Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Existe uma parte oculta da Internet que é muito maior do que as partes da web que você costuma usar todos os dias. Essa parte da web é conhecida como Deep Web, mas dentro dela ainda existe a Dark Web. Portanto, nesse artigo, vamos falar tudo sobre a Dark Web.

Quando você está no seu e-mail, fazendo compras online ou no Facebook, está navegando na “Surface Web” ou “Visible Web”.

Veja também quais são os principais tipos de vírus de computador!

A Web visível consiste em sites indexados por mecanismos de pesquisa normais, como o Google ou Yahoo. De acordo com uma estimativa, existem pelo menos 4 bilhões de páginas da web indexadas. Embora pareça enorme, uma parte muito maior da web se esconde abaixo da Surface Web e não é indexada.

Dessa forma, continue lendo para entender mais sobre a Deep Web e a Dark Web. Confira:

O que é a Deep Web?

O que é a Deep Web? Saiba tudo sobre! - Foto: Reprodução/ Profissionais TI - O que é Dark Web? Saiba tudo sobre!
O que é Dark Web? Saiba tudo sobre! – Foto: Reprodução/ Profissionais TI

Em primeiro lugar, a deep web e a dark web não são a mesma coisa, embora possam se sobrepor significativamente.

Dessa forma, a deep web se refere a todas as páginas que não estão indexadas, o que significa que a maioria dos mecanismos de pesquisa não as retornará para você após uma pesquisa. Seus rastreadores não “veem” essas páginas, tornando-as de fato invisíveis para esses mecanismos de pesquisa.

Isso significa que, para acessar uma dessas páginas, você precisa saber seu endereço exato (link) ou clicar em outro link assim que entrar no lado profundo da web.

Além disso, a deep web pode incluir partes significativas da “web legítima” e mainstream (como as páginas da Netflix ou da Amazon), simplesmente porque são personalizadas para os usuários e nem todos as URLs devem ser indexados.

O que é a Dark Web?

O que é a Deep Web? Saiba tudo sobre! - Foto: Reprodução/ Blog Maxi Educa - O que é Dark Web? Saiba tudo sobre!
O que é Dark Web? Saiba tudo sobre! – Foto: Reprodução/ Blog Maxi Educa

A dark web é uma camada ainda mais profunda: tecnicamente também faz parte da deep web (o que a torna inacessível, a menos que você saiba exatamente para onde ir), mas focada em atividades e serviços ilegais. Além disso, ela pode ser muito horrível. Algumas pessoas chamam de o lugar onde surge o lado mais escuro da humanidade.

Então, o que exatamente está na dark web?

Na dark web, você pode esperar encontrar todos e quaisquer dos seguintes (gatilho de sensibilidade, melhor rolar para baixo se não quiser ficar chocado):

  • Mercado para várias drogas, desde as leves até as pesadas;
  • Mercado para várias armas de fogo e munições, obviamente não registradas;
  • Software necessário para navegação mais profunda (como Onion Browser) e diretórios de listagem (listas de outros sites deep web / dark web e seus links, para que você possa acessá-los);
  • Alguns livros raros digitalizados;
  • Muitos projetos para material de impressão 3D, de coisas legais a coisas ilegais;
  • Alguns planos de construção se gabando de oferecer acesso não detectado (via túneis secretos) a edifícios importantes;
  • Documentos do Wikileaks;
  • O chamado portal wiki oculto, que afirma ser a “The Original Wikipedia”;
  • Arquivos que afirmam conter fotos nuas de várias celebridades (todas atrás de uma parede de Bitcoin e provavelmente falsas, é claro);
  • Sites com vídeos que descrevem abusos contra crianças, animais, prisioneiros de guerra e etc;
  • Conteúdo de pornografia infantil;
  • Conteúdo racista e conteúdo que promova violência contra várias minorias (como propaganda da Ku Klux Klan ou vídeos de crimes de ódio reais sendo perpetrados);
  • Receitas sobre como cozinhar carne humana e filmagens;
  • Mercado para contratação de assassinos (embora a maior parte desses serviços sejam relatados como mais golpes de Bitcoin – ainda assim, alguns deles são reais);
  • Rumores das chamadas “salas vermelhas”, imagens de vídeo ao vivo de tortura e assassinato – eles exigem uma taxa de Bitcoin para entrar, mas também são fraudes, apenas uma lenda urbana.

Muitos golpes e coisas nojentas

Como você pode notar se ler a lista, muitas das coisas à venda na dark web são fraudes, projetadas para obter seus bitcoins sem cumprir a promessa. Claro, se alguém está realmente tentando comprar acesso a essas coisas, não ganha muita simpatia como vítima do golpe. No entanto, o fato de que em muitos casos os serviços anunciados são apenas golpes não torna a dark web menos perigosa ou nojenta.

O principal mercado para todas essas coisas é o chamado centro da Rota da Seda. As autoridades conseguiram derrubá-lo e prender seu dono, então o mercado foi reconstruído por um de seus tenentes, que também foi  recentemente preso. Resta saber por quanto tempo o principal mercado negro ficará sem funcionar, mas existem outros centros menores na dark net para comprar e vender coisas ilegais.

Qual é a diferença entre Deep Web e Dark Web?

O que é a Deep Web? Saiba tudo sobre! - Foto: Reprodução/ PO - O que é Dark Web? Saiba tudo sobre!
O que é Dark Web? Saiba tudo sobre! – Foto: Reprodução/ PO

Muitas vezes, os dois termos são usados indistintamente, como se fossem mais ou menos a mesma coisa. Isso é muito impreciso, já que a deep web se refere apenas a páginas não indexadas, enquanto a dark web se refere a páginas que não estão indexadas e estão envolvidas em nichos ilegais.

