Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O quadro geral: o Google parece preparado para competir diretamente com a Amazon, Apple e Roku com um novo Chromecast Ultra. Isso também pode trazer mudanças drásticas na forma como a Android TV é apresentada. Além disso, coloca o Google em concorrência com os fornecedores de hardware necessários para aumentar o alcance da Android TV no mercado.

Embora não seja tão predominante quanto os dispositivos Roku, Apple TV ou Amazon Fire, a Android TV continua sendo uma experiência televisiva competente e capaz. Dito isto, a próxima inclusão do Google na sala de estar provavelmente terá a marca Nest. Para mais, de acordo com um relatório da Protocol, também contará com uma nova experiência do usuário.

Experiência da Android TV

Essa nova experiência na Android TV colocaria mais foco em conteúdos como programas de TV e filmes, em vez de aplicativos. Essa é uma grande mudança na aparência atual da Android TV e mais alinhada com o funcionamento da Fire TV.

Isso se encaixa perfeitamente com um relatório do 9to5Google que detalha como o Google planeja lançar um novo Chromecast Ultra com um controle remoto. O relatório do protocolo corrobora isso, descrevendo alguns dos recursos:

“Os usuários poderão instalar aplicativos para serviços de streaming como Netflix e Disney+ na Play Store do Google, e o dispositivo será integrado ao Assistente do Google para controle de voz. Como outros dispositivos Android TV, ele permitirá que os usuários transmitam conteúdo, e é esperado que haja apoio ao serviço de jogos em nuvem Stadia do Google.

O Google comercializará o dispositivo sob uma marca distinta, separando-o de dispositivos de streaming de terceiros baseados na Android TV, de acordo com duas fontes com conhecimento dos planos da empresa. A empresa está considerando usar sua marca Nest para esse fim, de acordo com uma dessas pessoas, o que estaria de acordo com os recentes esforços do Google para transformar Nest em uma marca guarda-chuva por seus esforços inteligentes em hardware doméstico e de entretenimento.”

Outras Smart TVs e o Google

A adição do suporte Stadia não é surpreendente dada a dificuldade do Google, mas conflitiva com uma parceira muito importante da Android TV, a Nvidia. A empresa lançou as caixas de transmissão da Shield TV atualizadas em outubro passado. Elas também incluem a capacidade de usar o GeForce Now, um concorrente da Stadia.

A conversão do novo Chromecast Ultra em um concorrente contra Roku, Amazon e Apple também coloca o Google em disputa com as smart TVs da OEMs, que usam o Android como o sistema operacional de suas televisões. Para complicar ainda mais, o Google firmou acordos de licenciamento com essas OEMs para impedir que elas usem versões bifurcadas do Android, como a Amazon Fire TV. Aparentemente, o Google está tentando aliviar as preocupações do fabricante, reduzindo os requisitos de hardware para executar a Android TV. Isso significa que as OEMs Smart TVs podem construir seus dispositivos por menos e recuperar algumas margens de lucro.

O protocolo diz que o Google está conversando com os principais provedores de streaming sobre o suporte à próxima versão da Android TV. No entanto, o foco no conteúdo, e não nos aplicativos, pode levar o Google a priorizar seus próprios serviços, o YouTube e o YouTube TV, em detrimento dos serviços concorrentes de streaming. Tanto a Apple quanto a Amazon já destacam seu conteúdo na Apple TV e Fire TV, respectivamente.

Fonte: Techspot

Quais as suas expectativas para a Android TV? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar na imagem azul que está abaixo