Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O Snapdragon 835 foi oficialmente anunciado pela Qualcomm durante a CES 2017 e ele é incrivelmente poderoso.

Muitas de suas especificações oficiais batem com as informações que vazaram semana passada e que vocês conferiram aqui com a gente. Ele será o primeiro SoC da Qualcomm a ser construído usando a tecnologia de 10 nm. Outro destaque desse processador é que ele será o primeiro ARM compatível com o Windows 10 da Microsoft, como eles próprios anunciaram aqui.

O Snapdragon 835 possui um projeto de CPU Octa-core semi-customizado, com quatro novos núcleos Kryo 280 de alto desempenho com clock de 2,45 GHz, e quatro núcleos voltados para a eficiência energética que rodam a 1,9 GHz, Adreno 540, que conta com a tecnologia Qualcomm hexágono 682 DSP para gerenciar as cargas de trabalho diferentes. Tudo isto combinado resultará em um aumento de 27% no desempenho quando comparado com a geração anterior.

A Qualcomm também está fazendo melhorias significativas com o Snapdragon 835 quando se trata de consumo de energia. Para ser mais preciso, o Snapdragon 835 consome 40% menos energia do que a geração mais velha e promete oferecer o seguinte:

“Mais de 1 dia de conversação, Mais de 5 dias de reprodução de música e mais de 7 horas de streaming de vídeo 4K. Seu telefone precisar de mais poder, Qualcomm Quick Charge 4 fornece cinco horas de bateria com apenas cinco minutos de carga.”

Eles também afirmaram que ele virá com melhorias substanciais para a renderização de gráficos e realidade virtual. Ele inclui aprimoramentos “revolucionários” para áudio preciso, interações intuitivas e visuais vibrantes. O processador também oferece processamento gráfico 3D 25% mais rápido e produz 60X exposição de cores do que o Snapdragon 820.

Na maior parte do tempo o 835 usará os quatro núcleos voltados para a eficiência energética, mais precisamente em cerca de 80% dos casos, deixando os outros quatro núcleos de alto desempenho para jogos mais pesados e quando o usuário estiver usando múltiplas janelas.

O SoC também é compatível com a memória LPDDR4X. No lado GPU, o Snapdragon 835 vem com o Adreno 540, que exibe 60X mais cores e é 25% mais rápido em renderização 3D do que o Adreno 530, ainda conta com suporte para o OpenGL ES 3.2, OpenCL 2.0, Vulkan e DirectX 12 e mais:

  • Bluetooth 5.0 (primeiro SoC do mundo a suportar esse novo padrão)
  • Quick Charge 4.0 (que é 20% mais rápido que a versão 3.0)
  • Spectra 180 e um ISP duplo de 14 bits
  • Vídeo HDR10
  • Qualcomm’s Aqstic codec
  • Áudio aptX / aptX HD via Bluetooth
  • Modem Gigabit LTE
  • Suporte a USB-C e USB-PD (Power Delivery)
  • Suporte a câmeras de até 32MP ou duas de 16MP com captura de vídeos em 4K com até 60fps e auto focus híbrido e detecção de face aprimorada

Seu novo Modem Gigabit LTE permitirá que os dispositivos alcancem velocidade de internet de até 1 gigabit por segundo. Para o Wi-Fi, a Qualcomm está oferecendo uma solução integrada 2×2 802.11ac Wave-2 juntamente com um módulo Wi-Fi multi-gigabits 802.11ad que atinge o máximo de 4.6Gb / seg. O 835 consumirá até 60% menos energia enquanto estiver no modo Wi-Fi do que sua geração anterior.

Enfim, a Intel que se cuide, porque a Qualcomm chegou com tudo com esse processador. Diferente dos SoC’s da Intel, os modelos ARM da Qualcomm contam com “peças” integradas, o que deixa o custo de produção final de um gadget bem menor, e como agora ele é compatível com o Windows 10 (ou será ainda…), a coisa pode ficar feia para Intel e seus processadores pensados única e exclusivamente para desktop e laptos.

Fonte: Windows Central