimalista. Em vez de seguir sua cor de destaque, a interface do bloco dinâmico agora corresponde ao tema do sistema. Portanto, se você estiver usando o Windows 10 no modo claro, a interface do bloco refletirá isso.

Outros detalhes

Além da cor do bloco que corresponde ao tema do seu sistema, os blocos em si também são ligeiramente translúcidos, permitindo que o papel de parede ou o conteúdo do aplicativo atrás do menu Iniciar desfoque na interface do bloco. Novamente, é uma mudança sutil de design, mas acho que realmente faz o menu Iniciar parecer moderno.

Em outro lugar no menu Iniciar, a Microsoft removeu os quadrados acentuados atrás dos ícones de aplicativos na lista de aplicativos. Agora, a lista de aplicativos mostra apenas ícones de aplicativos sem uma placa de apoio quadrada. Isso aumenta ainda mais a configuração minimalista que a Microsoft parece estar buscando com este design de menu Iniciar atualizado. Isso torna os novos ícones coloridos que foram introduzidos no início deste ano realmente populares.

Estou muito feliz que a Microsoft está finalmente se concentrando no design do Windows a partir deste lançamento. É apenas uma pequena quantidade aqui, mas eu realmente espero que isso seja um sinal do que está por vir para o Windows 10. A IU do Windows estagnou nos últimos anos, e com plataformas como o macOS entregando novos designs de IU completos, o Windows realmente precisa de um atualizar. Esperançosamente, veremos mais disso em 2021.

Revisão da atualização do Windows 10 de outubro de 2020: sutil, mas necessário
Opinião sobre a atualização do Windows 10 de outubro de 2020: sutil, mas necessário – Foto: Reprodução/WindowsCentral

Notificações

A versão 20H2 também altera as notificações pop-up, que receberam uma pequena modificação para alinhar seu design com as notificações encontradas no próximo sistema operacional Windows 10X da Microsoft. Esta não é uma grande mudança, mas algumas coisas mudaram um pouco para fornecer um design um pouco mais limpo.

Em outro lugar, a Microsoft ajustou o comportamento do Focus Assist para que ele não o notifique mais sobre coisas que você perdeu quando o Focus Assist estiver habilitado. Você pode reativar esta função se quiser, mas muitos vão achar irritante, verificando a Central de Ações ao desativar o modo Focus Assist.

Configurações do Windows 10

Revisão da atualização do Windows 10 de outubro de 2020: sutil, mas necessário
Opinião sobre a atualização do Windows 10 de outubro de 2020: sutil, mas necessário – Foto: Reprodução/WindowsCentral

Como é o caso com todas as atualizações de recursos do Windows 10, a Microsoft continuou a trazer as configurações herdadas do Painel de Controle para o aplicativo de configurações do Windows 10 moderno. Além disso, com a versão 20H2, a Microsoft transferiu a capacidade de alterar a taxa de atualização de sua tela dentro do aplicativo Configurações.

Em outro lugar no aplicativo Configurações, a Microsoft adicionou botões de cópia à área Propriedades do sistema, que permite copiar todas as informações do dispositivo para a área de transferência com um clique, o que é útil se você estiver tentando enviar a um representante de suporte os detalhes do dispositivo.

Nesta versão, a interface ALT + TAB agora mostrará as guias abertas do Microsoft Edge também. Além disso, isso pode ser configurado no aplicativo Configurações, com opções de mostrar todas as guias abertas, as últimas cinco guias, as três últimas ou nenhuma guia. Nas versões anteriores do Windows 10, as guias abertas no Edge não apareciam nessa interface.

Modo Tablet do Windows 10

Revisão da atualização do Windows 10 de outubro de 2020: sutil, mas necessário
Opinião sobre a atualização do Windows 10 de outubro de 2020: sutil, mas necessário – Foto: Reprodução/WindowsCentral

Uma grande mudança que está sendo enviada como parte deste lançamento é uma mudança na maneira como o Windows detecta e responde à alternância entre o modo laptop e o modo tablet. No passado, um laptop conversível com Windows mudava do modo desktop normal para o “Modo Tablet” do Windows 10 ao desconectar ou girar o teclado. Com a versão 20H2, isso não é mais o caso.

Nesta versão, quando um usuário muda a postura do laptop para o tablet, o Windows ajustará a interface da área de trabalho para ser um pouco mais amigável ao toque. A barra de pesquisa na barra de tarefas entrará em colapso, os aplicativos fixos e em execução ficarão mais espaçados, o ícone do teclado sensível ao toque aparecerá na bandeja do sistema e o File Explorer adotará hitboxes maiores.

