Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O Telegram pode estar entre os serviços de mensagens mais populares do mundo, mas ainda há muitas pessoas que não sabem do que se trata esse app. Portanto, pensando nisso, hoje vamos falar de tudo o que você deve saber sobre esse app e o que torna ele tão “especial”.

Veja também quais são os melhores apps de mensagem!

Portanto, nesta matéria, explicaremos o que o Telegram faz, quais são seus principais recursos e por que você pode considerar usá-lo.

O que é o Telegram?

O que é Telegram? Veja tudo o que você precisa saber! - Foto: TV
O que é Telegram? Veja tudo o que você precisa saber! – Foto: TV

O Telegram é um serviço de mensagens multiplataforma fundado pelo empresário russo Pavel Durov. Dessa forma, sua versão Alfa chegou para o Android em 20 de outubro de 2013 e agora tem cerca de 500 milhões de usuários mensais.

Além disso, a base de usuários do Telegram tende a aumentar sempre que um escândalo de privacidade atinge um de seus maiores concorrentes. 

Características distintas

Fundado pelo russo Pavel Durov, que também está por trás da maior rede social da Rússia VKontakte (VK), o Telegram alega combinar a velocidade do WhatApp com a efemeridade do Snapchat. Como o WhatsApp, o Telegram também tem a capacidade de mostrar o status de um amigo on-line e anexar e compartilhar fotos, vídeos, localização, contatos e documentos.

No entanto, a característica “distintiva” do Telegram é a segurança. Dessa forma, ele alega que todas as suas atividades, incluindo bate-papos, grupos e mídias compartilhadas entre os participantes, são criptografadas. Isso significa que eles não serão visíveis sem serem decifradas primeiro. Além disso, o app também permite que você defina cronômetros de autodestruição nas mensagens e mídias que você compartilha, que podem variar de dois segundos a uma semana através do recurso interno “Chat Secreto”. Também oferece criptografia de ponta a ponta, sem deixar rastros nos servidores do Telegram.

Há também a capacidade de verificar a segurança de seus “Chats secretos” usando uma imagem que serve como chave de criptografia. Portanto, ao comparar sua chave de criptografia com a de um amigo, você pode verificar efetivamente se a sua conversa é segura e menos vulnerável a ataques do tipo “intermediário”.

Como usá-lo?

Assim como outros apps de mensagens, para usar o Telegram, basta baixá-lo na App Store da Apple ou na Play Store do Google. Você só precisa procurar o logotipo do avião de papel. Depois de percorrer a tela de boas-vindas, você terá que inserir seu número de telefone e adicionar seu nome e uma foto. O próximo passo é encontrar amigos e iniciar um bate-papo.

O app pode ser usado em smartphones, tablets, notebooks e PCs. Além disso, vale lembrar que o Telegram está disponível para Android, iOS, Windows Phone, Windows NT, macOS e Linux.

O Telegram é apenas mais um app de mensagens?

Telegram: saiba tudo sobre o aplicativo de mensagens! - Foto: Reprodução/ Android Authority - O que é Telegram? Veja tudo o que você precisa saber! - Foto: Android Authority
O que é Telegram? Veja tudo o que você precisa saber! – Foto: AA

A principal funcionalidade do Telegram é a mesma da maioria dos outros apps de mensagens: você pode enviar mensagens para outros usuários do Telegram, criar conversas em grupo, ligar para contatos e enviar arquivos e adesivos.

A semelhança do Telegram com outros apps de mensagens mais populares é uma parte importante do motivo pelo qual algumas pessoas não ouviram falar ou não estão interessadas em usá-lo – se elas já usam um app de mensagens e ele as serve bem, por que considerariam outro app?

Telegram: saiba tudo sobre o aplicativo de mensagens! - Foto: Reprodução/ Android Authority - O que é Telegram? Veja tudo o que você precisa saber! - Foto: AA
O que é Telegram? Veja tudo o que você precisa saber! – Foto: AA

O principal recurso

Como já dito, o recurso principal do Telegram é a privacidade e, para garantir isso, emprega criptografia de ponta a ponta. É isso que impede as pessoas de fora de uma conversa de mão dupla – seja uma empresa, o governo, hackers ou outra pessoa – de ver o que foi “feito” na conversa.

