Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

microsoft-office

Enquanto nós ricos brasileiros ficamos os últimos quatro dias e meio pulando carnaval, as pobres empresas norte americanas passaram esses dias trabalhando incansavelmente para agregar mais funções as suas ferramentas e tentando angariar novos usuários.

A Microsoft anunciou essa semana que as versões mobile e web do Office vão se integrar a outros serviços de hospedagem na nuvem. Com isso será possível abrir, editar e salvar seus documentos diretamente em serviços como Box, DropBox, Google Drive, iCloud entre outros concorrentes do OneDrive, assim que esses aplicativos forem atualizados.

A medida por enquanto vale apenas para iOS, mas já existe a possibilidade do serviço migrar para o Android e Windows 10. Como usuário de Lumia desde os tempo de Windows Phone 7 já estou mais que acostumado a ver novas funcionalidades chegarem primeiro nos concorrentes que na própria plataforma da Microsoft, mas um dia chegam.

iworks

E por falar no SO da Maça… nesse momento a caveira de Steve Jobs deve estar se remoendo no tumulo. Isso por que a Apple anunciou que sua suíte de escritório, o iWorks, agora esta disponível a todos na web sem a necessidade de adquirir um hardware da companhia e melhor de tudo: 100% gratuito.

O Serviço é um concorrente ao Office web, fornecendo funcionalidades simples para trabalho. Não espere fazer seu TCC aqui ou aquele relatório gerencial. Assim como a plataforma web da Microsoft o iWorks para Web é um “quebra galho”, não substituindo a versão desktop. Para usar o serviço basta criar uma Appel ID, o que não depende de nenhum hardware da empresa. O serviço esta integrado ao iCloud onde você ganha modesto 1GB para armazenamento.

O fator interessante nesses dois movimentos é notar que Microsoft e Apple (a sua maneira) tem se tornado cada vez mais abertas aos usuários, integrando seus serviços a outras plataformas. Já o Google, antes a maior defensora do mundo livre, esta ficando cada vez mais fechada em seu próprio universo. Fico na espera dos próximos movimentos do Google Docs nos próximos meses.

Fontes: The Verge, Meio Bit