Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Não é mais segredo que a comunidade Windows Phone está se dissolvendo aos poucos. Não são poucos os sites e blogs que reportam o descontentamento geral da nação WP com a Microsoft. Os motivos são diversos, e aqui temos uma lista dos mais comentados:

  • Atraso na liberação do Windows 10 Mobile para aparelhos mais antigos;
  • Bugs encontrados nos novos dispositivos que já saem de fábrica com o Windows 10 Mobile, como os Lumias 950 e 950 XL;
  • Demora no lançamento de algumas aplicações universais, como o novo Facebook e Instagram;
  • Lançamento de APPs criados pela Microsoft para plataformas concorrentes (iOS e Android) como foi o caso de Cortana, do Office Mobile, do Onedrive, do Outlook Mail, etc. Alguns dizem inclusive que alguns deles funcionam melhor no iOS do que no Windows Phone;
  • Lançamento de APPs e funcionalidades para o iOS e Android, mas não para o Windows Phone, como foi o caso do teclado curvo para o iOS e do novo APP de alarme Mimicker para o Android;
  • Ausência de um bom e novo aparelho mid-end, como um Lumia 750 ou 850;
  • O design dos novos Lumias top de linha, considerados por muitos como sendo feios e mal acabados;
  • E por fim, o pior de tudo, a ausência de alguns APPs e jogos famosos, como o Snapchat e o Clash of Clans.

Até o Rudy Huyn, criador do cliente Instagram 6tag, já veio a público reclamar do novo Lumia 950 e posteriormente da atitude da Microsoft de lançar esse tal teclado “curvo” para uso com uma só mão apenas para o iOS, deixando seu próprio sistema de lado, mesmo sabendo que a o Word Flow já tem uma função parecida.

Depois vimos um grande site sobre o Windows Phone, que é o WMPOWERUSER, fazer uma enquete com seus leitores para colher informações sobre o fato deles estarem pensando em “dar um tempo do Windows Phone”. Essa enquete veio à tona depois de Joe Belfiore, executivo da Microsoft, ser flagrado usando um iPhone em vez de um Windows Phone durante suas férias (veja este caso aqui).

Mas, será que a coisa está tão feia assim mesmo? Será que a Microsoft não está nem aí para o Windows Phone/Windows 10 Mobile? Afinal, ela lucra muito mais com o Android do que com ele…

windows 10 mobile home screen

Bem, tudo parecer levar a crer que a coisa anda mal das pernas mesmos, porém, a uma luz no fim do túnel e o Gabriel Aul, chefe do programa Windows Insider, confirmou isso pra gente.

Em resposta a mais um dos milhares de usuários descontentes com a atual situação do S.O., via Twitter Aul respondeu o seguinte:

O fato de não ter uma compilação hoje significa apenas que não temos uma compilação para hoje, mas isso não significa que o Mobile não é importante para nós.

Satya Nadella, CEO da Microsoft, também já disse anteriormente que o Windows Mobile é muito importante para a cia e que ele é parte integrante dos macros planos da empresa quanto ao Windows 10 e tudo o que ele agrega (Office, OneDrive, Skype, etc).

Então, o que está acontecendo?

A principal culpada desse alvoroço na comunidade é a própria Microsoft, pois, eles não são muito adeptos de emitir comunicados para acalmar os ânimos dos seus usuários, a exemplo do atraso da liberação de Cortana para nós brasileiros e do próprio Windows 10 Mobile para modelos mais antigos, que passou de dezembro de 2015 para fevereiro de 2016. Nada foi dito sobre o assunto, o que levou a revolta de muitos. Se não bastasse o fato deles terem dificuldade em cumprir prazos… a demora de novos lançamentos é tanta que hashtags do tipo #Microsoon ganharam o mundo, fazendo menção ao fato de tudo da MS ter um “Em breve” na frente.

Além disso, a empresa não parece preocupada em explicar em miúdos os seus planos com relação as suas estratégias dentro do terreno inimigo. Como por exemplo, o porquê do iOS e do Android ganharem uma versão de Cortana e demais serviços.

