Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Muito duvidaram que esse dia chegaria… os apelidos forma inúmeros: Patente Phone, Surface Mítico, enfim, eis que chegou o dia da Microsoft revelar ao mundo o resultado de anos de pesquisa. A gigante de Redmond anunciou sua volta ao mercado de smartphone com o Surface Duo, que vai muito além de um simples smartphone (você verá) e ainda revelou um dispositivo futurístico chamado Surface Neo com Windows. É o futuro da mobilidade em suas mãos e em duas telas

Surface Duo

surface duo

Surface Duo

Surface Duo

Surface Duo

Estamos falando de um dispositivo que hora funciona como um pequeno laptop, hora como smartphone, hora com um table. É um 3 em 1. Ele rodará um tipo de versão customizada do Android com total acesso a Play Store e serviços By Google, até porque Panos Panay deixou claro que esse aparelho foi desenvolvido em parceria com o Google.

Ele possui duas telas de 5,6 polegadas cada, unidas por uma dobradiça especial que permiti girar as telas em 360 graus, tal como víamos em patentes diversas.

Cada tela também pode executar dois aplicativos diferentes ao mesmo tempo, ou o Duo pode ser transformado em modo paisagem, permitindo que a segunda tela seja usada como teclado ou controlador de jogos. A versão do Android oferecida aqui também parece bastante semelhante à do sistema operacional Windows 10X que o Surface Neo maior executa. Falaremos dele a seguir.

De acordo com a Wired, o Surface Duo é equipado com um processador Snapdragon 855, mas os elementos do design ainda não foram finalizados – como se ele contaria com uma câmera traseira.

E embora o diretor de produtos da Microsoft, Panos Panay, parecesse relutante em chamar o Surface Duo de “telefone” no palco, o anúncio é importante para a Microsoft, marcando o retorno da empresa ao mercado de smartphone. Só para relembrar, o último aparelho da empresa chamado por eles de smartphone foi lançado em 2015, que foi o Lumia 950 e o 950XL, ambos ainda rodando o Windows 10 Mobile ARM32, praticamente já descontinuado pela empresa.

Ainda temos muito o que descobrir sobre esse aparelho. Enquanto isso, assista ao trecho de seu lançamento no evento que acabou agora pouco.

Surface Neo

surface neo

Apresentado como um híbrido ultra inovador, o Neo roda o inédito Windows 10X, que seria uma versão do Windows 10 preparada para gerenciar dispositivo com telas duplas, ou seja, já estamos olhando para uma build do Windows Core OS.

Resultado de imagem para surface neo

O Neo é poderoso, bonito, rápido, elegante, prático e incrivelmente inovador. Chega de mais megapixels em câmeras, chega de mais lentes, bordas infinitas, enfim, mais do mesmo, agora temos algo realmente fantástico e que pode sim ajudar as pessoas a serem mais produtivas.

“Vemos pessoas usando laptops. Vemos pessoas usando tablets. Vimos uma oportunidade na Microsoft e com nossos parceiros de preencher algumas lacunas nessas experiências e oferecer algo novo ”, explica Joe Belfiore, chefe de experiências do Windows, em entrevista ao The Verge.

Da mesma forma que o Duo, ele possui duas telas unidas por uma dobradiça especial que permite um giro de até 360 graus. A diferença é que cada uma tem 9 polegadas. O S.O. é diferente também, então, não se esqueça que o Neo roda Windows e o Duo roda Android.

O cérebro desse incrível aparelho é um Intel Lakefield, que é uma nova série da Intel customizada para dispositivo dotados de duas telas, tanto que Dell, HP, Lenovo e Asus também estão trabalhando em dispositivos de tela dupla ou dobrável que também executam o Windows 10X e que também usarão esse chip, portanto, esse não é apenas um esforço da Microsoft e do Surface, mas sim, de todo o mercado.

“Acreditamos que esses novos dispositivos de tela dupla podem ajudar nossos clientes a preencher a lacuna entre consumo e produtividade”, diz Joe Belfiore. “Esses dispositivos vão além de um laptop e tablet convencionais porque suportam algumas novas posturas interessantes”.

Junto com esses dispositivo chega ao mercado a Surface Slim Pen, a caneta digital da Microsoft. Dotada de maior precisão e menor latência que suas antecessoras, ela transformará seu Surface Neo em algo ainda mais incrível… uma tela criativa.

Além da caneta, o Surface Neo contará com um acessório incrível, que é uma type cover desenhada exclusivamente para ele que funcionará como um “coringa” para produtividade. O teclado Bluetooth exclusivo pode ser usado em separado, fazendo com que seja possível aproveitar as duas telas do Neo, ou em parceria com o dispositivo. Ele se une ao Neo por meio de um fecho magnético e é automaticamente reconhecido pelo dispositivo e seu S.O. Acoplado ao Neo essa type cover por ser ajustada de modo que esta gera vários modos de uso. Veja a seguir:

Windows 10X

windows 10x

Para abrigar todas essas funcionalidades a Microsoft precisou repensar seu software e assim ela o fez. Daí nasceu o Windows 10X, que acreditamos ser parte integrando do Windows Core OS, que nada mais é do que uma releitura do própria Windows de modo que este seja muito mais modular e adaptativo.

Você poderá usar os dispositivos com Windows 10X de várias maneiras:

  • Anotações: esse modo permite que você tenha um aplicativo de tela cheia em cada tela, onde um pode ser um navegador na parte superior que mostra algum conteúdo de vídeo e o outro pode ser um aplicativo de anotações que um aluno está usando em sala de aula. Uma caneta pode ser usada para fazer anotações ou até mesmo um teclado de hardware separado.
  • Apresentação em dispositivos móveis: coloca o conteúdo como um deck do PowerPoint na parte externa do dispositivo, enquanto você pode ler as anotações por dentro e controlá-lo com um teclado.
  • Multifuncional portátil: coloca o dispositivo de tela dupla em um modo de livro, onde pode ficar em uma superfície plana, e você usa um teclado destacável para trabalhar. É semelhante a como você pode usar uma configuração de monitor duplo em casa.
  • Leitura: Esse modo envolve o uso do dispositivo como um livro com uma ou duas mãos e a capacidade de usar uma caneta para fazer anotações leves.
  • Laptop: você poderá usar um teclado de software ou hardware em uma tela, com o conteúdo típico na tela principal na parte superior.
  • Jogos: você pode usar uma das telas para visualizar seu game enquanto a outra metade do aparelho funcionará como um joytick virtual

Agora, imagine as possibilidades desses aparelhos… a produtividade, jogos mobile, aplicativos multitarefas, consumo de mídia, nunca mais serão os mesmos. Panay fez um grande convite para desenvolvedores “mergulharem” nessas possibilidade e criarem coisas incríveis para ambos os modelos.

Vale lembrar que ambos só estarão disponíveis no mercado no natal de 2020. Até lá a Microsoft concluirá os ajustes necessários no Windows e também ajustará o processo produtivo dessas inovações incríveis.