Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O Android evoluiu ao longo dos anos e rapidamente se tornou a plataforma móvel dominante em todo o mundo. Dessa forma, o Android detém mais de 74% do “Market Share” global de sistemas operacionais móveis em agosto de 2020, de acordo com a StatCounter.

Veja também o que é o Harmony OS!

Embora a maioria de nós saiba exatamente o que é o Android e como usá-lo, ainda há várias pessoas que são “novas” no SO móvel do Google. Você está entre aqueles que são mais novos no Android? Portanto, este artigo é para você.

Android é um sistema operacional

O que é Android? Entenda mais sobre esse sistema! - Foto: Reprodução/ Android Authority
O que é Android? Entenda mais sobre esse sistema! – Foto: Reprodução/ Android Authority

O Android não é um celular ou um app, mas um sistema operacional baseado no kernel Linux. Não tem ideia do que é isso? Em sua definição mais simples, Linux é um SO mais comumente encontrado em servidores e PCs. O Android não é apenas uma versão do Linux, devido às muitas mudanças encontradas nos bastidores, mas está relacionado.

Dessa forma, o Android é um SO projetado para dispositivos móveis, o lugar onde ficam as funções e os apps do seu celular. Tudo o que você vê na tela do seu dispositivo faz parte do sistema operacional. Quando você recebe uma chamada, mensagem de texto ou e-mail, o SO processa essas informações e as coloca em um formato legível.

Várias versões

O que é Android? Entenda mais sobre esse sistema! - Foto: Reprodução/ Android Authority
O que é Android? Entenda mais sobre esse sistema! – Foto: Reprodução/ Android Authority

O SO Android é dividido em vários números de versão, o que implica saltos significativos em recursos, operação e estabilidade, que geralmente têm codinomes. Portanto, se você ouvir alguém dizer Android Marshmallow, Nougat,  Oreo, Pie ou o Android 11 mais recente, esse é apenas o nome da versão do Android que você pode ter em seu dispositivo. Os celulares e tablets modernos lançados este ano rodam principalmente Android 9 Pie ou Android 10, mas a atualização do Android 11 começará a ser “usada” em breve.

Os fabricantes de dispositivos Android, como Samsung, HTC, Motorola, Sony,  OnePlus e vários outros, geralmente têm uma “capa” sobre o SO. Uma capa, ou sobreposição de interface do usuário, é basicamente um design personalizado que adiciona recursos extras ao seu celular, ícones diferentes e outros ajustes projetados para fornecer uma experiência única para o fabricante do celular escolhido. As skins mais populares incluem o One UI da Samsung  e OxygenOS do OnePlus. Um celular sem grandes personalizações é geralmente conhecido como “Android puro”, e interfaces de usuário com pequenas alterações (como as encontradas nos celulares da Motorola) são frequentemente chamadas de quase-puro.

Qual é a diferença entre Android e iPhone?

O que é Android? Entenda mais sobre esse sistema! - Foto: Reprodução/ Android PIT
O que é Android? Entenda mais sobre esse sistema! – Foto: Reprodução/ Android PIT

Não é tanto uma diferença entre Android e iPhone, mas Android e iOS. Veja, iOS é o software que roda em iPhones e as diferenças entre ele e o Android são simultaneamente grandes e pequenas.

Smartphones com Android ou iOS instalados são capazes de fazer quase as mesmas coisas. Dessa forma, eles podem executar apps, conectar-se a Wi-Fi, tirar fotos, enviar mensagens e etc. Mas há muitas diferenças na aparência, na sensação, e nas possibilidades de ambos.

Por que o Android é diferente em cada celular?

O que é Android? Entenda mais sobre esse sistema! - Foto: Reprodução/ Android PIT
O que é Android? Entenda mais sobre esse sistema! – Foto: Reprodução/ Android PIT

O Android não “parece” diferente em todos os dispositivos, mas possui várias versões diferentes. O Android é de código aberto, o que significa que os fabricantes são livres para personalizar o software e torná-lo “seu”. 

A versão “mais pura” do Android costuma ser chamada de “Android puro” e costuma ser a preferida pela comunidade Android, já que é o software original, conforme pretendido pelo Google.