Então, tudo isso gera centenas de especulações, rumores, disse e me disse, etc. A partir daí a culpa passa a ser muito mais dos próprios usuários e da imprensa especializada do que de qualquer outro.

Por que? Porque o que mais vemos por aí são sites e blogs que adoram criar matérias especulativas, sem fontes confiáveis a fim de ganhar mais popularidade e por que não dizer uns cliques em seus anúncios… gerando um ar de incertezas que não existe, alimentando falsas expectativas que posteriormente se convertem em frustrações, e assim por diante. Por sua vez, os usuários Windows Phonianos são os mais “reclamões” do mundo, onde nada está bom, nada presta, ou a grama do vizinho é sempre mais verde literalmente.

O que falta nos usuários do Windows Phone é confiança no sistema, pois mesmo em sua versão atual ele é sim um sistema completo, porém, a sua maneira. A sua maneira porque o problema é que as pessoas querem que o WP seja igual ao Android e ao iOS ao mesmo tempo, enquanto a Google e a Apple não estão preocupadas em serem iguais ao Windows Phone, e ele não é mesmo. No final das contas a ideia é ele realmente ser “o diferente”. Acho que duas propostas tão semelhantes já é o bastante.

Coincidência ou não, outros sistemas que apenas tentaram “copiar” o iOS e o Android morreram na metade do caminho. Um abraço para o PalmSO, FireFox SO, Blackberry OS, Sailfish OS, Tizen, etc. O único que está segurando as pontas é o WP. Falta também os usuários aprenderem onde reclamar. O local ideal é o Windows Feedback, ou ainda pelo Twitter e Facebook. De sobra ainda tem o SAC da empresa.

smartphone windows android ios pelo mundo

A preocupação da Apple é tanta (ironicamente falando) com seus concorrentes que até hoje é preciso ter instalado o iTunes em seu PC para pode passar músicas e fotos para seu iPhone ou iPad. Também não é possível enviar um arquivo via Bluetooth pelo iPhone nativamente. Já a Google não está nem aí para sua segurança, se assim o fosse, não teríamos tantos problemas de vulnerabilidade no robozinho verde.

Em suma, cada um no seu quadrado e com seus problemas e limitações, afinal, não existe sistema perfeito, mas sim aquele que se adequa melhor a suas necessidades. Então, é melhor parar de querer que o WP copie o Android e o iOS e entender que o WP é o WP, com suas características próprias.

O Windows Phone tem muito a oferecer especialmente em desempenho, segurança e facilidade de uso. Falta um APP ou outro, porém, o sistema tem muito a oferecer já nativamente, ainda mais agora com o Windows 10 Mobile onde tudo será integrado e universal. Quero ver um Android da vida receber tantas atualizações como um modelo de Windows Phone 8…

[Atualizado] Agora, como bem colocou o colega do vídeo abaixo, o Windows 10 Mobile não vem para competir com o Android ou com o iOS, mas sim, para compor o ecossistema Windows 10, o One Core.

httpss://www.youtube.com/watch?v=92RPuy3PVnw

Além de tudo isso, só um leigo não percebeu que foi o Windows Phone 7 e 8 que serviram se inspiração para a MS mudar toda a UI do Windows 8. Depois eles aprimoraram tudo e hoje vemos Live Tiles e o design simplista e flat (Metro) do Windows Phone em praticamente tudo da empresa.

Então, vamos com calma que o sistema vai evoluir ainda mais e os APPs vão chegar de forma natural e gradativa. Não fique esperando por um Bum de APPs e jogos do nada, tudo é gradativo.

O Windows 10 Mobile será a grande virada e a Microsoft sabe disso. Por isso ela está preparando o terreno para não errar de novo como aconteceu com o Windows Phone 7 e também porque ela sabe que o WP8 não conseguiu alcançar uma meta mais audaciosa. O Windows 10 Mobile está sendo polido para mostrar que veio para ficar, e quem ficar, também só tem a ganhar.

i-love-windows-phone2

#iLoveWindowsPhone