Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O controverso botão/menu Hamburger que tem “invadido” dispositivos com Windows 10 tem sido alvo de muitas críticas e retaliações contra a Microsoft, por muitos acreditarem que eles estão copiando um recurso que se popularizou na plataforma rival, o Android da Google.

menu hamburger windows 10 PCs

Durante a BUILD 2015 em San Francisco, Albert Shum, líder da equipe de design de sistemas operacionais da Microsoft disse: “O menu hamburger é frequentemente utilizado como um elemento de navegação consistente, que é a ‘casa’ para uma aplicação, pois está sempre lá, ajudando você a ir para onde você quer ir. É menos eficaz quando os itens listados não têm uma hierarquia clara, ou quando você precisar acessá-lo frequentemente para realizar uma tarefa. Às vezes a barra de aplicativos, guias, pivôs, ou uma combinação poderia ser melhores controles para o trabalho“.

Albert defendeu o uso do Menu Hamburger por considerar que ele trará mais consistência ao sistema. Além disso, ele seria mais conveniente para ser usado em todas as versões do Windows 10, deixando a UI do S.O. muito mais coesa e semelhante, independentemente do tamanho da tela.

Agora, será mesmo que a Microsoft foi buscar na concorrência a solução para redefinir os padrões de interatividade de seus usuários com o seu sistema operacional? E a resposta é não. O Menu Hamburger foi usado pela Microsoft quando o Android sequer poderia sonhar em existir. Mais precisamente em 1985, no Windows 1.0.1.

windows 101 menu hamburguer android microsoft

Vemos pela imagem acima do Windows 1.0.1 que o Menu Hamburger ocupava mais ou menos o mesmo lugar que ocupa hoje no Windows 10 em todas as suas versões. Além disso, ele também dava acesso rápido a outras funcionalidades do sistema, e mesmo não exercendo a mesma função do atual menu hamburger, tem lá suas semelhanças. Sendo assim, pare de acreditar que a Microsoft está simplesmente copiando a concorrência, eles estão nisso a muito mais tempo do que você pode imaginar.

Fontes: softpedia

Obg ao Mark Wellington pela dica 😉