Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Atualmente, há uma infinidade de tecnologias disponíveis no mercado, juntamente com softwares acessíveis para as pessoas, que descrevem a maneira como todos conduzimos nossas vidas. Além disso, as nossas casas estão constantemente mudando, bem como aumentando as necessidades e demandas. Isso certamente levou a uma enorme demanda por desenvolvimento de software personalizado. Dessa forma, existem infinitos tipos de software que podem ser impressionantes para qualquer pessoa, especialmente quem não entende esses diferentes tipos de software e seus usuários de maneira completa.

Veja também o que é um Hadware!

Portanto, o que é um software e quais são os tipos de software existentes hoje? Nessa matéria, vamos falar sobre o que é um software e também sobre os tipos que existem. Confira:

O que é um software?

O que é um software
Saiba o que é e como funciona! – Foto: Reprodução/Fuctura Tecnologia

Um software de computador é essencialmente um tipo de programa que permite que os usuários realizem alguma tarefa específica em particular ou realmente útil para poder operar seu computador. Essencialmente, ele direciona todos os dispositivos periféricos em todo o sistema do computador – o que exatamente é pra ser feito e como exatamente executar uma determinada tarefa. Dessa forma, ele desempenha um papel fundamental de mediador entre o usuário e o hardware do computador. Na ausência de software, um usuário basicamente não pode executar nenhuma tarefa em um computador. Além disso, uma  empresa de desenvolvimento de produtos de software  é aquela que desenvolve software para os usuários.

Tipos disponíveis no mercado

Geralmente, existem duas classificações principais de software, o Software de Sistema junto com o Software de Aplicativo. Portanto, vamos discuti-los abaixo:

1. Software de Sistema

No caso de um software de sistema, eles ajudam o usuário e o hardware a funcionarem e até interagirem facilmente. Essencialmente, ele é usado para gerenciar o comportamento do hardware do computador, a fim de oferecer funcionalidades básicas necessárias ao usuário. Além disso, em palavras mais simples, pode-se dizer que o software do sistema é essencialmente um intermediário ou mesmo uma camada intermediária entre o usuário e o hardware.

Esses softwares sancionam um ambiente ou plataforma para os outros softwares trabalharem com facilidade. Portanto, é a razão pela qual o software do sistema é muito importante no gerenciamento de todo o sistema de computadores. Dessa forma, sempre que você liga o computador primeiro, é este software de sistema que é inicializado e depois carregado na memória do sistema. Um software de sistema é essencialmente executado em segundo plano e, na verdade, não é utilizado pelos usuários finais. Por esse motivo, o software do sistema também é conhecido popularmente como “software de baixo nível”. Além disso, as empresas geralmente contratam a melhor empresa de desenvolvimento de software para construir um software de sistema. 

Alguns exemplos comuns de software de sistema são:

A) Sistema operacional

O que é um software
Saiba o que é e como funciona! – Foto: Reprodução/Fuctura Tecnologia

Sendo um exemplo proeminente de software de sistema, é essencialmente uma coleção de softwares que manipula recursos e oferece serviços gerais para vários outros aplicativos que realmente os executam. Dessa forma, existem diferentes tipos de sistemas operacionais, como incorporado, em tempo real, distribuído, usuário único, multiusuário, móvel, internet e muito mais. Os serviços de desenvolvimento web de pilha completa desenvolvem aplicativos para operar em um sistema operacional móvel como Android e iOS. Portanto, alguns dos principais exemplos de sistemas operacionais são os seguintes:

  1. Microsoft Windows;
  2. Mac OS;
  3. Linux;
  4. iOS;
  5. Android;
  6. CentOS;
  7. Ubuntu;
  8. Unix.

B) Drivers de dispositivo

O que é um software
Saiba o que é e como funciona! – Foto: Reprodução/Rafael Vieira

Esse tipo de software controla um hardware específico, que é essencialmente conectado ao sistema. Dessa forma, diferentes dispositivos de hardware que exigem que um driver se conecte a um sistema consistem facilmente em monitores, impressoras, placas de som, discos rígidos, teclado e mouses. Além disso, alguns dos exemplos desses drivers são:

  1. Driver BIOS;
  2. Driver da placa-mãe;
  3. Drivers de vídeo;
  4. Drivers ROM;
  5. Driver de impressora;
  6. Drivers USB;
  7. Driver da placa de som;
  8. Drivers VGA.

C) Firmware

O que é um software
Saiba o que é e como funciona! – Foto: Reprodução/Tech Republic

Na verdade, é um software permanente incorporado na memória somente leitura do sistema. Portanto, é essencialmente um conjunto de instruções que são permanentemente armazenadas no dispositivo de hardware. Ele oferece informações vitais sobre como um dispositivo específico interage com outro hardware diferente. Além disso, alguns dos exemplos de firmware são:

  1. Periféricos de computador;
  2. Sistemas Embarcados;
  3. UEFI;
  4. BIOS.

D) Utilitário

O que é um software
Saiba o que é e como funciona! – Foto: Divulgação/Norton

Esses softwares foram projetados para auxiliar na análise e na otimização, além de configurar e manter um determinado sistema de computador. Dessa forma, ele fornece suporte à infraestrutura de computadores. Software como limpeza de disco e ferramentas de gerenciamento, antivírus, desfragmentadores, ferramentas de compactação etc. são todos softwares utilitários. Além disso, alguns de seus exemplos são:

  1. Norton Antivirus;
  2. McAfee Antivirus;
  3. WinRAR;
  4. WinZip;
  5. Piriform CCleaner;
  6. Explorador de Arquivos do Windows;
  7. Diretório Opus;
  8. Razer Cortex.

