Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Os smartphones Pixel nunca foram afetados por esse problema de permissão.

Levante a mão se você viu o pop-up irritante na imagem principal que pede para você dar permissão ao Google Fotos para excluir um arquivo. Se você está executando o Android 11 em um telefone que não é um Google Pixel (ou seja, a grande maioria dos telefones por aí), é provável que você tenha visto esse pop-up. Muito. Na verdade, você verá esse pop-up toda vez que tentar excluir uma foto no aplicativo Google Fotos. Felizmente, backups de captura de tela indesejados não são o único problema que o Android 12 pode resolver para os usuários do Google Fotos. A nova documentação do desenvolvedor sugere que o próximo lançamento do sistema operacional permitirá que aplicativos de galeria, como o Fotos, modifiquem arquivos sem a necessidade de alertar constantemente o usuário.

O novo menu de emoji no Google Messages facilita o acesso a gifs e adesivos!

O motivo pelo qual o Google Fotos (e outros aplicativos de galeria) no Android 11 pede aos usuários permissão para excluir um arquivo é complexo, mas basicamente se resume ao fato de que eles não são o aplicativo de galeria do sistema. Bem, isso não é verdade para smartphones Pixel em que o aplicativo Fotos é o aplicativo da galeria do sistema, e é por isso que os usuários do Pixel nunca veem esse pop-up. Mas na maioria dos dispositivos Samsung, Xiaomi, OnePlus, ASUS e outros, o Google Fotos não é (e não pode ser definido como) o aplicativo de galeria do sistema. Felizmente, isso não é mais necessário no Android 12.

Juntamente com o lançamento do primeiro Android 12 Beta no Google I / O 2021, o Google atualizou sua página de “visão geral dos recursos e APIs” com uma seção sobre “acesso ao gerenciamento de mídia”. De acordo com o Google, um aplicativo voltado para a API de nível 31 (Android 12) pode solicitar que os usuários concedam permissão para modificar arquivos, mover arquivos para dentro e para fora da lixeira ou excluir arquivos sem a necessidade de solicitar ao usuário cada operação de arquivo. Depois que um aplicativo é atualizado para o Android 12, tudo o que ele precisa fazer para aproveitar as vantagens dessa nova funcionalidade é declarar três permissões (MANAGE_MEDIA, READ_EXTERNAL_STORAGE e ACCESS_MEDIA_LOCATION), mostrar uma IU ao usuário que explica por que o aplicativo precisa de gerenciamento de mídia acessar e direcionar o usuário para a nova tela “aplicativos de gerenciamento de mídia” no Android 12 para conceder permissão.

O Google Fotos não precisará pedir permissão para excluir arquivos no Android 12

Parece simples, certo? Como esta é uma API totalmente nova, a maioria dos aplicativos de galeria ainda não foi atualizada para tirar proveito dela. Sim, isso significa que o aplicativo Google Fotos também precisará ser atualizado para usá-lo. No momento, poucos usuários estão executando o Android 12 beta, e a maioria deles provavelmente está em telefones Pixel onde não há nenhum problema, então provavelmente não há muita pressão para o Google atualizar o aplicativo Fotos imediatamente. Felizmente, eles lançam uma atualização antes que o Android 12 comece a ser lançado para o primeiro lote de telefones não Pixel em alguns meses.

Fonte: xda-developers

O que você achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. Clique em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!