Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

No comecinho desse ano falamos pela primeira vez da versão de 64-bits do Windows 10 Mobile. Na ocasião a informação de que a Microsoft estaria desenvolvendo uma versão de 64 bits do Windows 10 Mobile foi descoberta depois da empresa abrir uma vaga de engenheiro de software na qual fica bem claro o que a eles esperam do profissional que será contratado.  Agora temos informações privilegiadas de que tal versão do sistema está pronta e deve chegar primeiramente para os novos Lumias 950 e 950 XL.

Quais seriam as vantagens de ter um sistema que pode receber instruções em 64-bits? Pra começar é uma evolução natural dos sistemas operacionais móveis e só o Windows Phone/Windows 10 Mobile ainda não está apto para isso. O iOS da Apple foi “atualizado” em 2013 e o Android da Google em 2014 e ambos já recebem instruções em 64-bits.

windows 10 mobile 64 bits

Mas, o que é um sistema de 64-bits? E o que é o bit? Binary Digit é uma unidade de medida de informação digital, com sequência de 1 e 0 bits, ou seja, é como uma fileira com numeração de ordem 1 e 0. Esta sequência é realizada, pois computadores só rodam com sistema numérico binário. Portanto, quanto mais bits o aparelho tem, mais informações é possível rodar simultaneamente.

Dito isso, é simples entender que um sistema que pode receber instruções em 64-bits é um sistema que pode receber uma quantidade de instruções muito maior ao mesmo tempo, logo, temos aqui um sistema ainda melhor e mais poderoso.

Isso não quer dizer que estamos dizendo que o de 64 é simplesmente melhor que o de 32-bits, mas sim que tudo é relativo. Para tarefas mais simples e para equipar um smartphone de baixo custo um S.O. de 32-bits é mais do que o suficiente, porém, quem quer um sistema para jogar games de altíssima resolução ou ainda para assistir filmes com resolução 4K e ou ainda executar dezenas de tarefas ao mesmo tempo, quanto mais instruções o sistema entender ao mesmo tempo melhor, então, é aqui que entra o sistema de 64-bits. Tudo é uma questão de aplicabilidade.

Outra vantagem é fazer com que o sistema suporte mais do que 3GB de memória RAM, já que isso é o máximo de memória que um sistema de 32-bits pode lidar, enquanto num de 64-bits esse número é muito maior, chegando até a 128GB de memória RAM gerenciáveis.

Porém, a maior vantagem mesmo é o fato do sistema permitir o: “x86 compat subsystem for Windows on ARM based on x86-to-ARM just-in-time (JIT) emulator”, isto é, os usuários seriam capazes de executar aplicativos x86 em chips ARM. Esse é o sonho de muitos usuários da plataforma, mas que ainda deve demorar um bocadinho para se tornar uma realidade. Só deixando claro que nenhum sistema operacional móvel faz isso atualmente e nem é certeza que os modelos já existente que comentamos no primeiro parágrafo terão essa capacidade adicionada.

Por enquanto sabemos que os dados abaixo foram apurados pela equipe de engenharia:

  • O consumo de bateria melhorou em 30%
  • Uso/gerenciamento da memória RAM melhorou 40%
  • O processamento de informações ficou até 72% melhor
  • O gerenciamento de memória de armazenamento está 26% melhor
  • O processamento de imagens capturadas pela câmera ficou 34% melhor
  • Áudio (gravações e ligações) ficou 28% melhor
  • Áudio e vídeo (Adreno) performance de reprodução ficou 45% melhor

É notório que a versão de 64-bits tem um melhor gerenciamento do hardware se comparado ao de 32-bits. Os testes foram feitos com 4 aparelhos, dois 950 e dois 950 XL, ambos foram expostos as mesmas situações de uso e testes controlados.

Informações preliminares dizem que todos aparelhos com 2GB ou mais de memória RAM e processadores compatíveis com instruções em 64-bits, podem ser atualizados (em termos técnicos), sendo apenas necessário quem eles sejam elegíveis ao Windows 10 oficial e estável.

qualcomm snapdragon 64 bits

Com essas limitações realmente essa versão ficará restrita aos Lumias 950, 950 XL, Acer Jade Primo e ao HP Elite X3, tendo em vista que atualmente apenas os Snapdragon 410, 412, 415, 430, 615, 616, 808, 810 e 820 da Qualcomm são de 64-bits. A não ser que apareça algum modelo novo com um SoC da serie 410, 412, 415, 430, 615, 616 ou 820. O update deve chegar até o final deste ano. Os Lumia 550 e o 650 usam o Snapdragon 210 e 212 respectivamente, que são de 32-bits, então, permaneceriam na versão de 32-bits.

Tudo isso são informações não confirmadas, mas podemos acompanhar todas elas com a hashtag #confiável. Além disso, não confunda versão de 32 ou 64-bits com o fato de que novas atualizações poderiam deixar de vir para os demais modelos. Uma assunto não tem relação com o outro. Todos continuarão sendo atualizado. O que muda é a performance, que ficará ainda melhor em aparelhos mais tops, além de novos recursos que eles poderão executar que vão além dos demais.