No entanto, o Telegram usa essa criptografia apenas em chamadas e em seu recurso de “bate-papos secretos” (sobre o qual falei acima e irei aborda mais abaixo novamente), não em bate-papos regulares. Dessa forma, esses são apenas conversas criptografadas para servidor. Enquanto isso, o mensagiero WhatsApp, supostamente menos seguro, usa criptografia de ponta a ponta em mensagens, chamadas e videochamadas desde 2016. Além disso, ambos os serviços também possuem autenticação de dois fatores opcional. 

Portanto, para uma pessoa comum, usar o Telegram não significa que suas mensagens estão mais seguras do que quando se usa o WhatsApp. Dessa forma, a menos que essas pessoas usem bate-papos secretos, as mensagens do WhatsApp são as mais seguras.

Com isso dito, há um aspecto do Telegram que significa que é improvável que sua privacidade seja abusada e está relacionada ao seu modelo de negócios mais amplo.

Monetização

Notícias como o escândalo da Cambridge Analytica do Facebook, apps enviando dados para o Facebook sem o consentimento do usuário e funcionários da Amazon ouvindo o que você pergunta a Alexa, levantaram preocupações sobre como nossos dados são monitorados e distribuídos. Dessa forma, se você deseja usar o serviço de uma empresa multibilionária, pode ser difícil evitar.

De acordo com a página de perguntas frequentes do Telegram, a empresa é financiada por seu fundador e CEO, Pavel Durov, e não por meio de publicidade ou coleta e compartilhamento de dados. Na mesma página, o Telegram também lista um de seus dois princípios de privacidade na Internet como “proteger seus dados pessoais de terceiros, como profissionais de marketing, anunciantes e etc.”

Em outras palavras, embora grandes empresas como Facebook, Amazon, Google e outras possam ter boas intenções com relação à criptografia, autenticação e privacidade, todas elas se integram a anunciantes e compartilhamento de dados de maneiras que o Telegram, por design, não possui. 

Quais são os recursos “profissionais” do mensageiro?

Telegram: saiba tudo sobre o aplicativo de mensagens! - Foto: Reprodução/ Android Authority - O que é Telegram? Veja tudo o que você precisa saber! - Foto: AA
O que é Telegram? Veja tudo o que você precisa saber! – Foto: AA

A lista de recursos principais do Telegram pode “cruzar-se” com outros apps, mas há muitas diferenças específicas entre ele e seus concorrentes. Aqui estão algumas das maiores diferenças. 

Bate-papo secreto

As conversas secretas mencionadas acima são onde você pode participar de mensagens criptografadas de ponta a ponta com um contato. Mas esse não é o seu único benefício: os bate-papos secretos também não permitem que uma pessoa encaminhe mensagens de lá ou faça capturas de tela. É claro que alguém poderia tirar uma foto da tela com outro dispositivo, mas isso ainda é desencorajado e é reforçado por outro recurso: temporizadores de autodestruição. 

Temporizadores de autodestruição

Se você não deseja que as mensagens em seus bate-papos secretos permaneçam para sempre, o Telegram permite definir temporizadores de autodestruição para removê-los permanentemente. Portanto, depois que uma mensagem é recebida, ela permanece no bate-papo por um período predeterminado – você pode escolher períodos entre um segundo e uma semana – antes de desaparecer.

Você terá que se preocupar especialmente com a privacidade para fazer isso – isso significa que você nunca terá um registro de bate-papo – no entanto, é uma boa opção que o Facebook Messenger, WhatsApp e WeChat não possuem. 

Exclusão global de mensagens

Desde o ano passado, o Telegram permite que os usuários excluam mensagens enviadas por outros usuários. É uma característica um tanto divisória. Ter suas mensagens excluídas por outra pessoa provavelmente não é muito bom. Mas se sua conversa é entre você e uma pessoa em quem você confia, é outra maneira útil de controlar suas comunicações online.

Limite de tamanho de arquivo grande

Se você deseja enviar arquivos grandes, o Telegram tem boa parte da concorrência, com suporte para arquivos de até 1,5 GB. Enquanto isso, o limite do WhatsApp é de 100 MB, o limite do WeChat é de 100 MB e o limite do Skype também é de 100 MB.