A imagem usando uma metáfora de iceberg deve esclarecê-la de uma forma mais fácil de compreender. Como você pode notar, ironicamente, a dark web é realmente mais profunda do que a deep web.

O ponto principal é o seguinte: a deep web pode ser composta de páginas não indexadas simplesmente porque os mecanismos de pesquisa não as conseguem ver ou porque não são consideradas relevantes o suficiente para serem indexadas. Em contraste, a dark web quer ser escondida, já que é um centro de negócios obscuros propositalmente.

A deep web é eticamente neutra, pode ser usada para o bem ou para o mal. A dark web é onde as partes da economia e da sociedade sem moral se unem.

No que diz respeito ao relacionamento entre eles, nem toda deep web é dark web, mas toda dark web é deep web.

Mais sites: Surface Web e Shadow Web

O que é a Deep Web? Saiba tudo sobre! - Foto: Reprodução/ Mundo + Tech
O que é Dark Web? Saiba tudo sobre! – Foto: Reprodução/ Mundo + Tech

Outro conceito com o qual você deve estar familiarizado a partir de agora é a surface web: refere-se a todos os sites normalmente acessíveis a partir de mecanismos de pesquisa, as chamadas partes básicas da Internet.

Finalmente, o último conceito que você deve conhecer é a teia de sombras (Shadow Web). Esta é supostamente uma camada de internet ainda mais profunda do que a dark web, o conhecido centro de atividades criminosas. Rumores dizem que essa teia de sombras é um lugar onde atividades criminosas ainda mais sombrias e sérias acontecem.

Ainda assim, de acordo com investigações dos melhores pesquisadores de cibersegurança e hackers do mundo, esta sombra da web é apenas um boato .

Golpes e boatos

Se você navegar na web profunda ou escura, poderá encontrar muitos anúncios que afirmam oferecer uma porta de entrada para esse canto escondido da web, em troca de bitcoins. É um golpe bem conhecido, portanto, tome cuidado com o que clica se for procurá-lo.

Infelizmente, isso só contribui para a difamação das criptomoedas, que em si não são ruins para a economia e a sociedade.

No entanto, uma vez que o conceito da “web sombra” é online e discutido  intensamente em alguns grupos do Reddit e outros fóruns (que soam mais como teorias da conspiração de autoria de pessoas que não entendem muito sobre como a internet realmente funciona), isso não significa que não possa se tornar real em algum momento no futuro. Ainda assim, mesmo que fosse real ou venha a ser real, pagar pelo acesso não é o caminho a percorrer.

Além disso, se fosse realmente um centro para atividades ilícitas ainda mais horríveis do que a dark web, não sei por que você iria querer ir lá, de qualquer maneira, a menos que você faça parte de uma equipe especial com o objetivo de derrubá-los.

É ilegal acessar a Deep Web ou a Dark Web?

O que é Dark Web? Saiba tudo sobre! – Foto: Reprodução/ TM

Resumindo, não, não é ilegal navegar em uma página não indexada. Ou usar um Tor de alta privacidade, tradicionalmente associado à navegação na deep web e dark web.

Na verdade, parte da deep web pode incluir seu antigo blog de 10 anos atrás, que os mecanismos de pesquisa não conseguem indexar porque é muito antigo e não tem conteúdo. Parece bastante inofensivo, certo?

O que é ilegal não é apenas acessar e navegar nas redes de sobreposição chamadas deep web ou dark web, mas investigar serviços ilegais vendidos nessas redes. Ou tentar hackear coisas sem permissão. Isso é o que pode colocar alguém em apuros, não apenas a navegação.

Ainda assim, você deve observar que acessar a dark web sem muitas precauções de segurança cibernética pode ser perigoso para um leigo. Dessa forma, ele pode expô-lo a vários perigos, que irei desenvolver a seguir.

Quais são os principais perigos da Dark Web?

O que é Dark Web? Saiba tudo sobre! – Foto: Reprodução/ Crypto ID

Voltando às questões de segurança cibernética, preciso enfatizar que a dark web é um lugar perigoso, especialmente se você não for um técnico apenas procurando satisfazer uma curiosidade. Não saia bisbilhotando por aí, ou pelo menos não sem se preparar. Dessa forma, você deve saber que a dark web pode representar perigos para sua segurança, mesmo que você não se meta nela.

Você sabe porque?

Porque um dos produtos mais frequentemente transacionados nos mercados da dark web são seus dados. Existem toneladas e toneladas de gigabytes de credenciais e informações pessoais vazadas à venda para hackers. É aí que os hackers obtêm seus dados para ataques de “empalhamento de credenciais”, roubo de identidade e outros negócios obscuros.

Como se manter protegido da Dark Web

O que é Dark Web? Saiba tudo sobre! – Foto: Reprodução/ We Live Security

Em primeiro lugar, não vá lá.

Em segundo lugar, guarde bem seus dados. Tenha cuidado com as permissões de dados que você concede (não clique em “sim” descuidadamente em cada pop-up apenas para acessar um site). Não use senhas engraçadas que são fáceis de decifrar.

Mais cedo ou mais tarde, alguns de seus dados irão transbordar para coleções disponíveis para venda na dark web. O que você pode fazer para se proteger é garantir que os dados não sejam mais precisos, não detalhados o suficiente para causar danos e que você tenha a autenticação multifator ativada em todos os lugares em que possa usá-los. Além disso, ter uma proteção anti-malware confiável ativa também é muito importante.

Se você realmente precisa ir para o lado negro para verificar, tome precauções.  Use um navegador de privacidade criptografado (como o Tor), não compartilhe nenhuma informação real sobre você lá, não compre nada e não fale com ninguém. Não instale nenhum software que encontrar enquanto estiver lá.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. Basta clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!