Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O chefe de segurança da TikTok diz em novos documentos judiciais que o Departamento de Comércio dos Estados Unidos descaracterizou a forma como o aplicativo armazena e protege os dados do usuário. Isso enquanto a empresa renova seu pedido de liminar contra a proibição iminente do governo Trump. Ou seja, seus servidores já estão separados do ByteDance.

Como salvar stories do Instagram: confira o tutorial!

Servidores do TikTok já estão separados do ByteDance

Roland Cloutier, diretor de segurança global da TikTok, disse em um novo processo judicial, antes de uma audiência no Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito de Columbia, que o Departamento de Comércio fez várias afirmações incorretas sobre as políticas e práticas de segurança de dados da empresa.

Cloutier diz que um memorando de setembro do Departamento de Comércio descrevendo preocupações específicas com o aplicativo é impreciso. Isso ao afirmar que o TikTok não é separado da versão chinesa do aplicativo – chamado Douyin – ou dos sistemas da empresa controladora ByteDance. Além disso, que “funcionalidade incluindo armazenamento, gerenciamento interno, e algoritmos ainda são parcialmente compartilhados entre outros produtos ByteDance.”

Ele diz que a pilha de software que compreende o TikTok é “totalmente separada” da pilha de software Douyin. Ou seja, o que significa que o código-fonte de cada aplicativo e os dados do usuário são mantidos separadamente.

O governo também descaracterizou a forma como o TikTok armazena os dados dos usuários dos EUA, diz Cloutier. Além disso, o memorando comercial afirma que a TikTok aluga servidores da Alibaba Cloud em Cingapura e da China Unicom Americas (CUA) nos Estados Unidos, o que constitui “riscos significativos”.

Cloutier diz que CUA fornece espaço de data center – o prédio e a eletricidade – para TikTok, mas não fornece servidores. A ByteDance possui e opera todos os servidores armazenados nas instalações do CUA, afirma Cloutier, e os servidores estão trancados em uma gaiola nas instalações.

Quando a TikTok aluga espaço de servidor de outras empresas, acrescenta Cloutier, isso não significa que a empresa tenha acesso às informações proprietárias da TikTok. Os dados do usuário são criptografados no armazenamento e fragmentados, o que significa que são divididos em várias partes em vários servidores, disse ele.

Outros detalhes

Além disso, diz Cloutier, o código-fonte obsoleto com endereços IP chineses foi eliminado das versões legadas do aplicativo TikTok. Ele diz que um bug que acessava o conteúdo da área de transferência dos usuários do TikTok também foi removido, junto com um programa anti-spam que acessava os dados da área de transferência.

E Cloutier diz que, se perguntado, a TikTok não atenderia a uma solicitação de dados de usuário do governo chinês, outra preocupação do departamento de comércio.

Em agosto, o presidente Donald Trump emitiu uma ordem dizendo que as preocupações com a segurança do TikTok e do WeChat, ambos aplicativos baseados na China, constituíam uma emergência nacional. Ele invocou a Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA), que o permite proibir transações entre entidades americanas e estrangeiras. O presidente então emitiu uma ordem em 14 de agosto dando à TikTok a controladora ByteDance 90 dias para vender ou cindir seus negócios da TikTok nos Estados Unidos. Esse pedido está definido para entrar em vigor em 12 de novembro e interromperia efetivamente as operações do aplicativo.

Em 18 de setembro, o Departamento de Comércio emitiu uma ordem para bloquear transações com ByteDance e WeChat, a partir de 20 de setembro. Mas em 19 de setembro, um acordo provisório foi anunciado para criar uma nova empresa, a TikTok Global, com sede nos EUA, que processaria e armazenaria dados para todos os usuários TikTok sediados nos EUA. A Oracle se tornaria o parceiro de segurança confiável da TikTok de acordo com os termos do acordo.

Últimos passos

O secretário de Comércio, Wilbur Ross, adiou a proibição até 27 de setembro, mas o juiz distrital dos Estados Unidos Carl Nichols emitiu uma liminar preliminar em 27 de setembro bloqueando a proibição.

Por fim, uma audiência sobre o recurso do Departamento de Justiça da liminar está marcada para 4 de novembro.

Fonte: TheVerge

O que você achou dos servidores do TikTok estarem separados do ByteDance? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar no botão “Canal do Telegram” no topo direito da página.