Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Windows 10 dispositivos

A Microsoft quer que o Windows esteja em todo lugar… no seu PC, Notebook, Tablet, Smartphone, console de jogos, Smart TVs (No caso estamos falando do Surface Hub que é muito mais do que uma smart TV), e até mesmo em dispositivos futuristas, como o HoloLens e, por fim, em dispositivos da internet das coisas (IoT). Esse plano está prestes a alcançar seu primeiro estágio de evolução significativo, que é o Update de Aniversário do Windows 10.

Esse update é um marco no projeto OneCore da Microsoft, que tem o Windows 10 como centro. Nele, tudo roda Windows e não apenas os Desktops como estamos acostumados. Então, eles criaram o novo Windows 10, que se desmembra no Windows Server, Xbox 10, Windows 10 Mobile, Windows 10 IoT, e o Windows 10 do HoloLens, porém, tudo é construído sobre um mesmo fundamento, um mesmo núcleo de desenvolvimento.

Tudo é Windows 10

Tudo é Windows 10

Foi um longo caminho, começando primeiramente pela versão para desktops do Windows 10 lançada no ano passado. Algum tempo depois veio o Windows 10 Mobile, o Xbox One também ganhou o Windows 10, vimos o poder do Surface Hub e do HoloLens e os primeiros projetos IoT em cima do Windows 10. Hoje, o Windows 10 já está presente nesses segmentos, mesmo que ainda engatinhando, porém, a Microsoft passa a ser a primeira empresa do ramo de software a contar com um sistema operacional unificado e “mutante” por assim dizer, pois, pode se adapta a qualquer dispositivo.

O Update de aniversário, que deve chegar a partir de julho, trará muitas novidades para todas as versões do Windows 10, e mesmo sabendo que muita gente ainda torce o rosto e custa a acreditar nesse imenso projeto, o Windows 10 já roda em mais de 300 milhões de dispositivos e deve ser instalado em 1 bilhão de dispositivos até 2018. Esse número parece ser mais do que suficiente para atrair desenvolvedores independentes e empresas para a suíte de desenvolvimento da Microsoft.

A Windows Store em breve será uma grande casa para os DEVs

A Windows Store em breve será uma grande casa para os DEVs

Ainda sobre isso, eles tem criado diversas ferramentas para atrair esses profissionais, basta olhar para tudo de novo que foi implementado no Visual Studio 2015. Temos novidades até mesmo para quem desenvolve para o iOS e Android, quem dirá para o Windows… Temos o Projeto Bridge, Projeto Centennial , a chegada do Xamarim, e muito mais. Se a ideia é ter DEVs dentro da Windows Store, em breve a maioria deles vai sucumbir a necessidade de ter um APP ou jogo na loja do Windows, e quando isso começar a acontecer não será preciso muito para que eles criem UWPs (APPs Universais do Windows), que podem rodar nos mais diversos gadgets que rodam Windows 10.

É dentro desse grande projeto onde podemos prever o futuro não apenas do Windows 10 Mobile, que muitos insistem em dizer que está morto, como também do próprio Windows 10, que tem um futuro promissor pela frente e que, inclusive, deverá servir de inspiração para seus concorrentes, que cedo ou tarde também deverão unificar seus softwares.

Fontes: arstechnica