Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Desde seu nascimento comercial na década de 1950 como uma “excentricidade tecnológica” em uma feira de ciências, os jogos eletrônicos se tornaram  uma das indústrias de entretenimento mais lucrativas do mundo.

Veja também os jogos que chegarão até o fim desse ano!

O boom da tecnologia móvel nos últimos anos revolucionou a indústria e abriu as portas para uma nova geração de jogadores. Dessa forma, os jogos  tornaram-se tão integrados à cultura popular moderna que agora até os mais velhos sabem o que é o Angry Birds.

Mas o que são os jogos eletrônicos?

O que são Jogos Eletrônicos? Veja tudo sobre! - Foto: Reprodução/ Revide
O que são Jogos Eletrônicos? Veja tudo sobre! – Foto: Reprodução/ Revide

O jogo eletrônico ou videogame é aquele que usa a tecnologia de um “PC”. Dessa forma, ele pode ser jogado em PCs pessoais (dentre eles tablets e celulares), em máquinas de fliperama ou até em consoles. Além disso, vale lembrar que um console é um “PC pequeno” que serve basicamente para jogar videogame — PlayStation, Xbox e Wii são exemplos. Os consoles são conectados a controles manuais e a um aparelho de televisão. Por fim, as pessoas podem jogar tanto sozinhas quanto acompanhadas.

Os primeiros dias

O que são Jogos Eletrônicos? Veja tudo sobre! - Foto: Reprodução/ TT
O que são Jogos Eletrônicos? Veja tudo sobre! – Foto: Reprodução/ TT

Embora os videogames sejam encontrados hoje em lares em todo o mundo, eles na verdade começaram nos laboratórios de pesquisa de cientistas.

Em 1952, por exemplo, o professor inglês AS Douglas criou o OXO, também conhecido como tic-tac-toe. Esse jogo fazia parte de sua tese de doutorado na Universidade de Cambridge. Em 1958, William Higinbotham criou o “Tennis for Two” em um grande PC analógico e tela de osciloscópio conectado para o dia do visitante anual no Laboratório Nacional de Brookhaven em Upton, Nova York.

Em 1962, Steve Russell, do Massachusetts Institute of Technology, inventou a Spacewar!. Esse era um game de combate espacial baseado em PC para o PDP-1 (Processador de Dados Programado-1), até então um PC de ponta encontrado principalmente em universidades. Além disso, vale lembrar que este foi o primeiro videogame que pode ser jogado em várias instalações de PC.

O surgimento do console doméstico

O que são Jogos Eletrônicos? Veja tudo sobre! - Foto: Reprodução/ TT
O que são Jogos Eletrônicos? Veja tudo sobre! – Foto: Reprodução/ TT

Em 1967, os desenvolvedores da Sanders Associates, Inc., liderados por Ralph Baer, ??inventaram um protótipo de sistema de videogame multijogador e multiprograma que poderia ser reproduzido em uma televisão. O seu nome era “The Brown Box”.

Baer, ??que às vezes é referido como o pai dos videogames, licenciou seu dispositivo para a Magnavox. A empresa, por sua vez, vendeu o sistema aos consumidores como Odyssey, o primeiro console doméstico de videogame, em 1972. Dessa forma, nos anos seguintes, o console Odyssey primitivo iria comercialmente fracassar e “morrer”.

Ainda assim, um dos 28 jogos do Odyssey foi a inspiração para o “Pong” da Atari, o primeiro videogame de arcade, que a empresa lançou em 1972. Em 1975, a Atari lançou uma versão doméstica de “Pong”, que foi tão bem-sucedida quanto sua contraparte de arcade.

No entanto, a Magnavox, junto com Sanders Associates, acabaria processando a Atari por violação de direitos autorais. Mas o Atari se estabeleceu e tornou-se uma “versão licenciada” do Odyssey. Nos 20 anos seguintes, a Magnavox ganhou mais de US$ 100 milhões em processos de direitos autorais relacionados ao Odyssey e suas patentes de videogame.

Em 1977, a Atari lançou o Atari 2600 (também conhecido como Video Computer System), um console doméstico que apresentava joysticks e cartuchos de jogos intercambiáveis ??que executavam jogos multicoloridos, efetivamente dando início à segunda geração de consoles de videogame.

