Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Os novos M1 Macs tomaram conta da Web com notícias sobre seu desempenho surpreendente, um feito admirável para a primeira tentativa da Apple em um chip de desktop baseado em ARM. A Apple Silicon correu círculos em torno de suas contrapartes da Intel e até mesmo superou as GPUs de desktop mais antigas da NVIDIA e da AMD. Apesar disso, os MacBooks provavelmente ainda teriam um desempenho ainda melhor se combinados com uma placa de vídeo externa ou eGPU. Infelizmente, oficialmente não era o caso, mas na verdade pode ser apenas uma questão de tempo até que o suporte eGPU para macOS Big Sur em Macs M1 retorne.

LG ThinQ: a casa do futuro chegou. E ela está ao toque dos seus dedos

Apple Silicon M1

Para ser justo, a exclusão do suporte eGPU era esperada, mas também decepcionante. A mudança para uma arquitetura ARM significa que os drivers de dispositivos mais antigos não funcionarão diretamente nos novos Macs, mesmo e especialmente com emulação. A Apple teve que priorizar quais periféricos ela queria que funcionassem com os Macs M1 no primeiro dia e os eGPUs podem não ser tão críticos para a maioria de seus usuários de qualquer maneira. Além disso, a Apple queria exibir os recursos gráficos superiores do M1 Silicon, sem qualquer assistência externa.

Mas, embora o suporte a eGPU estivesse oficialmente fora da lista, parece que as bases ainda estão lá em Big Sur de qualquer maneira. O AppleInsider relata que o funcionamento é realmente capaz de detectar eGPUs como Blackmagic e Razer Core X conectados aos Macs. Monitores conectados por meio das portas Thunderbolt 3 dos eGPUs também funcionam normalmente, mas agem mais como uma passagem. Eles param de funcionar se conectados diretamente aos cartões.

O site teoriza que a falta de drivers é a principal razão para reter o suporte eGPU, o que não seria surpreendente. Há também o fator de que a implementação da Apple é um pouco mais misteriosa e requer mais tempo para funcionar novamente. O suporte eGPU ainda não é exatamente padronizado, mesmo em computadores baseados em Intel.

Quando esse suporte finalmente pousará, ainda está no ar e a Apple pode não ter pressa se o número de usuários do Mac eGPU for bem pequeno. Provavelmente vai se concentrar mais em impulsionar as proezas gráficas do M1 a tal ponto que a maioria dos usuários não sentirá necessidade de nada além de GPUs da Apple.

Fonte: SlashGear

Gostou?

O que você acha do Apple Silicon M1? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar no botão “Canal do Telegram” no topo direito da página.