Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Antigo Nokia 3310 a esquerda e o novo a direita

A Nokia quer voltar ao mercado de telefones celulares a todo custo. Depois de assistir ao velório dos seus Lumias com Windows Phone 8.1, a antiga gigante finlandesa resolveu apostar na nostalgia e na atual crise econômica que muito países emergentes vem passando, e relançou o clássico Nokia 3310.

Anos atrás esse aparelhinho vendeu mais de 120 milhões de unidades em todo o mundo, mas, isso foi numa época em que a Nokia era a maior vendedora de telefones do mundo, lugar hoje ocupado pela coreana Samsung. Então, será que a investida pode resultar em algo de bom?

Antes de você responder a pergunta acima, vamos dar uma olhada no que o novo Nokia 3310 tem a oferecer:

  • Tela de 2,4 polegadas de TFT com resolução de 240 x 320 pixels e 167 ppi
  • Medidas: 115.6 x 51 x 12.8 mm
  • Memória interna de 16MB com suporte a Micro-SD de até 32GB
  • Câmera traseira de 2MP com Led Flash
  • Bluetooth 3.0
  • Rádio FM e MP3 player
  • Single e Dual SIM
  • Bateria removível de 1200mAh
  • Suporte a navegação via redes 2G

https://www.youtube.com/watch?v=r5hVdeTSm0Y

Deu para perceber que o telefone é bem simples para os atuais padrões. Como estamos falando de um hardware extremamente simplório, podemos dizer que sem dúvida seu foco passa longe de competir com os atuais smartphones, até porque ele sequer é um. Seu foco é o mercado de baixo custo, onde muitos usuários desejam um aparelho assim: fácil de usar, barato, resistente e funcional. Pelo menos mercado tem… só não é o de smartphones.

De quebra ele roda o Sistema operacional Nokia Series 30+ e vem como o navegador de internet Opera Mini embutido. A informação é que o browser em questão foi otimizado para rodar bem e carregar sites rapidamente, mesmo com redes 2G. A promessa é que sua bateria aguente até 31 dias em modo standby e até 22h de conversão ininterrupta. Por fim, ele vem com uma nova versão do famoso jogo da cobrinha e o clássico ringtone da Nokia.

Na Europa o preço sugerido para ele é de € 49 (cerca de R$ 160), e ainda não sabemos se ele será lançado no Brasil.

Agora que você sabe tudo sobre o novo Nokia 3310, o que você achou desse relançamento? Vale enfatizar que ele não roda nem o Windows nem o Android, logo, não tem acesso a lojas de Apps de nenhum desses sistemas operacionais.