Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

FPS é a abreviação do termo em Inglês “Frames Per Second”. Portanto, ele seria a unidade de medida da cadência de um determinado dispositivo audiovisual, como uma câmera de vídeo, um projetor, ou outros aparelhos muitos similares. Ele simplesmente se trata de imagens sequenciais que, ao serem reproduzidas em alta velocidade, permitem que você tenha uma sensação de movimento. Dessa forma, podemos concluir que qualquer ação ou movimento que vemos em um jogo, filme e vídeos é feita em frames, portanto, é “medida em FPS.”

O que significa FPS na câmera de um celular? - Telefones Celulares
Saiba tudo sobre o assunto! – Reprodução/Telefones Celulares

Cadência ou Frame Rate é a frequência em que um determinado aparelho de processamento de imagens produz de maneira seguida as imagens que chamamos de quadros. Essa definição também é aplicável a gráficos de computador, câmeras de vídeo e sistemas de captura de movimento. Além disso, em alguns monitores é utilizado a unidade do Sistema Internacional Hertz (HZ), que significa “ciclos por segundo”.

Veja também os melhores jogos gratuitos de FPS!

Não existe um padrão para o número de quadros por segundo. O que podemos afirmar é que quanto maior o número, melhor é. Por exemplo, essa “unidade de medida” é muito utilizada nas comparações de desempenho entre placas de vídeo. Dessa forma, a que tiver um número de quadros por segundo maior, também é a que apresenta melhor desempenho.

Filmes e vídeos que apresenta um FPS de 60, ou acima disso, transmitem uma imagem limpa, precisa e rica em detalhes. No entanto, já os vídeos com FPS mais baixo do que 60, mostram algumas quebra na evolução da movimentação, deixando a sensação de que “rastros” foram deixados para trás.

Qual a “quantidade” de FPS que existe em um jogo?

As classificações do FPS geralmente são arredondadas. Confira abaixo:

30 FPS

A taxa de quadros mais comum vista na maioria dos jogos de console e em alguns PCs low-end. Além disso, esse “valor” também é considerado um mínimo para um jogo ser jogável, embora a maioria das pessoas não perceba travamentos até que o FPS caia para ou abaixo de 20 FPS.

60 FPS

Frequentemente considerado como a taxa de quadros ideal, 60 FPS só é possível em consoles com jogos bem otimizados. Em comparação, um PC de jogos decente poderá obter 60 FPS na maioria dos jogos, embora os jogos AAA possam exigir um certo grau de ajuste nas configurações. Além disso, essa também é a taxa de quadros máxima exibida por monitores e TVs comuns.

120 FPS

Só é possível em computadores de jogos de última geração, conectados a monitores de taxa de atualização de 144Hz. Dessa forma, 120 FPS é visivelmente mais suave que 60 FPS. No entanto, devido aos altos requisitos de hardware e aos preços inevitavelmente altos, ele permanece popular apenas entre os jogadores mais entusiastas.

240 FPS

A taxa de quadros máxima que você espera alcançar hoje, 240 FPS, só pode ser exibida em monitores de taxa de atualização de 240 Hz, assim como 120 FPS é visível apenas em 144 Hz. No entanto, a diferença entre 120 FPS e 240 FPS é quase indistinguível. Isso, combinado com os custos de hardware ainda mais altos, torna óbvio o motivo pelo qual os 240 FPS são direcionados apenas por um pequeno número de entusiastas de jogos.

Lembre-se de que é fisicamente impossível manter uma taxa de quadros completamente estável e que ela variará, independentemente da potência do sistema em que você está jogando ou da otimização do jogo. Além disso, quanto maior a taxa de quadros, menos notáveis ??serão essas flutuações.

Qual é a diferença entre as taxas de quadros?

O que é FPS? - Reprodução/Gaming Scan
Saiba tudo sobre o assunto! – Reprodução/Gaming Scan

Como já explicamos, o FPS constitui quantos quadros são exibidos na tela a cada segundo. Em essência, quanto mais houver, mais suave e responsiva será a imagem.

Imagine, por exemplo, se você estivesse assistindo algo rodando a 1 FPS. Isso significa que você veria apenas uma imagem por segundo, o que resultaria no que parece mais uma apresentação de slides do que uma experiência interativa.

Mas não apenas a alta taxa de quadros afetará a capacidade de resposta, mas também a experiência visual, principalmente as animações. Desde que um jogo tenha animações com aparência natural, elas parecerão fluir perfeitamente em altas taxas de quadros, embora os jogos mais desatualizados com animação mais áspera possam realmente parecer piores.

Você obtém uma vantagem com o FPS alto?

Saiba tudo sobre o assunto! – Reprodução/Gaming Scan

A resposta é definitivamente sim, mas pode ser mais ou menos do que você poderia esperar, e algumas pessoas podem não ter nenhuma vantagem.