Alguns marcos notáveis dos anos 70 e 80

A indústria de videogames teve alguns marcos notáveis ??no final dos anos 1970 e início dos anos 1980, incluindo:

  • O lançamento do jogo de arcade “Space Invaders” em 1978;
  • O lançamento da Activision, a primeira desenvolvedora de jogos terceirizada (que desenvolve software sem fazer consoles ou gabinetes de arcade), em 1979;
  • A introdução ao popular “Pac-Man“;
  • Criação de Donkey Kong pela Nintendo, que apresentou ao mundo o personagem Mario;
  • Lançamento do primeiro jogo da Microsoft, o Flight Simulator.

“The Video Game Crash”

O que são Jogos Eletrônicos? Veja tudo sobre! - Foto: Reprodução/ Guia Play
O que são Jogos Eletrônicos? Veja tudo sobre! – Foto: Reprodução/ Guia Play

Em 1983, a indústria norte-americana de videogames experimentou um grande “crash” devido a uma série de fatores. Dessa forma, os principais motivos seriam um mercado de console de videogame supersaturado, competição de jogos de PC e um excedente de jogos de baixa qualidade superestimados, como o infame ET, um jogo da Atari baseado no filme homônimo e frequentemente considerado o pior jogo já criado. Dessa forma, muitas empresas chegaram à falência.

A indústria doméstica de videogames começou a se recuperar em 1985, quando o Nintendo Entertainment System (NES), chamado de Famicom no Japão, veio para os EUA. Dessa forma, o NES melhorou os gráficos, cores, som e jogabilidade de 8 bits em relação aos consoles anteriores.

A Nintendo, uma empresa japonesa que começou como fabricante de jogo de cartas, lançou uma série de importantes franquias de videogames. Dessa forma, a empresa é responsável por jogos como Super Mario Bros., The Legend of Zelda e Metroid.

Além disso, a Nintendo impôs vários regulamentos sobre jogos de terceiros desenvolvidos para seu sistema, ajudando a combater software apressado e de baixa qualidade. Desenvolvedores terceirizados lançaram muitas outras franquias duradouras, como Mega Man da Capcom, Castlevania da Konami, Final Fantasy da Square e Dragon Quest da Enix (Square e Enix mais tarde se fundiram para formar a Square Enix em 2003).

Em 1989, a Nintendo fez sucesso novamente ao popularizar os jogos portáteis com o lançamento do Game Boy de 8 bits e o jogo Tetris. Ao longo dos próximos 25 anos, a Nintendo lançaria uma série de sucessores de sucesso para o Game Boy. Dessa forma, esse sucessores foram o Game Boy Color em 1998, o Nintendo DS em 2004 e o Nintendo 3DS em 2011.

A “Primeira Guerra” dos Consoles

O que são Jogos Eletrônicos? Veja tudo sobre! - Foto: Reprodução/ Game Blast
O que são Jogos Eletrônicos? Veja tudo sobre! – Foto: Reprodução/ Game Blast

Também em 1989, a Sega lançou seu console Genesis de 16 bits na América do Norte como um sucessor do Sega Master System de 1986, que falhou em competir contra o NES.

Com sua superioridade tecnológica em relação ao NES, marketing inteligente e o lançamento do jogo Sonic the Hedgehog, o Genesis fez avanços significativos contra seu rival mais antigo. Em 1991, a Nintendo lançou seu console Super NES de 16 bits na América do Norte, lançando a primeira verdadeira “guerra dos consoles”.

O início da década de 1990 viu o lançamento de uma variedade de jogos populares em ambos os consoles. Dessa forma, surgiram novas franquias como Street Fighter II e Mortal Kombat, um jogo de luta que retratava muito sangue na “versão Genesis” do jogo.

Em resposta ao jogo violento, a Sega criou o Videogame Rating Council em 1993 para fornecer um rótulo descritivo para cada jogo vendido em um console doméstico da Sega. Posteriormente, o conselho deu origem ao Entertainment Software Rating Board, que abrange todo o setor, e ainda é usado hoje para classificar games com base no conteúdo.

Em meados da década de 1990, os games saltaram para o cinema com o lançamento do filme de ação ao vivo Super Mario Bros. em 1993. Além disso, outros filmes surgiram como Street Fighter e Mortal Kombat. Vários filmes baseados em videogames foram lançados desde então.

Com uma biblioteca de jogos muito maior, preço mais baixo e marketing bem-sucedido, a Genesis já havia ultrapassado o SNES na América do Norte. Mas a Sega não conseguiu obter sucesso semelhante no Japão.

O auge dos jogos eletrônicos em 3D

O que são Jogos Eletrônicos? Veja tudo sobre! – Foto: Reprodução/ TT

Com um salto na tecnologia dos PCs, a quinta geração de videogames deu início à era tridimensional dos jogos.

