Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Com duas décadas de existência, o site “Reclame Aqui” é um dos principais canais de comunicação entre consumidores e empresas no Brasil. Assim, ele é muito mais do que um site destinado a postar reclamações. Dessa forma, o portal funciona como uma importante ferramenta de pesquisa para os clientes e uma oportunidade para os empreendimentos fortalecerem as suas marcas.

Veja também: Banggood é confiável? Confira a nossa analise de pós e contras!

Portanto, pensando nisso, trouxemos neste texto informações sobre o site Reclame Aqui para você entender o seu funcionamento. Confira:

O que é o Reclame Aqui?

O site Reclame Aqui funciona de verdade? - Foto: DDS MAS
O site Reclame Aqui funciona de verdade? – Foto: DDS MAS

Como já dito no começo do texto, o Reclame Aqui é um site voltado para a comunicação entre consumidores e empresas. Assim, para as pessoas, representa um canal para expor reclamações a respeito de produtos e serviços. Por outro lado, para as marcas, é um espaço para responder a essas críticas, interagir com o reclamante e melhorar a  experiência do cliente.

Além disso, vale lembrar que a plataforma serve como um canal bem importante para as empresas acompanharem a reputação de suas imagens e analisarem o que o público acha de seus produtos e serviços.

Nessa perspectiva, podemos dizer que o Reclame Aqui pode ser bem útil com um banco de dados e uma plataforma para detectar, resolver problemas e interagir com os consumidores.

Qual a importância da plataforma Reclame Aqui?

O site Reclame Aqui funciona de verdade? - Foto: BV MAS
O site Reclame Aqui funciona de verdade? – Foto: BV MAS

O poder de difusão desse site é extraordinário e não pode ser desprezado pelas empresas. Além disso, segundo informações do portal, ele recebe mais de 42 milhões de visitas todos os meses.

Em média, essa multidão de internautas permanece três minutos e 11 segundos na página, que conta com mais de 15 milhões de consumidores cadastrados e aproximadamente 120 mil empresas registradas.

Além disso, vale lembrar que as reclamações feitas nesse portal são indexadas por buscadores como Google, Yahoo, Bing e entre outros. Dessa forma, ela aumenta o seu alcance a um extenso contingente de pessoas que buscam informações sobre as marcas.

Portanto, de olho nos efeitos irreversíveis gerados pelo site, grandes empresas passaram a implementar um setor específico para acompanhar e responder às reclamações feitas na plataforma.

Qual a história do portal Reclame Aqui?

O site Reclame Aqui funciona de verdade? - Foto: RA MAS
O site Reclame Aqui funciona de verdade? – Foto: RA MAS

O Reclame Aqui surgiu após uma experiência problemática e real envolvendo um consumidor e uma empresa. Assim, em 1999, Maurício Vargas, fundador do site, comprou uma passagem aérea, mas não conseguiu embarcar no avião.

O motivo disso é que a empresa havia colocado à venda uma quantidade de passagens superior ao número de lugares disponíveis. Vargas tinha São Paulo como destino, aonde iria atrás de uma oportunidade profissional, perdida em função da negligência da companhia aérea.

Sem conseguir resolver o problema junto à empresa e tampouco encontrar meios para registrar de forma pública as suas reclamações, Vargas notou a necessidade de se criar um canal independente, capaz de simplificar e aproximar consumidores e empresas.

Além disso, ele também identificou a ineficiência dos canais de atendimento das organizações. Foi assim que nasceu o site Reclame Aqui, em 2001. Mas ao contrário do que muita gente pensa, o Reclame Aqui demorou a engrenar.

No seu primeiro ano, contabilizou pouco mais de 20 reclamações. Assim, as queixas eram feitas, em sua maioria, pelos próprios familiares do fundador.

Mas foi só a partir de 2010 que o portal alcançou destaque e passou a crescer. As razões de seu sucesso estão associadas à popularização massiva da internet no Brasil, no início desta década, e à reestruturação técnica e visual feitas no site.

Hoje, o Reclame Aqui é considerado uma das principais referências e fontes de informações sobre empresas e consumo no Brasil.

Onde fazer as reclamações?

O site Reclame Aqui funciona de verdade? - Foto: TC MAS
O site Reclame Aqui funciona de verdade? – Foto: TC MAS

Atualmente, muitas pessoas decidem fazer suas reclamações nas redes sociais do Reclame Aqui. No entanto, as insatisfações feitas pelas redes sociais do Reclame Aqui não são direcionadas para as empresas. Dessa forma, as redes do Reclame Aqui são apenas um canal para informar os consumidores e deixar a equipe do Reclame Aqui mais próxima daqueles que ajudam o site crescer cada vez mais. Por outro lado, o e-mail se destina para ajudar e orientar os consumidores e empresas que estão com algum problema de acesso.

Assim, as reclamações devem ser feitas no próprio site do Reclame Aqui. Dessa forma, no momento em que as reclamações são publicadas no site, as empresas são notificadas automaticamente através do e-mail cadastrado e, a partir deste momento, as respostas dependem exclusivamente delas. Por esse motivo, as insatisfações devem ser realizadas somente pelo site.

Então, não é o Reclame Aqui que responde as reclamações?

O site Reclame Aqui funciona de verdade? – Foto: RA MAS

A resposta curta é não. Dessa forma, o site tem como objetivo intermediar os consumidores e as empresas, fazendo com que o consumidor exerça os seus direitos e as empresas auxiliem e resolva o problema do seu cliente.

E quem avalia a reputação das empresas?

O site Reclame Aqui funciona de verdade? – Foto: QB MAS

Os clientes. Depois que a empresa responde a reclamação, o cliente tem a opção de fazer uma réplica ou fazer uma avaliação, mesmo se ela não responder. Portanto, é com essa avaliação que é gerada a reputação das empresas.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!