Então, como o alto FPS ajuda?

Ao ver mais quadros na tela, você poderá reagir mais rapidamente a qualquer alteração que esteja ocorrendo. Além disso, um ambiente de jogo mais responsivo permite observar e analisar melhor em tempo real.

O maior FPS é necessariamente o melhor?

A maioria concordaria por unanimidade que quanto maior, melhor. No entanto, a verdade é que, às vezes, um FPS mais baixo é melhor em alguns casos.

Por quê?

  1. Suavidade – Se o seu PC estiver lutando para manter uma taxa de quadros estável e, portanto, tiver quedas frequentes de FPS, pode ser mais agradável utilizar somente 30.
  2. Imersão – A grande maioria dos filmes é filmada em 24 FPS, então 30 FPS podem dar a um jogo uma sensação muito mais cinematográfica. Além disso, em alguns jogos mais antigos ou naqueles que não usam a tecnologia de captura de movimento, a animação pode parecer muito pesada em altas taxas de quadros, como já mencionamos.

Rasgo de tela

Saiba tudo sobre o assunto! – Reprodução/Gaming Scan

Quando a saída do quadro da sua placa de vídeo estiver fora de sincronia com a taxa de atualização do monitor, você verá a tela rasgando. Quando isso acontece, você precisará ativar a sincronização “V” no painel de controle da sua placa gráfica ou no menu de configurações do jogo.

Mas o que significa um jogo de FPS?

Saiba tudo sobre o assunto! – Divulgação/COD

Depois de toda essa explicação sobre FPS, você talvez esteja pensando que os populares jogos de FPS tem alguma coisa a ver com esse assunto. No entanto, não é bem assim, já que são dois temas distintos. O termo jogo de FPS é uma abreviação do termo “First Person Shooter”. Caso traduzirmos isso para português, chegaremos a jogos de tiro em primeira pessoa. Portanto, sua nomeação não tem relação com “Frames Per Second”.

Entretanto, como jogos de FPS apresentam movimentos, eles estão um pouco ligados aos “Frames Per Second”. Mas jogos de FPS são caracterizados por controlar um personagem e ter uma visão em primeira pessoa, ou seja, o cenário a sua frente é como se você estivesse vendo tudo através dos seus olhos.

Além disso, é necessário carregar algum tipo de arma. Normalmente ela é carregada na mão direita e é utilizada para matar os inimigos. Outra característica comum, é que esse tipo de jogo envolve dezenas de encontros com inimigos que também estão armados e devem ser derrotados.

Quando os primeiros jogos de FPS foram lançados, eles eram muito lineares. Dessa forma, você teria que fazer o mesmo caminho sempre. Você também poderia utilizar apenas um caminho para completar a missão.

No entanto, aos poucos, esse jogos pegaram alguns elementos de RPG e começaram a dar mais profundidade a suas histórias. Portanto, os temas começaram a ser melhores explorados, com pontos de experiência ao derrotar inimigos e missões paralelas a principal.

Entre os jogos mais importantes de FPS podemos citar: Doom, Call Of Duty, Battlefield, Medal Of Honor, Halo, Killzone e outros games.

Perguntas Frequentes

O que é o FPS?

O acrônimo significa “quadros por segundo” e indica quantos quadros sua placa gráfica pode renderizar a cada segundo e/ou quantos quadros seu monitor pode exibir a cada segundo. 
O primeiro depende do poder de processamento da sua placa gráfica, enquanto o segundo depende inteiramente da taxa de atualização do monitor.
Além disso, o FPS também pode se referir ao gênero do jogo First-Person Shooter.

O que é o FPS nos jogos?

Quando se trata de games, esse termo se refere ao gênero do jogo First-Person Shooter. Um bom exemplo de jogo desse estilo é o Call Of Duty. No entanto, você também estar se referindo aos “Frames Per Second” de um jogo, que indicaria quantos quadros sua placa gráfica pode renderizar a cada segundo e/ou quantos quadros seu monitor pode exibir a cada segundo durante um game.

O que quer dizer 60 FPS?

Frequentemente considerado como a taxa de quadros ideal, 60 FPS só é possível em consoles com jogos bem otimizados. Em comparação, um PC de jogos decente poderá obter 60 FPS na maioria dos jogos, embora os jogos AAA possam exigir um certo grau de ajuste nas configurações. Além disso, essa também é a taxa de quadros máxima exibida por monitores e TVs comuns.

O que é alto FPS?

O alto FPS é quando a taxa de quadros alcança o maior número possível de FPS. Atualmente, a maior taxa de quadros que você pode encontrar é de 240 FPS, que só pode ser exibida em monitores de taxa de atualização de 240 Hz.

Gostou? Entendeu o que é FPS? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar na imagem azul que está abaixo!