Em 1995, a Sega lançou na América do Norte seu sistema Saturn, o primeiro console de 32 bits que reproduzia jogos em CDs em vez de cartuchos, cinco meses antes do previsto. Esse movimento foi para bater a primeira investida da Sony em games, o Playstation, que foi vendido por um preço menor que o Saturn quando foi lançado no final daquele ano. No ano seguinte, a Nintendo lançou seu sistema de 64 bits baseado em cartucho, o Nintendo 64.

Embora a Sega e a Nintendo tenham lançado os seus famosos títulos em 3D, como Virtual Fighter no Saturn e Super Mario 64 no Nintendo 64, as empresas de game estabelecidas não podiam competir com a Sony. Inclusive, o que mais ajudou o Playstation foi o fato dele garantir vários títulos exclusivos.

Simplificando: a Sony dominava o mercado de games e continuaria a fazer isso na próxima geração. Dessa forma, o Playstation 2, lançado em 2000, se tornaria o console de jogos mais vendido de todos os tempos.

Além disso, vale lembrar que o Playstation 2 bateu o Sega Dreamcast (lançado em 1999), o Nintendo Gamecube (2001) e o Xbox da Microsoft (2001).

O Dreamcast – considerado por muitos como um dos maiores consoles já feitos por vários motivos, incluindo sua capacidade de jogos online – foi um fracasso comercial que encerrou os esforços da Sega no console. Dessa forma, a Sega desligou o sistema em 2001, tornando-se uma empresa de software terceirizada daí em diante.

A Idade Moderna dos Jogos Eletrônicos

O que são Jogos Eletrônicos? Veja tudo sobre! – Foto: Reprodução/ HDT

Em 2005 e 2006, o Xbox 360 da Microsoft, o Playstation 3 da Sony e o Wii da Nintendo deram início à era moderna dos jogos de alta definição. Embora o Playstation 3 – o único sistema na época a rodar Blu-rays – fosse bem-sucedido, a Sony, pela primeira vez, enfrentou forte concorrência de seus rivais.

Dessa forma, o Xbox 360, que tinha recursos gráficos semelhantes ao Playstation 3, foi elogiado por seu ecossistema de jogos online e ganhou muito mais prêmios de críticos de jogos do que as outras plataformas em 2007. Além disso, ele também apresentava o Microsoft Kinect, um sistema de captura de movimento de última geração que oferecia uma maneira diferente de jogar videogames. No entanto, vale lembra que o Kinect nunca conquistou os principais jogadores ou desenvolvedores de jogos.

E apesar de ser tecnologicamente inferior aos outros dois sistemas, o Wii conseguiu derrotou sua concorrência em vendas. Seus controles remotos sensíveis ao movimento tornaram os jogos mais ativos do que nunca, ajudando-os a atrair uma fatia muito maior do público em geral, incluindo pessoas mais velhas.

Entrando nas redes sociais

No final da década e início da próxima, os games se espalharam por plataformas de mídia social como o Facebook e dispositivos móveis como o iPhone, atingindo um público de jogos mais casual. Dessa forma, a Rovio, empresa por trás do jogo Angry Birds (e, mais tarde, do filme de animação  Angry Birds), supostamente faturou incríveis US$ 200 milhões em 2012.

Já em 2011, Skylanders: Spyro’s Adventure trouxe os videogames ao mundo físico. Dessa forma, o jogo exigia que os jogadores colocassem bonecos de brinquedo de plástico (vendidos separadamente) em um acessório, que lê as tags NFC dos brinquedos para trazer os personagens para o jogo. Os próximos anos veriam várias sequências e outros híbridos de videogame de brinquedo, como o Disney Infinity, que apresenta personagens da Disney.

As últimas gerações

A 8ª e atual geração de videogames começou com o lançamento do Nintendo Wii U em 2012, seguido pelo Playstation 4 e Xbox One em 2013. Apesar de apresentar um controle remoto com tela de toque que permitia jogar fora da TV e poder jogar Wii, o Wii U foi um fracasso comercial – o oposto de sua concorrência – e foi descontinuado em 2017.

Em 2016, a Sony lançou uma versão mais poderosa de seu console, chamado Playstation 4 Pro, o primeiro console capaz de saída de vídeo 4K. No início de 2017, a Nintendo lançou seu sucessor do Wii U, o Nintendo Switch, o único sistema a permitir jogos tanto na televisão quanto nos portáteis. Além disso, a Microsoft lançou seu console pronto para 4K, o Xbox One X, no final de 2017.

Por fim, vale lembrar que no fim desse ano serão lançados os novos consoles da Microsoft e Sony.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. Basta clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!