Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Um recurso do novo iOS 14 que ficou um pouco fora do radar é a alternância de Localização precisa para Serviços de localização. Essa nova alternância dá ao usuário mais controle sobre quais aplicativos podem acessar sua localização atual e com que granularidade.

O que é iOS? Saiba mais sobre esse sistema da Apple!

Antes do iOS 14, você podia conceder a um aplicativo acesso à sua localização enquanto usa o aplicativo, ou sempre. No entanto, se o acesso à localização fosse permitido, o aplicativo sempre obteria uma coordenada exata. Muitos aplicativos não precisam de informações de localização precisas, e o iOS 14 oferece essa flexibilidade, incluindo perguntar ao usuário antecipadamente na caixa de diálogo de permissões.

Embora os aplicativos de navegação exijam uma localização exata para funcionar, muitas classes de aplicativos não precisam de posicionamento no nível do GPS. Por exemplo, um aplicativo de clima só precisa saber seu estado ou cidade atual para fornecer a localização atual do clima. Esse foi um recurso que solicitamos em 2018.

Em sua sessão WWDC, a Apple usou o exemplo do aplicativo de TV. Os serviços de streaming têm direitos de conteúdo diferentes para cada região, então o aplicativo precisa saber a localização do usuário para mostrar o conteúdo que o usuário tem permissão legal para assistir. No entanto, não precisa de coordenadas exatas para fazer isso. Portanto, no iOS 14, o aplicativo de TV solicita apenas dados de localização regionais de alto nível.

O iOS 14 inclui APIs que permitem que os aplicativos declarem que precisam apenas de localização de “precisão reduzida”, de modo que desenvolvedores de aplicativos diligentes podem coletar apenas a quantidade mínima de informações de que precisam. No entanto, o iOS 14 também permite que o usuário decida para cada aplicativo se o acesso total é realmente necessário.

Como escolher a permissão de localização aproximada ou exata?

O novo iOS 14 permite que os usuários concedam acesso aproximado à localização
O novo iOS 14 permite que os usuários concedam acesso aproximado à localização – Foto: Reprodução/9to5mac

O novo prompt de permissões dos Serviços de Localização inclui um botão de alternância “Preciso” na folha do mapa. Na maioria dos casos, o padrão será ativado. O mapa mostrará um ponto de rastreamento preciso para refletir isso. Se você não quiser que o aplicativo atual consiga obter informações exatas sobre o local, basta tocar no botão para desligar. A visualização do mapa mostrará uma ampla região circular, representativa das informações de localização aproximadas que estarão disponíveis para o aplicativo.

Você também pode alterar essa preferência a qualquer momento em Configurações -> Privacidade -> Serviços de localização. Selecione o nome do aplicativo e, em seguida, altere o botão Local preciso para ligado ou desligado, conforme desejado. Para aplicativos aos quais você concedeu permissões de localização antes do iOS 14, eles terão acesso total automaticamente. Então, se você quiser controlar algo, é assim que se faz.

Como o novo iOS 14 fornece localização aproximada para aplicativos?

O novo iOS 14 permite que os usuários concedam acesso aproximado à localização
O novo iOS 14 permite que os usuários concedam acesso aproximado à localização – Foto: Reprodução/9to5mac

As informações de localização com precisão reduzida são projetadas para serem úteis e preservam a privacidade. Uma implementação ingênua simplesmente mascararia a localização atual do usuário com algum ruído aleatório. iOS 14 é muito mais inteligente do que isso.

Em vez disso, os Serviços de Localização exporão regiões circulares com alguns quilômetros de diâmetro. Os dados da região só serão recalculados algumas vezes por hora, portanto, o rastreamento exato não é possível. A verdadeira localização do usuário será em algum lugar dentro da região circular, mas não necessariamente no centro.

O sistema é inteligente o suficiente para fornecer resultados de localização que façam sentido para os humanos. Por exemplo, se você estiver dirigindo perto da fronteira de dois estados, a região de localização aproximada estará totalmente dentro do estado atual em que você está. Isso significa que um aplicativo de clima sempre será capaz de mostrar previsões locais relevantes, sem nunca saber exatamente onde você estão.

Da mesma forma, o raio das regiões de localização aproximadas irá variar com base no contexto. Se o usuário estiver dirigindo por uma área densa de várias cidades, o raio diminuirá para alguns quilômetros para garantir que o aplicativo possa fornecer resultados relevantes. Por outro lado, se o iOS souber que você está dirigindo em um amplo espaço aberto, a localização aproximada pode ser muito maior.

A configuração de precisão reduzida também se aplica a atualizações de localização em segundo plano. Aplicativos executados em segundo plano com permissões de localização aproximadas serão informados sobre notificações de localização apenas cerca de quatro vezes por hora, e cada atualização terá a mesma granularidade imprecisa; uma região que normalmente se estende por alguns quilômetros de largura.

E os aplicativos que realmente precisam de localização completa?

O novo iOS 14 permite que os usuários concedam acesso aproximado à localização
O novo iOS 14 permite que os usuários concedam acesso aproximado à localização – Foto: Reprodução/9to5mac

Alguns aplicativos realmente precisam de uma localização exata, mas será responsabilidade do desenvolvedor convencer os usuários a concedê-la. O aplicativo será informado se estiver recebendo resultados de precisão total ou de precisão reduzida. Ele pode, portanto, apresentar aos usuários a interface para informá-los de que precisa de uma localização precisa para funcionar (como um aplicativo de navegação passo a passo) e direcioná-los para as Configurações. Os aplicativos também podem solicitar acesso total temporário.

O comportamento ideal é mais bem mostrado por meio de como o aplicativo Maps funciona no iOS 14. Se o usuário conceder localização restrita, o aplicativo Maps mostrará o marcador de localização atual do usuário da melhor maneira possível. Ele coloca um banner no topo da tela para explicar isso. No entanto, quando um usuário tenta navegar para outro lugar, o aplicativo Maps dirá que precisa de uma localização precisa para fazer o roteamento. Você pode conceder acesso total a essa sessão ou ir para Configurações para habilitar permissões permanentes de localização precisa.

A localização aproximada do novo iOS 14 equilibra a privacidade e a conveniência do usuário

Esse recurso é bem pensado. Ele fornece melhorias significativas de privacidade para os clientes da Apple, sem punir classes de aplicativos desnecessariamente. Permissões de localização precisas continuam sendo o padrão, causando interrupção limitada no ecossistema do aplicativo. Aplicativos bem comportados podem se voluntariar para receber apenas permissões de precisão reduzida, pois sabem que não precisam de nada mais preciso. Se o usuário desativá-lo, o aplicativo terá a oportunidade de explicar por que precisa da localização completa e pode direcionar o usuário diretamente para a página apropriada em Configurações.

O resumo é que agora existem dois eixos de permissões de localização no iOS 14; se o aplicativo sempre pode acessar sua localização ou apenas quando o aplicativo está em primeiro plano, e se a localização recuperada é total ou aproximada.

Fonte: 9to5mac

O que você achou do novo iOS 14? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar no botão “Canal do Telegram” no topo direito da página.