Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Em maio de 2020, a Microsoft lançou sua atualização significativa mais recente para o Windows 10. Como um efeito colateral infeliz da atualização do Windows 10 de maio de 2020, alguns usuários relataram problemas notáveis ??com o navegador Google Chrome.

O Microsoft Edge 86 oferece atualizações em PDF, opções de download e muito mais

Após uma atualização para a versão de maio de 2020 do Windows 10, alguns usuários do Reddit e dos Fóruns de Ajuda do Google notaram que o navegador parou de sincronizar e volta ao estado desconectado após a reinicialização. Isso não afeta os favoritos, mas afetaria os dados que você faz backup em sua conta do Google para sincronizar com smartphones ou outros computadores.

Além disso, e talvez o mais irritante, esse problema também está excluindo cookies da máquina. Dessa forma, os sites tratam o navegador Chrome como uma nova instalação, pedindo aos usuários que façam login sempre que reinicializarem a máquina.

Conforme apontado por TechDows, o Google na verdade está ciente desses problemas com o Chrome desde antes do lançamento da atualização do Windows 10 de maio. Além disso, um relatório de bug do Chromium de abril detalha o conhecimento do Google sobre o problema e, dois meses depois, a empresa ainda está investigando o problema.

Google Chrome: Atualização 12/10

Quase quatro meses depois de termos relatado pela primeira vez sobre esse problema, ele ainda está acontecendo. Alguns usuários ainda estão encontrando problemas nas versões mais recentes do Windows enquanto usam o Chrome e parece que o Google e a Microsoft não têm uma solução clara à vista.

No entanto, felizmente, apareceu uma nova solução alternativa que parece corrigir o problema, além de revelar sua fonte potencial. Desenterrado por TechDows, um usuário comentou em um tópico do Chromium para apontar que uma tarefa “S4U” no Agendador de Tarefas do Windows parece fazer com que o Chrome descarte senhas e outros dados. A Microsoft explica o que é uma tarefa “S4U” em mais detalhes aqui, mas, resumindo, ela permite que o computador execute tarefas como uma conta do sistema local. O usuário explica:

Isso ocorre porque o RPC que o UBPM usa para criar o token S4U às vezes pode excluir suas credenciais salvas no lsass. Entre outras coisas, suas credenciais salvas (ou melhor, o hash delas) são usadas para gerar sua chave de criptografia de usuário DPAPI e, quando são excluídas, lsass apenas usa o hash da string vazia (!!).

Francamente, isso está além da minha cabeça, mas outros usuários no tópico relatam que desativar essas tarefas S4U corrige o problema. Notavelmente, pelo menos um engenheiro da Microsoft respondeu ao comentário para dizer que está procurando essa solução. Para experimentar por si mesmo, abra uma janela do PowerShell como administrador e cole o comando abaixo. Em seguida, exclua todas as tarefas que ele lista do Agendador de tarefas.

Get-ScheduledTask | foreach {If (([xml] (Export-ScheduledTask -TaskName $ . TaskName -TaskPath $ . TaskPath)). GetElementsByTagName (“LogonType”). ‘# text’ -eq “S4U”) {$ _. TaskName} }

Se você está sendo afetado por esse problema frustrante, experimente!

Fonte: 9to5Google

Gostou?

Conseguiu consertar os bugs do Google Chrome? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar no botão “Canal do Telegram” no topo direito da página.