Personalizações

O Telegram vem com algumas opções de personalização que são ausentes em muitos de seus concorrentes. Portanto, você pode escolher a cor dominante do aplicativo, como o Telegram abre links, independentemente de a interface do usuário mostrar ou não animações e muito mais. Além disso, o Telegram também possui uma integração de chatbot, na qual você pode fazer uso e até criar chatbots para melhorar a experiência.

Quais são os contras do app?

O que é Telegram? Veja tudo o que você precisa saber! - Foto: AA
O que é Telegram? Veja tudo o que você precisa saber! – Foto: AA

Chamada de vídeo

Você não pode fazer chamadas de vídeo no Telegram messenger, apesar da ferramenta receber suporte por muitos serviços de mensagens concorrentes.  Naturalmente, também não há a possibilidade de agrupar videochamadas como o WhatsApp, Skype e Facebook Messenger. Portanto, a utilização desse app depende da importância desse recurso para você.

Funcionalidade de status offline 

O Telegram pode permitir que os usuários “apareçam offline”, mas a funcionalidade é problemática. Dessa forma, o Telegram exibe uma estimativa de quando um usuário acessou o aplicativo pela última vez, para que outros possam ver se você esteve nele recentemente ou no mês passado. Em um aplicativo tão preocupado com a privacidade, ocultar completamente seu status online deve ser uma possibilidade.

Anúncio de novo usuário

Outro erro de privacidade é que o Telegram notifica seus contatos quando você entra nele, a menos que eles tenham optado anteriormente. O aplicativo não avisa que você está prestes a fazer “ping” nos seus contatos (se houver uma maneira de evitar isso, ainda estou para descobrir) e isso é uma grande advertência para quem deseja usar o Telegram para manter um perfil discreto.

Stories e status

O Telegram não possui o recurso “Stories” de alguns apps de mensagens concorrentes, que permitem publicar imagens ou vídeos curtos sem enviar mensagens diretamente a um contato. É certo que não é um recurso essencial para a maioria das pessoas.  

Comercial

Possivelmente, a maior desvantagem do Telegram sobre as mensagens mais populares é simplesmente a seguinte: popularidade. Apesar de ter milhões de fãs, o Telegram ainda está atrás do WhatsApp, Facebook Messenger e WeChat em usuários mensais ativos no mundo todo.

Se você estiver no Ocidente e encontrar um novo contato, é provável que eles prefiram usar o WhatsApp para o Telegram messenger. A popularidade gera popularidade – tentar destronar o WhatsApp é uma “batalha” difícil para o Telegram. 

Devo usar o Telegram?

O que é Telegram? Veja tudo o que você precisa saber! - Foto: AA - Telegram: saiba tudo sobre o aplicativo de mensagens! - Foto: Reprodução/ Android Authority
O que é Telegram? Veja tudo o que você precisa saber! – Foto: AA

A “privacidade” em si não é um recurso de produto tão atraente nos serviços online. Pode ser bem nebuloso: nem sempre podemos senti-la ou compreendê-la. Às vezes, só levamos ela a sério quando ela sofre alguma alteração (ou remoção).

Se você é uma pessoa bem reservada e se preocupa com as notícias sobre violações de segurança e privacidade on-line, considere usar o Telegram  com bate-papos secretos ativados. Além disso, você terá em grande parte a mesma experiência dos aplicativos de mensagens mais populares, com maior tranquilidade.

Isso está longe de dizer que o Telegram o protegerá de todos os terrores de privacidade que o mundo on-line apresenta. O Telegram oferece apenas um bom casamento de “popularidade e segurança” para aqueles que se preocupam com outros aplicativos de mensagens. 

Você pode baixar o Telegram de forma gratuita da Google Play Store através do link abaixo – experimente com um amigo se quiser.

Caso você tenha um celular android, basta clicar aqui para fazer o download. Por outro lado, se você usa um aparelho iOS, clique aqui. Além disso, para você fazer o download do app no seu PC, basta clicar aqui.

Galeria de Imagens

Perguntas Frequentes

Quais dispositivos podem usar o Telegram?

O Telegram pode aparecer em smartphones, tablets, notebooks e PCs. Além disso, o app está disponível para Android, iOS, Windows Phone, Windows NT, macOS e Linux.

Quem usa o Telegram?

