Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Seguindo as atualizações do Instagram e do Messenger que proporcionaram comunicação entre aplicativos e outros recursos, o Facebook anunciou hoje que sua API do Messenger também foi atualizada para permitir que as empresas gerenciem suas comunicações no Instagram, além do Messenger.

5 maneiras de o Facebook invadir sua privacidade (e como impedi-la)

Até hoje, as empresas só podiam responder às perguntas dos clientes por meio do aplicativo Instagram e da caixa de entrada comercial unificada do Facebook. Isso pode funcionar para algumas empresas menores, mas para marcas maiores com um alto volume de mensagens, pode ser difícil ser eficiente dessa forma.

A atualização significa que as empresas também poderão integrar as mensagens do Instagram aos aplicativos e fluxos de trabalho. Isso porque já usam internamente para gerenciar suas conversas no Facebook. Especificamente, eles serão capazes de usar rich media – como fotos, links de URL e muito mais – e trabalhar com desenvolvedores para integrar a API com seus produtos e bancos de dados de clientes para fornecer a mesma experiência no Instagram que fazem hoje no Messenger.

Por exemplo, uma empresa com integração de sistema CRM seria capaz de visualizar as informações de fidelidade do cliente. Além disso, seria capaz de levar isso em consideração quando eles responderem.

As empresas que usam a API também podem gerenciar sua presença no Instagram, incluindo seu perfil, lojas e histórias, diz o Facebook.

O Facebook apresenta uma nova API do Messenger com suporte para Instagram
O Facebook apresenta uma nova API do Messenger com suporte para Instagram – Foto: Reprodução/TechCrunch

API do Messenger

A mudança ocorre em um momento em que o Instagram está promovendo as compras como uma atividade central no Instagram, e segue o lançamento das lojas do Instagram e mudanças visuais no aplicativo para destacar recursos de compras.

De acordo com o Facebook, as conversas diárias entre pessoas e empresas no Messenger e Instagram juntas cresceram mais de 40% no último ano.

Com o lançamento da nova API, o Facebook também está introduzindo novos recursos no Instagram que permitirão às empresas responder imediatamente a perguntas comuns usando automação, enquanto ainda oferece a conexão de clientes para suporte ao vivo, se necessário. Um teste alfa com o parceiro Clarabridge sobre esse recurso indicou que as marcas dos clientes melhoraram as taxas de resposta no Instagram em até 55% gerenciando DMs por meio de sua plataforma.

A API atualizada do Messenger está sendo lançada em testes beta com empresas como Adidas, Amaro, Glossier, H&M, MagazineLuiza, Michael Kors, Nars, Sephora e TechStyle Fashion Group, entre outras marcas de consumo. A versão beta também está aberta a um número limitado de parceiros desenvolvedores. Hoje, outras empresas e desenvolvedores podem entrar em uma lista de espera para solicitar acesso à API pós-beta.

A comunicação entre aplicativos, uma parte importante da atualização recente do Instagram e do Messenger, não está disponível na API no lançamento, no entanto. Por enquanto, as mensagens aparecerão na guia Messenger ou Instagram de uma marca, dependendo de onde seus clientes estão enviando mensagens. No entanto, o Facebook confirmou que planeja “eventualmente” levar a comunicação entre aplicativos para empresas e desenvolvedores em uma atualização posterior.

Fonte: TechCrunch

Gostou?

O que achou da nova API do Messenger? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar no botão “Canal do Telegram” no topo direito da página.