Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Windows 10 mini PC interacao smartphones

Antes de tudo é preciso que todos entendam o que é o modo Continuum no Windows 10. Na verdade o que a Microsoft chama de Continuum é uma ferramenta que adapta a interface do sistema de tablets e laptops e agora smartphones, para o melhor modo de visualização possível baseado no tamanho do display do gadget. Ele não é restrito aos telefones, na verdade ele faz parte do Windows 10 como um todo.

Dito isso, Joe Belfiore falou sobre as novas possibilidades que o Continuum trará para a versão mobile do Windows 10. Os smartphones compatíveis poderão espelhar ou duplicar o sistema em uma segunda tela, contudo, dependendo do tamanho dessa segunda tela a interface de usuário ganhará toques da versão para desktops do Windows 10. Caso seja um monitor grande, por exemplo, ao conectar seu telefone com Windows 10 nele, será possível visualizar alguns apps e itens do sistema em um modo de visualização muito próximo do modo desktop. Programas como o Excel, Word, Outlook Mail preencherão toda a tela, aumento sua produtividade consideravelmente.

httpss://www.youtube.com/watch?t=10&v=-oi1B9fjVs4

Além disso, alguns apps e jogos poderiam se comportar de uma maneira diferente ao serem exibidos em uma tela maior, caso fossem programados para isso. E tem mais! Dá até para usar o seu aparelho como um mouse, usar o telefone enquanto exibe um vídeo na segunda tela sem interferências. Enfim, ele funcionará como um mini-PC de verdade.

httpss://www.youtube.com/watch?t=620&v=FdzbXo38onQ

Joe Belfiore demonstrou a função de uma maneira bem rápida durante a BUILD 2015 e depois vimos um vídeo sobre o assunto e ele afirmou que seria preciso um novo hardware para usar a ferramenta. Isto é, só os novos modelos de Lumias ou outros ainda não anunciados poderão fazer uso do modo Continuum como o descrevemos nos parágrafos anteriores.

Continuum windows 10 smartphones img12

A questão é que no segundo dia de BUILD Gino Sega, gerente de programas da Microsoft, disse que na verdade o Continuum exigiria apenas que o aparelho contasse com suporte a Miracast. Se assim o fosse até o Lumia 630 serviria para esse trabalho, mas, pelo visto não é bem assim.

Gabriel Aul e o Rudy Huyn reafirmaram o que foi dito pelo Joe Belfiore, já que nem todos os processadores possuem suporte a projeção do sistema em duas telas com tamanhos diferentes a esse nível. Sim! Qualquer Lumia com Miracast pode exibir seu conteúdo (espelhar) em um monitor ou TV com Miracast, porém, a imagem que é exibida na segunda tela é sempre restrita ao mesmo tamanho da exibição do telefone. Além disso, tudo que é feito no celular é espelhado da mesma maneira na segunda tela. Já no modo Continuum as duas telas funcionam de forma independente. Controles simultâneos podem ser executados, mas outros individuais também e isso nem todos os modelos suportam.

Já que o Joe demonstrou o modo Continuum durante a BUILD a vivo, quem sabe modelos mais top, como os Lumias 930, Icon e 1520 suportem a função por serem equipados com processadores mais poderosos, porém, nem isso podemos confirmar. Vemos nos vídeos demonstrativos que o usuário não usa nenhuma conexão por fio para duplicar a tela do seu Windows 10, mas durante sua apresentação na BUILD Joe usou um cabo HDMI, e isso poderia explicar alguma coisa.  

Por hora não vamos criar falsas expectativas quanto a isso, pois, seria perfeitamente normal esperar que nem tudo de novo que foi apresentado até agora funcione em todos os modelos. E pela quantidade de informações que temos vindo de pessoas bem confiáveis, o modo Continuum dessa maneira que falamos acima exigirá sim um novo hardware.

Fontes: WMPoweruser, Microsoft e Twitter 1 e