2. Software de Aplicação 

Eles também são conhecidos popularmente como programas de usuário final ou mesmo programas de produtividade que ajudam o usuário a executar várias tarefas, como realizar pesquisas on-line, fazer anotações, desenhar gráficos, manter contas, realizar cálculos ou até jogar jogos de computador. Dessa forma, eles estão essencialmente acima do software do sistema. Na verdade, eles são usados ??pelo usuário final e possuem funcionalidades ou tarefas específicas que foram projetadas para executar. Além disso, esses softwares geralmente são desenvolvidos por meio de desenvolvimento personalizado, com base nos requisitos dos usuários. Há uma variedade de aplicativos. Alguns deles são:

A) Processadores de texto

Saiba o que é e como funciona! – Foto: Reprodução/Grupo Escolar

Tais aplicativos são destinados à documentação. Além disso, também auxilia no armazenamento, formatação e até impressão dos documentos. Os principais exemplos desse software são:

  1. Microsoft Word;
  2. iWork da Apple;
  3. Corel WordPerfect;
  4. Documentos do Google.

B) Software de banco de dados

Saiba o que é e como funciona! – Foto: Divulgação/Microsoft

É usado para criar e gerenciar um banco de dados e também conhecido como Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados ou, em suma, DBMS. Esse software auxilia na organização dos dados. Além disso, alguns dos exemplos de DBMS são:

  1. Microsoft Access;
  2. FileMaker;
  3. dBase;
  4. Clipper;
  5. MySQL;
  6. FoxPro.

C) Software de multimídia

Saiba o que é e como funciona! – Foto: Divulgação/Adobe

Este é um software capaz de reproduzir, criar e gravar imagens, arquivos de áudio ou até vídeo. Dessa forma, estes softwares são utilizados para animação, edição de vídeo, gráficos e edição de imagens. Devido à alta demanda por esse tipo de software, todas as empresas de desenvolvimento de produtos de software têm amplos caminhos para desenvolvê-los. Além disso, alguns dos exemplos desse software são:

  1. Adobe Photoshop;
  2. Picasa;
  3. VLC Media Player;
  4. Windows Media Player;
  5. Windows Movie Maker.

D) Navegadores da Web

Saiba o que é e como funciona! – Foto: Reprodução/Show Me Tech

Esses softwares são utilizados para navegar na internet. Dessa forma, os navegadores da Web ajudam os usuários a localizar e recuperar dados na Web. Além disso, alguns dos principais exemplos deles são:

  1. Google Chrome;
  2. Mozilla Firefox;
  3. Internet Explorer;
  4. Opera;
  5. Microsoft Edge;
  6. Safari.

No entanto, também existe outra classificação do software. Portanto, eles podem ser facilmente classificados com base em sua disponibilidade e
compartilhabilidade.

Sua classificação é a seguinte

1. Freeware

Saiba o que é e como funciona! – Foto: Reprodução/Adobe

Esses softwares estão disponíveis gratuitamente. Dessa forma, um usuário pode baixá-los facilmente da Internet e usá-los facilmente sem pagar encargos ou taxas. No entanto, eles não oferecem nenhum tipo de liberdade para modificar todo o software ou cobrar uma taxa fixa pela sua distribuição. Uma melhor empresa de desenvolvimento de software pode desenvolver seu próprio freeware para alcançar mais clientes. Além disso, alguns dos exemplos desses softwares são:

  1. Adobe Reader ;
  2. Skype;
  3. ImgBurn;
  4. Team Viewer;
  5. Yahoo Messenger.

2. Shareware

Saiba o que é e como funciona! – Foto: Reprodução/Winzip

Este software é distribuído gratuitamente aos usuários em uma base de avaliação fixa. Geralmente, ele vem com um limite de tempo definido e, após o término do prazo, o usuário é solicitado a pagar uma taxa fixa pelos serviços continuados. Dessa forma, existem diferentes tipos de shareware, como Freemium, Donationware, Adware, Demoware etc. Além disso, alguns dos exemplos de shareware são:

  1. Adobe Acrobat;
  2. Depurador PHP;
  3. WinZip;
  4. Getright.

3. Código aberto

Saiba o que é e como funciona! – Foto: Reprodução/Mozilla

Esses tipos de software geralmente estão disponíveis para os usuários, juntamente com seu código-fonte, o que significa que o usuário pode modificar e distribuir o software com facilidade, além de adicionar recursos adicionais a eles. Eles podem ser cobrados ou gratuitos. Além disso, exemplos desse software são:

  1. Mozilla Firefox;
  2. Thunderbird;
  3. Moodle;

Conclusão

Com o crescente papel do software no dia a dia das pessoas, os serviços de desenvolvimento web de pilha completa agora estão oferecendo o software mais recente para atender às suas demandas. Portanto, como sabemos, existem vários tipos de software em que o mercado Software de sistema já está saturado com grandes players como Microsoft, Apple etc., enquanto o software de aplicativo tem forte concorrência com players estabelecidos e novos players competindo para ganhar vantagem extra.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!