Todo o tipo de pessoas, mas ganhou notoriedade como o app de mensagens preferido dos terroristas. Aparentemente, o grupo ISIS o usou, recomendando a seus apoiadores e membros por causa de seus recursos de segurança. O Telegram respondeu bloqueando os canais públicos operados pelo ISIS para espalhar propaganda. Mas se recusou a censurar mensagens privadas com base em “restrições locais à liberdade de expressão”.

Como isso difere de outros apps de mensagens?

O principal ponto de venda do Telegram é a segurança. Dessa forma, ele alega que todas as suas atividades – incluindo bate-papos, grupos e mídia – recebem criptografia, ou seja, mesmo que sofram interceptações, não serão visíveis sem serem decifradas primeiro. No entanto, alguns especialistas em segurança levantaram dúvidas sobre a segurança do Telegram.

O que é o Telegram?

O Telegram é um serviço de mensagens multiplataforma fundado pelo empresário russo Pavel Durov. Dessa forma, sua versão Alfa chegou para o Android em 20 de outubro de 2013 e agora tem cerca de 200 milhões de usuários mensais.

Além disso, a base de usuários do Telegram tende a aumentar sempre que um escândalo de privacidade atinge um de seus maiores concorrentes. 

Como funciona o Telegram?

Você pode baixá-lo na App Store da Apple ou na Play Store do Google. Dessa forma, basta procurar o logotipo do avião de papel. Depois de percorrer a tela de boas-vindas, você terá que inserir seu número de telefone e adicionar seu nome e uma foto. O próximo passo é encontrar amigos e iniciar um bate-papo.

O app pode ser usado em smartphones, tablets, notebooks e computadores de mesa. Além disso, o Telegram está disponível para Android, iOS, Windows Phone, Windows NT, macOS e Linux.

Qual a diferença entre o Telegram e WhatsApp?

A característica “distintiva” do Telegram é a segurança. Dessa forma, ele alega que todas as suas atividades, incluindo bate-papos, grupos e mídias compartilhadas entre os participantes, são criptografadas. Isso significa que eles não serão visíveis sem serem decifradas primeiro. Além disso, o aplicativo também permite que você defina cronômetros de autodestruição nas mensagens e mídias que você compartilha, que podem variar de dois segundos a uma semana através do recurso interno “Chat Secreto”. Também oferece criptografia de ponta a ponta, sem deixar rastros nos servidores do Telegram.

Também há a capacidade de verificar a segurança de seus “Chats secretos” usando uma imagem que serve como chave de criptografia. Portanto, ao comparar sua chave de criptografia com a de um amigo, você pode verificar efetivamente se a sua conversa é segura e menos vulnerável a ataques do tipo “intermediário”.

O que faz o Telegram?

A principal funcionalidade do Telegram é a mesma da maioria dos outros aplicativos de mensagens: você pode enviar mensagens para outros usuários do Telegram, criar conversas em grupo, ligar para contatos e enviar arquivos e adesivos.

Quais as vantagens de usar o Telegram?

Como já dito, o recurso principal do Telegram é a privacidade e, para garantir isso, emprega criptografia de ponta a ponta. É isso que impede as pessoas de fora de uma conversa de mão dupla – seja uma empresa, o governo, hackers ou outra pessoa – de ver o que foi enviado.

No entanto, o Telegram usa essa criptografia apenas em chamadas e em seu recurso de “bate-papos secretos” (sobre o qual falei acima e irei aborda mais abaixo novamente), não em bate-papos regulares. Dessa forma, esses são apenas conversas criptografadas para servidor. Enquanto isso, o mensagiero WhatsApp, supostamente menos seguro, usa criptografia de ponta a ponta em mensagens, chamadas e videochamadas desde 2016. Além disso, ambos os serviços também possuem autenticação de dois fatores opcional. 

Portanto, para uma pessoa comum, usar o Telegram não  significa  necessariamente que suas mensagens sejam mais privadas ou seguras do que quando se usa o WhatsApp. Dessa forma, a menos que essas pessoas usem bate-papos secretos, as mensagens do WhatsApp são tecnicamente as mais seguras.

Com isso dito, há um aspecto do Telegram que significa que é improvável que sua privacidade seja abusada e está relacionada ao seu modelo de negócios mais amplo.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!