Outras interfaces de usuário (IU) incluem o TouchWiz da Samsung, Xperia da Sony e Emotion da Huawei.

Introdução ao Android

O que é Android? Entenda mais sobre esse sistema! – Foto: Reprodução/ Android Authority

Antes de começar, é importante observar que as etapas descritas nesta postagem são feitas usando um dispositivo com Android padrão sem uma sobreposição de IU. Em outras palavras, pode haver algumas diferenças entre o seu dispositivo e o que é mostrado abaixo, mas as opções e configurações são semelhantes e devem ser fáceis de acompanhar.

Começando do início, existem algumas etapas que você precisa seguir para configurar seu dispositivo Android. Portanto, ao ligar o dispositivo pela primeira vez, você será saudado com uma tela de boas-vindas, onde terá que selecionar um idioma. Dessa forma, role para cima ou para baixo para fazer sua seleção e vá para a próxima etapa tocando no botão de seta / reproduzir.

Se você ainda não inseriu um, a próxima tela solicitará que você insira um cartão SIM. Mas não se preocupe se não tiver um por perto. Você pode pular esta etapa e continuar com a configuração e adicionar um cartão SIM ao dispositivo posteriormente.

Selecionando o Wi-Fi e conta do Google
O que é Android? Entenda mais sobre esse sistema! – Foto: Reprodução/ Android Authority

A seguir, você terá a opção de selecionar uma rede Wi-Fi. Se você estiver ao alcance de uma rede Wi-Fi, recomendamos conectá-la a ela, pois o assistente de configuração pode sincronizar suas informações do Google no dispositivo.  Isso leva algum tempo e, mais importante, requer dados. Mais uma vez, você também pode pular esta etapa se não estiver em uma rede Wi-Fi e sincronizar seu dispositivo mais tarde. No entanto, se você conseguir se conectar a uma, toque no nome que aparece na lista de redes disponíveis e digite a senha.

Na próxima tela, você será perguntado se possui uma conta do Google existente. Se você não tiver certeza, lembre-se de que se você usa o Gmail, portanto, a resposta é sim. Mas se você não tiver um, recomendamos que se inscreva. Ter uma conta do Google tornará sua experiência com o Android muito mais fácil. Portanto, ter uma conta do Google configurada em seu celular ou tablet lhe dará acesso fácil a todos os apps do Google, incluindo Gmail, Play Store, Agenda e muito mais, sem a necessidade de fazer login todas as vezes.  Além disso, você pode se inscrever para uma conta do Google em seu PC ou diretamente do celular.

Algumas outras configurações iniciais
O que é Android? Entenda mais sobre esse sistema! – Foto: Reprodução/ Android Authority

Se você tiver uma conta do Google pronta, toque em “Sim”. Portanto, após isso, você será solicitado a inserir seu endereço de e-mail e senha. Em uma nota lateral, se você precisar inserir números, você pode obter os números no teclado pressionando o botão “? / 123”, que o levará para o layout de número. Para voltar ao layout anterior, pressione o botão “abc”, que estará no mesmo local.

Em seguida, você poderá configurar alguns serviços principais do Google, que por padrão, estão todos selecionados. Dessa forma, o primeiro é “Backup and Restore”, que permitirá que você faça backup de todas as suas informações,  incluindo downloads e contatos, o que permitirá que você restaure facilmente essas informações em um dispositivo Android secundário ou futuro. Todas as informações armazenadas em backup estão associadas à conta do Google inserida na etapa anterior.

A segunda e a terceira opções referem-se à sua localização. Portanto, você decide quais opções deseja selecionar. Os serviços de localização podem ser importantes, pois alguns apps podem exigir que essas informações funcionem com precisão, como as páginas amarelas e o Google Maps. Essas opções podem ser acessadas no menu Configurações posteriormente, se você mudar de ideia. Por fim, será perguntado se deseja receber e-mails com novidades e ofertas do Google Play. Agora você pode adicionar um nome de dispositivo e personalizá-lo. Se você adicionou uma conta do Google, seu nome e sobrenome já devem estar armazenados.

