Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Se você pensava que ainda ia demorar muito para o HoloLens começar a ser usado na prática por profissionais e consumidores, dois médicos brasileiros estão aqui para provar que o futuro já chegou e ele é incrível.

O Dr. Henrique Lampert, cirurgião ortopédico que atua em SC, resolveu inovar em suas cirurgias e comprou por conta própria um HoloLens, tudo no intuito de diminuir o risco de contaminação durante o processo cirúrgico e também para facilitar sua vida. Ele e seu parceiro, o Dr. Bruno Gobatto, estão usando o computador holográfico da Microsoft com Windows 10 para transformar a forma como algumas cirurgias de alta complexidade são realizadas atualmente.

“Eu e o Dr. Bruno Gobatto já utilizávamos tomografias para renderizarmos os scans em modelos tridimensionais, que eram, em seguida, impressos utilizando uma impressora 3D. Em pouco tempo vimos que isso não estava sendo viável, pois às vezes o objeto que precisávamos imprimir era maior do que o suportado pela impressora ou demorava horas e horas para fazer um único modelo. Foi então que tive a ideia de comprar um Hololens. Agora, podemos visualizar os mesmos scans, mas em forma de hologramas e durante a cirurgia, podendo saber exatamente onde colocar os parafusos, por exemplo.”, disse o Dr. Henrique Lampert em entrevista ao TecMundo.

O vídeo abaixo mostra exatamente como o eles usam o equipamento (imagens reais que podem ser fortes demais para algumas pessoas, sendo assim, recomendamos cautela).

O título do vídeo resume bem o que estamos vendo aqui, que é a chamada realidade mista, que é composta por tudo que vemos ao nosso redor com nossos olhos juntamente com os hologramas criados pelo HoloLens.

O médico reforça que ele não está usando um aplicativo específico para fazer as cirurgias, mas sim, um banco de imagens em 3D criadas previamente. A ideia, por enquanto, é usar o HoloLens apenas para “abrir” as imagens e interagir com elas, seja usando os comandos voz, seja movendo a cabeça como já vimos antes. Essa visualização o ajuda a saber exatamente onde colocar os parafusos cirúrgicos. Antes ele precisava consultar papéis impressos ou modelos impressos em 3D. Quem sabe no futuro algum desenvolvedor crie algo ainda mais completo.

Fonte: Tecmundo