Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O vidro pode se tornar um componente vital no primeiro disco rígido de petabyte do mundo. Isso a fim de saciar a sede da humanidade por armazenamento de dados. Além disso, esse é o consenso crescente entre os fabricantes de armazenamento em todo o mundo.

Android Webview: saiba o que é e como funciona!

A IDC prevê que até 2025, o mundo produzirá 175 zetabytes (ZB) de dados, alimentado pelo aumento da demanda por vídeo de alta resolução e pelo crescimento das redes IoT. Além disso, isso é quase seis vezes mais do que em 2018. No final da década, poderíamos até atingir a impressionante marca de trilhões de terabytes, dado que um ZB é igual a um bilhão de TB.

Foi o Project Silica da Microsoft que primeiro trouxe o armazenamento óptico de dados para o centro das atenções. Além disso, os pesquisadores da maior empresa de software do mundo – e o segundo maior hiperscaler depois da AWS – conseguiram compactar 75,6 TB de dados em um pedaço de sílica fundida do tamanho de uma unidade de disco rígido de 2,5 polegadas.

Para colocar isso em perspectiva, as maiores unidades de disco rígido do mundo atualmente atingem o máximo de 20 TB e têm um formato muito maior de 3,5 polegadas.

O primeiro petabyte de disco rígido pode conter vidro

Em uma declaração ao IEEE Explore, o CTO da Seagate, John Morris, confirmou que seu laboratório de P&D também está trabalhando no uso de vidro como meio de armazenamento óptico de dados. “O desafio é desenvolver sistemas que possam ler e escrever com um rendimento razoável”, disse ele.

Além disso, é desnecessário dizer que rivais como Western Digital, Toshiba e até Samsung provavelmente seguirão o mesmo caminho.

No entanto, existem alguns desafios bastante significativos a serem resolvidos primeiro. No momento, a mídia é somente leitura, tornando-a perfeita para casos de uso Write-Once, Read-Many (WORM).

Além disso, visto que não haverá nenhuma conexão de terabit com a internet por pelo menos algumas décadas, fazer o backup de um desses monstros em um provedor de armazenamento em nuvem pode levar mais do que uma vida, uma vez que eles cheguem ao mercado.

Fonte: TechRadar

O que você achou do petabyte de disco rígido poder conter vidro? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar no botão “Canal do Telegram” no topo direito da página.