Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Antes de qualquer coisa, sabemos pouco sobre o Windows 10 Cloud. Sequer temos uma confirmação do seu nome, por outro lado, sabemos que ele existe e que será anunciado em breve. veja a seguir o que mais sabemos sobre ele:

Foco em dispositivos portáteis e baratos

Seu foco serão dispositivos portáteis, como tablets e laptops de baixo custo. Ele será leve e sem dúvida estamos falando de um concorrente para o Chorme OS da Google, logo, também imaginamos que qualquer dispositivo equipado com o Windows Cloud seja um concorrente de aparelhos como os Chrome Books. Esses dispositivos são muito apreciados por estudantes, profissionais de educação e principalmente pelas próprias instituições educacionais.

Foco em segurança

O Windows 10 Cloud será ainda mais seguro que o Windows 10 Home ou Pro. O porquê disso está diretamente relacionado ao fato dele ter permissão para rodar apenas aplicativos e jogos que estejam disponíveis na Windows Store. Qualquer programa externo não terá permissão para ser instalado. Sendo assim, a Microsoft eliminou uma enorme porta de entrada de Malwares de todos os tipos.

Então, como fica o caso dos programas tradicionais win32?

Bem, como falamos acima, como o Windows 10 Cloud só roda aplicações contidas na Windows Store, os programa win32 estão fora da lista de possibilidades de uso num primeiro momento.

A ideia da Microsoft sempre foi mudar a forma como as pessoas instalam seus programas prediletos e tal mudança passa pela Windows Store. Eles criaram ferramentas para que programadores portem seus programas tradicionais para a loja, como por exemplo, fazendo uso do Project Centennial (Desktop App Converter) Nossos redatores que também são programadores afirmam que é bem fácil fazer a conversão, ainda mais de programas voltados apenas para o Windows Desktop.

Sendo assim, a Microsoft espera que aos poucos, boa parte dos atuais programas win32 sejam convertidos em Aplicativos Universais do Windows (UWP) e passem a estar disponíveis na loja. Essa migração já começou e deve se expandir daqui pra frente.

[Atualização] Recebemos uma informação de que a Microsoft pode incluir uma opção nas Configurações do Windows 10 Cloud pela qual o usuário pode permitir ou não a instalação de programas fora da Windows Store. Se for tão simples assim será mais do que perfeito.

Obg ao Jack Sillan pela dica 😉

O Windows 10 Cloud pode virar um Windows 10 comum a critério do usuário e é diferente do Windows RT

Como o Windows 10 Cloud muito provavelmente é apena mais uma SKU do Windows 10, isto é, apenas mais uma tela ou mais uma versão do Windows 10, espera-se que seja possível atualiza-lo para outras versões do Windows. Sim, estamos falando de um Windows 10 Home ou Pro, o que daria mais poderes ao seu dispositivo, especialmente se você necessita instalar programas win32.

É nesse ponto em que podemos criar uma nítida separação entre ele e o antigo Windows RT. O Windows RT era muito mais fechado e foi lançado em uma época onde os UWPs ainda eram praticamente desconhecidos e ferramentas como o Centennial ainda eram apenas uma promessa. Hoje, o que não faltam são formas de portar aplicações e jogos para o formato UWP. E com a opção de atualizar para outras versões do Windows, o Windows 10 Cloud pode ser considerado como uma opção versátil do Windows 10 com o foco pré-determinado e não está preso dentro de uma jaula, como era o caso do RT.

Sua interface gráfica será idêntica as demais versões do Windows 10

Se você pensa que o Windows 10 Cloud será algo totalmente focado em Nuvem, com tudo funcionando online sempre e que sua interface será diferente da do Windows 10 Home ou Pro, enganou-se. Provavelmente ele será idêntico as demais telas do Windows. A diferença dele para as demais é tudo aquilo que falamos antes… ele deverá ser mais leve e mais seguro, porém, não será um divisor de águas nem nada do tipo. Será, apenas, mais uma das dezenas de telas (SKU) do Windows 10.

Possivelmente conheceremos melhor o novo Windows 10 Cloud durante o próximo evento da Microsoft que acontecerá no dia 2 de maio. Nesse evento também poderemos assistir ao lançamento de um novo hardware da Microsoft, apelidado de CloudBook. Tenha em mente que tudo o que falamos são informações preliminares que podem ou não ser confirmadas.