Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Depois de quase 14 anos de carreira, a Nokia acaba de descontinuar oficialmente o Symbian S.O. A empresa alega ter tomado essa decisão baseado no fato que as vendas de aparelhos equipados com esse S.O. Estão notoriamente insatisfatórias. Para se ter uma ideia, no último trimestre de 2012, foram vendidos 2,2 milhões de aparelhos com o Symbian, enquando no mesmo período foram vendidos exatamente o dobro de smartphones com Windows Phone.

Nokia-three-Symbian-Belle-devices-2012

O último aparelho da marca que usa o Symbian é o Nokia 808 Pure View. Um aparelho que mais parece uma câmera que faz ligações. O suporte aos atuais usuários continurá fime e forte, disse a própria Nokia, contudo, nenhum modelo novo será lançado usando esse sistema. Esse já é o segundo sistema operacional que a Nokia abandona em menos de 3 anos. Primeiro foi o Meego e agora o Symbian.

Nokia 808 pure view e fim do symbian OS

Ao que parece o foco da Nokia será mesmo o Windows Phone da Microsoft quando o assunto é smartphone. Já quando falamos em aparelhos de baixo custo, a empresa continuará apostando no S40, que nada mais é do que uma versão simplificada do Symbian. Ainda não sabemos se isso é ruim ou bom para nós consumidores, só sabemos que sentiremos falta do saudoso N95 e do poderoso N8. Esperamos dessa forma que a Nokia realmente invista tudo o que tem no Windows Phone, isso sim é bom para nós.

Nokia-Lumia-800-e-710-2

 Fontes: Tecmundo e UOL