A tela inicial

O que é Android? Entenda mais sobre esse sistema! - Foto: Reprodução/ Android Authority
O que é Android? Entenda mais sobre esse sistema! – Foto: Reprodução/ Android Authority

Depois de concluir as etapas simples para configurar seu dispositivo, você chegará à tela inicial. Mais uma vez, a aparência real da tela inicial (seus ícones, elementos de design, etc.) pode diferir significativamente dependendo do dispositivo que você possui. No entanto, a maioria das experiências da tela inicial terá os mesmos elementos básicos, incluindo uma gaveta de apps, aba de notificação e um dock com alguns apps importantes, como discador, mensagens e etc. Entretanto, lembre-se de que algumas OEMs chineses removem a gaveta de apps da equação. Isso significa que todos os apps que você instalou em um celular são colocados nas telas iniciais, assim como nos iPhones.

A barra de notificações
O que é Android? Entenda mais sobre esse sistema! – Foto: Reprodução/ Android Authority

No topo da tela está a barra de notificação, que inclui ícones para qualquer notificação pendente que você possa ter, como chamadas perdidas, mensagens, e-mails, alertas do Facebook e até mesmo alertas de jogos. Dessa forma, você pode acessar as notificações deslizando de cima para baixo. Assim que o centro de notificações estiver aberto, você pode deslizar a notificação para longe ou pressionar a notificação para abrir o app correspondente.

Nessa barra de notificação, você também pode acessar alguns botões de alternância rápidos para selecionar configurações, como modos de alarme, habilitar e desabilitar Wi-Fi / Bluetooth / modo avião e muito mais. Na parte inferior da tela, você verá o dock mencionado, que inclui vários ícones. Portanto, esses ícones estarão disponíveis em todas as janelas da tela inicial. Além disso, você pode escolher quais apps incluir no dock e, de preferência, aqueles que você usa com frequência.

Outras funções importantes
O que é Android? Entenda mais sobre esse sistema! – Foto: Reprodução/ Android Authority

Dependendo do seu dispositivo e da versão do Android em execução, abaixo do dock você pode ter uma barra de navegação composta de um botão “voltar” (leva você de volta à tela anterior), um botão “inicial” (leva você para a tela inicial), e um botão “últimos apps acessados” (mostra os apps que você abriu recentemente). Os aparelhos mais antigos têm botões físicos abaixo da tela em vez da barra de navegação na tela, que geralmente tem a mesma funcionalidade.

No último celular Android, a barra de navegação foi substituída por gestos que demoram um pouco para se acostumar, mas fornecem uma experiência mais rápida e uma aparência mais limpa. Em celulares com Android 10, por exemplo, você pode voltar deslizando a partir da borda da tela em vez de tocar no botão dedicado de voltar.

Para mover entre as telas iniciais, basta deslizar da esquerda para a direita.  Quando você chegar ao final, eles não irão mais para a próxima tela, a menos que você tenha a rolagem infinita ativada. Além disso, você também pode ver os pontos que correspondem à tela em que você está. Por fim, pressionar o botão home leva você de volta à tela principal.

Explore a Google Play Store

O que é Android? Entenda mais sobre esse sistema! – Foto: Reprodução/ Android Authority

O Google tem a maior loja de aps móveis com quase três milhões de apps disponíveis para usuários do Android. Portanto, basta entrar na Google Play Store e começar a navegar por ótimos apps de que você pode gostar.

Perguntas Frequentes

Qual é a função do Android no celular?

A função do Android no seu celular é “organizá-lo”. Portanto, ele é o lugar onde ficam as funções e os apps do seu celular. Tudo o que você vê na tela do seu dispositivo faz parte do SO. Quando você recebe uma chamada, mensagem de texto ou e-mail, o SO processa essas informações e as coloca em um formato legível.

O que é um Android?

O Android não é um celular ou um app, mas um sistema operacional baseado no kernel Linux. Dessa forma, o Android é um SO projetado para dispositivos móveis, o lugar onde ficam as funções e os apps do seu celular. Tudo o que você vê na tela do seu dispositivo faz parte do sistema operacional. Quando você recebe uma chamada, mensagem de texto ou e-mail, o SO processa essas informações e as coloca em um formato legível.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. Basta clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!