Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

De forma resumida, podemos dizer que o termo Desktop se refere a pelo menos 4 “coisas” diferentes. Portanto, ele pode se referir a sua área de trabalho do PC, a um computador, a uma metáfora da Interface Gráfica do Usuário ou também ao utilitário Windows Sysinternals.

Veja também o que é um Hardware!

Dessa forma, nessa matéria, nós vamos esses 4 “sentidos”. Confira:

Desktop

O termo desktop pode se referir a qualquer um dos seguintes:

1. Computador

De forma resumida, uma desktop é um termo comumente usado para descrever um computador ou unidade de sistema. Podemos dizer que, um computador de mesa é um dispositivo de computação pessoal projetado para caber em cima de uma mesa de escritório típica. Dessa forma, ele também é um desktop.

Ele abriga o hardware físico que faz o computador funcionar e se conecta a dispositivos de entrada, como o monitor, o teclado e o mouse com os quais os usuários interagem. Além disso, vale lembrar que computadores de mesa são comumente usados ??em empresas e também em para “consumo” de jogos. Nas empresas, eles são importantes porque são o principal meio para muitos usuários realizarem seu trabalho.

Principais recursos e componentes

Um computador de mesa inclui o processador, que pode ser uma microtorre ou minitower projetada para caber embaixo da mesa ou em uma unidade que fica em cima da mesa. Além disso, ele também inclui uma placa-mãe, a placa de circuito principal do computador. As placas-mãe para computadores de mesa geralmente são padronizadas nos fatores de forma Advanced Technology eXtended (ATX), microATX ou Balanced Technology eXtended. O computador desktop também abriga armazenamento em disco.

Quase todos os computadores de mesa incluem um modem embutido e uma unidade de armazenamento magnético de vários gigabytes. Além disso, eles também possuem slots de extensão padrão, como o PCIe (Peripheral Component Interconnect Express). Eles exigem uma fonte de alimentação ininterrupta (UPS), o que significa que devem estar sempre conectados à tomada para funcionar.

É comum que os usuários de computadores desktop emparelhem o dispositivo com uma impressora. Por fim, também é possível interconectar computadores de mesa através de uma rede local (LAN), para que os usuários possam compartilhar recursos entre dispositivos e conectar-se a periféricos como impressoras.

O que é Desktop? Veja tudo sobre! - Foto: Reprodução/ Search Enterprise Desktop
O que é Desktop? Veja tudo sobre! – Foto: Reprodução/ Search Enterprise Desktop

Início da história do computador desktop

Os computadores mais antigos da década de 1960 eram grandes e ocupavam salas inteiras. Dessa forma, até os computadores menores da época, conhecidos como minicomputadores, tinham pelo menos o tamanho de uma mesa.

O primeiro computador que pode ser considerado um desktop foi o Olivetti Programma 101. Ele foi lançado em 1965 e era do tamanho de uma máquina de escrever. Outros desktops surgiram em meados da década de 1970 e os primeiros computadores domésticos – TRS-80, Apple II e Commodore Personal Electronic Transactor – foram lançados em 1977. Os computadores de mesa se tornaram cada vez mais populares nas décadas subsequentes, com IBM Personal Computer e Apple Macintosh dominando o mercado.

A maioria dos primeiros computadores de mesa usava telas de tubo de raios catódicos (CTR) posicionadas sobre o computador real, que ficava horizontalmente na mesa do usuário. Estes são conhecidos como computadores de mesa all-in-one. Por outro lado, os monitores de computadores de mesa modernos usam diodos emissores de luz (LED), monitores de cristal líquido (LCD) ou monitores orgânicos de LED (OLED).

Evolução nos anos 90 e 2000

Na década de 1990, a área de trabalho do tipo multifuncional deu lugar a torres de computadores que os usuários podiam armazenar no chão sob suas mesas.  Ao mover o processador da mesa, os usuários podem trabalhar com monitores maiores. Dessa forma, eles são conhecidos como desktops de tamanho normal e a torre se conecta ao monitor e a outros aspectos do desktop por meio de cabos. Nos computadores desktop mais modernos, a conexão pode ser sem fio. Além disso, também existem computadores desktop compactos, semelhantes aos desktops de tamanho normal, mas com um formato menor.  

Nos anos 2000, o computador de mesa ganhou concorrência na forma de notebooks, que são dispositivos portáteis de computação que se encaixam no colo do usuário. No terceiro trimestre de 2008, os ntebooks haviam ultrapassado os desktops em termos de produções totais. O notebook foi particularmente prejudicial aos computadores de mesa no mercado consumidor, porque os usuários domésticos preferem a conveniência dos notebooks.

Além disso, a ascensão de smartphones e tablets reduziu a popularidade do computador de mesa a ponto de o Google Android se tornar o sistema operacional mais usado no mundo em abril de 2017, substituindo o Microsoft Windows, o sistema operacional de desktop mais comum.

2. Sistema operacional

Ao se referir a um sistema operacional ou GUI (interface gráfica do usuário), o desktop é um sistema de organização de ícones em uma tela. Dessa forma, a área de trabalho do Microsoft Windows foi introduzida pela primeira vez com o Microsoft Windows 95 e incluída em todas as versões do Windows desde então. A imagem abaixo é um exemplo da área de trabalho do Microsoft  Windows 7.

O que é Desktop? Veja tudo sobre! - Foto: Reprodução/ Search Enterprise Desktop
O que é Desktop? Veja tudo sobre! – Foto: Reprodução/ Search Enterprise Desktop

Neste exemplo, não há ícones na área de trabalho e o papel de parede é uma tela azul com o logotipo do Windows 7. Além disso, a barra de tarefas fica na parte inferior da área de trabalho e contém o Iniciar, os ícones da barra de tarefas, a Área de Notificação do Windows e a hora e data.

Além disso, vale observar que você pode acessar a área de trabalho a qualquer momento pressionando a tecla Windows e “D” ao mesmo tempo. Por outro lado, você também pode utilizar o Aero Peek.

Quais ícones e itens são encontrados na área de trabalho do Windows?

Alguns dos ícones mais comuns na área de trabalho incluem aqueles para Meu Computador, Lixeira, seu navegador da Internet (por exemplo, Google Chrome) e Meus Documentos. Além disso, na área de trabalho do Windows, você pode encontrar o menu Iniciar do Windows através do Iniciar na barra de tarefas, bem como a Área de Notificação do Windows.

Se alguns ou todos esses ícones estiverem ausentes na área de trabalho, você poderá alterar quais ícones serão exibidos.

Além disso, a data e a hora também são mostradas na área de trabalho, na área de notificação na barra de tarefas. Se a data e a hora estiverem incorretas, você poderá alterar a data e a hora na área de trabalho.

Devo capitalizar a palavra “desktop” na minha escrita?

A menos que no início de uma frase, a “área de trabalho” seja escrita em letras minúsculas ao se referir a parte de um sistema operacional da GUI.

Outras palavras que contêm a palavra área de trabalho, como “Área de trabalho ativa” e ” Área de trabalho remota”, são maiúsculas. Além disso, as configurações e opções também podem capitalizar a área de trabalho em suas descrições.

3. Uma metáfora da Interface Gráfica do Usuário

Quando se trata de um software, um desktop é uma metáfora da Interface Gráfica do Usuário em um ambiente de desktop para a interação entre o usuário e o sistema operacional.

4. Desktop como utilitário do Windows Sysinternals

Desktops é um utilitário Windows Sysinternals que permite aos usuários gerenciar aplicativos em até quatro desktops virtuais, todos acessíveis usando a interface do ícone da bandeja.

Fonte: Computer Hope

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!