Mais detalhes

O menu Iniciar não entra em tela inteira e os aplicativos permanecem nas janelas de aplicativos e também não abre em tela inteira. O antigo Modo Tablet maximizaria o menu Iniciar, transformando-o em uma Tela Inicial e forçaria todos os aplicativos a rodarem em tela cheia como você esperaria em um tablet. Este comportamento não é mais padrão com a versão 20H2.

Não está claro exatamente por que a Microsoft fez essa mudança. A nova experiência do tablet não é uma melhoria em relação à antiga. Isso não quer dizer que o antigo Modo Tablet era bom, mas as mudanças feitas aqui não são melhores. A Microsoft ainda precisa oferecer uma experiência verdadeiramente nova e inovadora no Modo Tablet para combinar com o iPad. Simplificando, ainda não está lá.

Para aqueles que não gostam das novas mudanças de postura do tablet, você pode ir em Configurações e reativar o comportamento antigo que automaticamente o coloca no Modo Tablet dedicado com aplicativos de tela cheia.

Microsoft Edge

Opinião sobre a atualização do Windows 10 de outubro de 2020: sutil, mas necessário – Foto: Reprodução/WindowsCentral

Esta adição na versão 20H2 pode não ser notável para alguns, já que a Microsoft está lançando lentamente o novo Edge por meio do Windows Update para versões mais antigas do Windows 10 por um tempo. No entanto, se você ainda não baixou manualmente ou recebeu automaticamente o novo Microsoft Edge em seu PC, esta nova versão do Windows 10 agora vem com ele pré-instalado.

O novo Microsoft Edge é ótimo. Do ponto de vista de desempenho e navegação na web, é uma melhoria em relação à versão anterior do Edge em todos os sentidos. Estão faltando alguns dos recursos exclusivos do antigo Edge, incluindo Set Tabs Aside e tinta diretamente nas páginas da web, mas o uso desses recursos era baixo para começar.

O que mais?

Com a nova versão do Edge vem uma nova interface de usuário e ícone, que se encaixa perfeitamente na barra de tarefas ao lado de outros novos ícones da Microsoft introduzidos ao longo do ano. Além disso, se você quiser um mergulho profundo nas novidades do Microsoft Edge mais recente, certifique-se de verificar nossa análise completa.

Aqueles de vocês que não usam o Edge, isso ainda será instalado automaticamente quando você atualizar para a versão 20H2. Isso porque este novo Edge substitui completamente o antigo Edge por esta versão do Windows 10. E assim como você não conseguia desinstalar o antigo Microsoft Edge antes, você também não pode desinstalar o novo Microsoft Edge. Você não pode desinstalar o Safari no macOS ou Chrome no Android, e é um caso semelhante aqui. O Edge está lá como um backup se você não quiser usá-lo como principal.

Eu acho que você deveria experimentar o novo Edge, entretanto. É baseado no Chromium, a mesma tecnologia que alimenta o Google Chrome e o Opera. Se você gosta do Chrome, provavelmente sentirá o mesmo com o novo Edge.

Diversos

Opinião sobre a atualização do Windows 10 de outubro de 2020: sutil, mas necessário – Foto: Reprodução/WindowsCentral

Para novos PCs enviados com a versão 20H2 pré-instalada, a barra de tarefas agora será semi-personalizada para sua conta quando você acessar o desktop pela primeira vez. A Microsoft analisará sua conta da Microsoft e determinará se fixará determinados aplicativos em sua barra de tarefas por padrão. Por exemplo, se você tiver uma assinatura ativa do Office, ela fixará o aplicativo do Office na barra de tarefas para você. Se você tiver um telefone Android vinculado à sua conta, ele fixará o aplicativo Your Phone para acesso rápido.

É uma pequena alteração, mas acho que algumas pessoas irão apreciar. Você pode liberar facilmente qualquer aplicativo adicional que decida fixar, assim que chegar à área de trabalho. Isso se aplica apenas a novos PCs com a versão 20H2 pré-instalada. Este comportamento não acontecerá apenas atualizando seu PC existente.

Conclusão

Essas são todas as mudanças notáveis ??que virão na atualização do Windows 10 de outubro de 2020. No entanto, é um problema menor, com certeza. As melhorias na IU são bem-vindas e, esperançosamente, um sinal do que está por vir. O Windows 10 precisa urgentemente de uma atualização, e talvez veremos isso acontecer em 2021.

Por fim, a atualização do Windows 10 de outubro de 2020 começa uma distribuição em fases hoje, e se você estiver executando a versão 2004, será um patch simples que não demorará muito para instalar. Recomendo a atualização quando possível, pois é realmente projetado para deixar o Windows com aparência e funcionamento melhor. As grandes mudanças no modo tablet podem ser revertidas se você não gostar delas, então há poucos motivos para não atualizar.

Fonte: WindowsCentral

O que você achou da atualização do Windows 10 de outubro de 2020? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar no botão “Canal do Telegram” no topo direito da página.